O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, também presidente do Conselho do SINDEPAT, foi destaque nesta terça-feira (19) na IAAPA Expo 2024, o maior evento global do setor de atrações turísticas, realizado pela Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações (IAAPA). Com o tema “The Strength and Competitiveness of Attractions through Diversity” (A força e a competitividade das atrações por meio da diversidade), a apresentação de Morbis trouxe à tona o compromisso do Grupo Cataratas com a sustentabilidade, diversidade, equidade e a inclusão como pilares de sua estratégia de ESG.
Durante sua participação, o CEO do Grupo Cataratas compartilhou cases de sucesso da empresa, incluindo o programa interno Plurais, que promove iniciativas voltadas à diversidade em 13 grupos específicos, como mulheres, pessoas pretas e pardas, indígenas, LGBTQIA+, e refugiados.
“Entendemos que refletir a pluralidade de nossos visitantes em nosso quadro de colaboradores vai além de ser uma questão de justiça social, se tornando uma vantagem competitiva no mercado global de turismo”, afirmou.
Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se programas de aceleração de carreira e ações afirmativas para grupos sub-representados. Em números, o Grupo foi reconhecido como a empresa mais diversa do turismo brasileiro, segundo o Instituto Ethos, e anunciou na feira que a companhia conquistou o quadro de 57% de mulheres em cargos de diretoria – um marco em um setor tradicionalmente masculino.
Além disso, Morbis explorou como o turismo sustentável e regenerativo se conectam às práticas inclusivas. “A inclusão não é apenas um benefício social, mas uma força motriz para decisões mais acertadas e uma experiência mais autêntica para os visitantes. A sustentabilidade só é possível quando todas as vozes são ouvidas”, explicou, citando dados da McKinsey, que mostram que empresas diversas têm até 15% mais chances de superar seus concorrentes financeiramente.
Com a apresentação de Pablo Morbis, o Grupo Cataratas, que administra atrações como o Cataratas do Iguaçu, Paineiras Corcovado (um dos principais acessos ao Cristo Redentor), AquaRio, BioParque do Rio, EcoNoronha e Marco das Três Fronteiras, reforçou sua posição como líder em inovação e práticas inclusivas no turismo brasileiro. Entre as novidades da empresa, estão a abertura de AquaFoz e o início da operação do Parque Nacional de Jericoacoara.