A Minute Media (https://www.minutemedia.com/), content-tech de origem israelense, dona das marcas 90min e The Players’ Tribune, vem colhendo os frutos do trabalho realizado com foco na Copa do Mundo Feminina. Para o campeonato, que chegou ao fim neste último domingo (20/08), a companhia fechou importantes parcerias de licenciamento de conteúdo com entidades nacionais, atingindo números recordes de alcance, visualização e repercussão nacional.
Na Copa do Mundo de 2023, a principal parceira de ambas as marcas do grupo foi a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima do esporte no país. Ao lado da The Players’ Tribune Brasil, produziu a série ‘JUNTAS’, que mostrou em três episódios a trajetória de três atletas da Seleção Brasileira: Kerolin, Bia Zaneratto e Tamires; e foi exibida em veículos como Globo e Sportv (além dos próprios canais de distribuição). Ao lado do 90min, a CBF publicou a série “Guerreiras”, focada para as redes sociais, que contou com 23 vídeos com as histórias de todas as atletas brasileiras convocadas, em vídeos dinâmicos e ilustrados, com narrações feitas exclusivamente pelo time de mulheres da Minute Media e engajamento massivo das jogadoras do elenco. A série foi distribuída nos canais oficiais da CBF e da Seleção Brasileira Feminina. Nas redes sociais, os conteúdos do TPT e do 90min já ultrapassaram os 5 milhões de views, além das audiências do Esporte Espetacular (Globo) e Seleção Sportv.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância de contar a história do futebol feminino. “Um dos compromissos da minha gestão é cada vez mais valorizar o futebol feminino no Brasil, com investimentos e meios que garantam o acesso de meninas e mulheres de todos os pontos do país a realizar o sonho de jogar futebol”, comentou.
Além da parceria com a CBF, o grupo ainda contou com outras iniciativas. O projeto “G’Day, Copa!”, composto por 12 vídeos de arquivo com algumas das principais atletas que estão participando da competição, como Alexia Putellas, Megan Rapinoe e Lindsey Horan dos EUA, além da brasileira Bia Zaneratto, foi exibido pela CazéTV e pela NWB em seus canais: Desempedidos, Camisa21 e Passa a Bola.
E é claro que as marcas não deixaram de publicar seus trabalhos recorrentes. Desde o período pré-Copa, a The Players’ Tribune publicou cartas (formato tradicional da plataforma), com atletas como Marta, Ary Borges (em collab com a Revista Rozzeira) e Kerolin – além de peças com jogadoras internacionais. Já o 90min, assim como fez na Copa América de 2022, na Colômbia, enviou a sua Head de Conteúdo, Maria Victoria Poli para a Austrália, para fazer a cobertura in loco da Copa do Mundo, até a grande final que deu a vitória neste domingo para a Espanha.
De acordo com Bruno Fernandes, Diretor Comercial da Minute Minute e Head do 90min Brasil, o futebol feminino tem sido um dos grandes focos estratégicos da plataforma nos últimos anos e o sucesso da Copa vem para coroar este movimento. “A Copa do Mundo da Austrália é o final de um ciclo que começamos na Copa do Mundo da França com o 90min. Estivemos presencialmente em 2019 e passamos a acompanhar a seleção in loco desde então. Fizemos a cobertura na Colômbia da Copa América no ano passado e chegamos na Austrália com esse selo de credibilidade dentro do futebol feminino”.
Em junho, a empresa lançou globalmente a campanha ‘Here to Stay: It’s Not Just a Year, It’s a Movement’ (em português “Aqui para Ficar: Não é Apenas um Ano, É um Movimento”), que reforça o apoio constante necessário para os esportes femininos, indo além de momentos específicos. Com isso, a empresa segue se comprometendo a apoiar e cobrir esportes femininos de forma contínua, além da igualdade no esporte, dando o mesmo foco para ambos os gêneros.
O Country Manager do grupo Minute Media no Brasil e Head do TPT Brasil, Eduardo Paulsen, também comentou sobre as parcerias de sucesso e a repercussão dos conteúdos desenvolvidos para a Copa do Mundo Feminina. “Além dos nossos conteúdos próprios autorais, os projetos especiais que desenvolvemos em parceria com esses grandes players nos trouxeram ainda mais visibilidade neste momento. Mesmo sem direitos de transmissão e competindo por espaço e relevância com marcas e empresas de todo o mundo, conseguimos nos destacar justamente através de uma estratégia bem definida para TPT Brasil e para 90min Brasil. O mais bacana é perceber que todos os canais e fãs do futebol e do esporte feminino foram impactados pelos nossos conteúdos, que foram amplamente difundidos como nunca aqui no Brasil. Provavelmente você foi impactado por algum vídeo ou conteúdo da Minute Media e nem sabe que foi desenvolvido por nós. Estamos muito felizes por toda a repercussão, alcance e visibilidade”, finaliza o executivo.