A Clavis, referência na América Latina em operações de segurança da informação, cibersegurança e proteção de dados, teve renovado seu credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED). O certificado é concedido pelo Ministério da Defesa (MD) às empresas que detêm tecnologia e conhecimento nos mais elevados patamares exigidos para manutenção da soberania nacional. Fundada há 20 anos, a Clavis é uma das poucas fabricantes de plataforma de cibersegurança a contar com este selo.
A renovação pelo período de dois anos acontece após auditoria promovida pelo Ministério da Defesa nas instalações da Clavis, no Rio de Janeiro, em setembro último. Durante a visita, foram apresentadas informações institucionais e detalhes sobre os produtos da empresa, além de uma visita guiada às áreas administrativas e operacionais.
O diretor de Negócios da Clavis, Raphael Machado, relatou o atual cenário da empresa durante sua apresentação institucional. Ele destacou a carteira de clientes e descreveu como os Produtos Estratégicos de Defesa Octopus, BART e SADI, integram-se em uma plataforma abrangente de cibersegurança. Machado detalhou ainda os selos e certificações obtidos pela Clavis, que reforçam a qualidade técnica, as inovações e a gestão de pessoas na empresa, revelando o seu compromisso com a excelência.
A base técnica para o reconhecimento da Clavis como EED foram os métodos e as ferramentas que a empresa mantém na área de ataques distribuídos de negação de serviço. Os sistemas Clavis SIEM e Gerenciamento de Vulnerabilidades foram reconhecidos pelo MD como Produtos Estratégicos de Defesa. A decisão foi publicada no Guia de Empresas e Produtos de Defesa de 2021. Isso significa que as duas aplicações são reconhecidas como ferramentas importantes para as atividades finalísticas de defesa.
A Clavis conta com uma série de benefícios e incentivos em processos de compras públicas, os quais, pela Lei 12.598/2012, devem priorizar a aquisição de Produtos de Defesa produzidos por Empresas de Defesa. Este mês, foi lançada a Plataforma de Segurança Clavis, que unifica as operações de cibersegurança, permitindo que as equipes coordenem, automatizem e respondam a incidentes de forma mais eficiente e proativa. Ela atua como um centro de comando, unificando o gerenciamento de segurança e simplificando os fluxos de trabalho.
Trata-se de uma proposta simples e, ao mesmo tempo, disruptiva: otimizar o tempo dos especialistas em cibersegurança, que não mais precisam buscar informações em múltiplas ferramentas e lidar com diferentes fornecedores. E mais do que isso: por centralizar informações críticas que costumam estar dispersas em diversas ferramentas, a nova plataforma de segurança permite realizar novas correlações que trazem insights para uma efetiva prevenção de incidentes. Com o lançamento, a meta é dobrar o número de clientes nos próximos 12 meses.
Ao integrar diferentes visões de cibersegurança, a Clavis antecipa um movimento de consolidação no mercado. “Quem acompanha o mercado percebe um movimento de fusões e aquisições de empresas, que formam conglomerados em busca do conceito de one stop shop em cibersegurança. A Clavis leva esse conceito a um novo patamar, permitindo uma operação ágil e a integração das inteligências geradas por diferentes ferramentas de segurança”, diz Victor Santos, CEO da empresa.