Na última terça-feira (13), a quarta edição do Rio Innovation Week, evento que une tecnologia, inovação, sustentabilidade e inclusão, foi palco do painel “Formação em Games para Transformação Social”, com o objetivo de debater a importância dos jogos digitais e seu impacto na sociedade. A mesa foi mediada Aline Almeida, gerente de responsabilidade social do Instituto Oi Futuro e contou com a participação do presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), Márcio Filho; da vice-presidente da Abragames, Carolina Caravana Laubisch; e do designer de jogos, consultor do CESAR School e professor do Programa NAVE, Igor Moreno.
O debate ressaltou a necessidade de investir em formação profissional para o mercado de games, com foco na interseção entre empregabilidade e impacto social, destacando o Programa NAVE como um case de sucesso em inclusão digital e diversidade na educação técnica. O painel também abordou como o Marco Legal dos Games pode impulsionar a educação inclusiva no setor.
Para Márcio Filho, “o entendimento de que os games são uma ferramenta de transformação social foi uma das bases da construção do Marco Legal. Quando nos preocupamos em inserir o capítulo de proteção a crianças e adolescentes, em gerar obrigações ao Estado no processo de formação de mão de obra especializada e em garantir a transversalidade da aplicação da ferramenta, estávamos fincando as bases para permitir que novas camadas da sociedade pudessem acessar um ambiente para multiplicar oportunidades. Investir em formação, com escolas e atividades voltadas para o setor produtivo de games, é acompanhar um cenário global que só cresce, garantindo a esses jovens emprego e renda no futuro.”
Segundo a Pesquisa Game Brasil 2023, cerca de 70% dos brasileiros têm o hábito de se divertir com jogos eletrônicos, número em crescimento quando comparado aos anos anteriores: 2020 (57,1%), 2021 (68%), 2022 (76,5%). De acordo com a consultoria Newzoo (2023), o Brasil ocupa a décima posição no mercado global de games, com mais de 100 milhões de jogadores que desembolsaram 2,7 bilhões de dólares em 2022. A previsão é que os gamers brasileiros gastem cerca de 3,5 bilhões de dólares até 2025, com uma taxa de crescimento médio anual de 10% desde 2020.
Sobre o cenário fluminense, Márcio destacou: “O Rio de Janeiro desponta como uma das grandes metrópoles que movimentam a produção e a economia gamer. O município do Rio de Janeiro concentra cerca de 80% dos estúdios de jogos do estado, totalizando mais de 70 estúdios e movimentando mais de R$ 100 milhões por ano. O crescimento do setor no RJ foi de quase 70% de 2022 para 2023, segundo dados da pesquisa da indústria promovida pela Associação.”
A Rio Innovation Week acontece até o dia 16/08, com uma programação voltada para o setor de tecnologia e diversos especialistas convidados. Confira a programação em: www.rioinnovationweek.com.br