O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
O levantamento mostra ainda que o número de redes chegou a 3.311, crescimento de 7,6% em relação a 2022; e o número de empregos diretos gerados atingiu 1,7 milhão, um aumento de 7,1% em comparação ao ano anterior. Já o número de operações de franquias totalizou 195,8 mil, 7,8% superior a 2022.
A taxa média de abertura de novas operações alcançou 17,3% no ano passado, ante 14,9% em 2022; já a taxa média de operações que fecharam foi 5,9%, no ano anterior foi 6%, resultando num saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022.
As projeções da Associação Brasileira de Franchising para o setor este ano são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%; das redes, em 5%; e uma alta de 5,5% no número de empregos diretos gerados.
Nassim Katri, fundador da rede Pinta Mundi Tintas, empresa franqueadora que há mais de 30 anos iniciou suas operações em São Paulo e que hoje, possui mais de 70 lojas em 9 Estados e mais de 30 cidades, comemora os dados: ‘’nosso setor cresce de modo empolgante e impulsiona a economia do país, gerando cada vez mais empregos. Na Pinta Mundi, em 2019, tínhamos 25 funcionários. Hoje, são 250, ou seja, dez vezes mais. A previsão para o final de 2025 é que o quadro chegue a 400 funcionários’’, completa o empresário.
PINTA MUNDI
A Pinta Mundi Tintas é uma empresa franqueadora que há mais de 30 anos iniciou suas operações em São Paulo. Hoje, possui mais de 70 lojas em 9 Estados e mais de 30 cidades. A rede de tintas atua não só na renovação e manutenção das casas, como na decoração, usando as cores para melhorar a qualidade de vida dos seus clientes. São mais de 6 mil cores personalizadas com uma consultoria especializada. A empresa conta com a parceria dos maiores fabricantes de tintas do país como a Suvinil, Sherwin Williams e Coral, além de acessórios com Condor, Atlas e Tigre.