A Grano Alimentos, maior produtora e comercializadora de vegetais congelados do Brasil, alcançou uma tonelada de materiais reciclados em 2022. Em parceria com a Eureciclo, uma das principais empresas de logística reversa do país, a Grano reciclou cerca de 22% de todo o material de embalagens de produtos produzidos em sua fábrica para abastecimento do território nacional.
Responsável pelo cumprimento dos compromissos da agenda de ESG, Michele Lopes, Diretora de Sustentabilidade da Grano, destaca a importância desse resultado. “A Grano Alimentos sempre pensou a sustentabilidade como um pilar estratégico para o desenvolvimento de seu negócio. Ao longo dos últimos anos, temos adotado diversas iniciativas visando mitigar possíveis impactos ao meio ambiente. E a parceria com a Eureciclo se insere nesse contexto de avanço de nossos objetivos quanto às pautas socioambientais”, afirma.
“Tornamos a decisão de investir na cadeia de reciclagem para mitigar impactos ao meio ambiente e incentivar a economia circular através de cooperativas de catadores e reciclagem no país”, continua.
Além de produzir para marcas próprias, a Grano produz também para outras empresas Seara e Copacol. Toda a produção é escoada por meio de um sistema estruturado, que permite que ela chegue a todas as partes do país.
Nascimento destaca que a capilaridade da Grano é enorme, uma vez que a empresa representa quase 50% do mercado de vegetais congelados. Por isso, estamos sempre investindo em ações e projetos voltados à sustentabilidade”, afirma. “Dessa forma, alcançar esse resultado é muito satisfatório para nós e reflete nosso compromisso contínuo em reduzir nosso impacto ambiental e promover a economia circular. Para os próximos anos, nossa expectativa é seguir avançando gradativamente na reciclagem das embalagens de nossos produtos e atingir 100% da reciclagem de toda a embalagem oriunda da nossa produção” afirma.
Outras práticas sustentáveis
A reciclagem de materiais em parceria com a Eureciclo soma-se a outras ações realizadas pela empresa visando garantir a adoção de práticas sustentáveis durante todas as etapas e em toda a cadeia de produção. É o caso, por exemplo, do monitoramento da procedência da matéria-prima utilizada na fabricação das embalagens que a Grano realiza com seus fornecedores, visando garantir que não haja desmatamento ou extração de quaisquer recursos naturais de forma irregular para fabricação das embalagens.
Para quem presta serviços à companhia, é necessário passar por uma triagem socioambiental antes de serem devidamente contratados para realização das suas atividades na Grano. Já com os agricultores parceiros, a Grano realiza monitoramento das áreas de plantio, a fim de assegurar que não haja intervenções que agridam ao meio ambiente como, por exemplo, o desmatamento e o descarte incorreto de embalagens de defensivos agrícolas.
“Nós acreditamos firmemente que as empresas têm uma responsabilidade significativa na preservação do meio ambiente e no bem-estar das comunidades onde atuam. A sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade corporativa, é uma necessidade urgente para a sobrevivência do nosso planeta”, afirma Lopes. “Como um dos grandes players do setor alimentício, temos a responsabilidade de agir como agentes de mudança, implementando práticas sustentáveis que inspirem outras empresas e a sociedade em geral. Ainda há muito a avançar, mas estamos empenhados em tornar nossos processos cada vez mais sustentáveis”, conclui.