A edição deste ano do InfoDay do Grupo Patrimar – construtora e incorporadora originalmente mineira que atua nas classes alta, média e econômica no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG) e no interior de São Paulo (SP) – contou com resultados e perspectivas surpreendentes. Durante a manhã do dia 23 de agosto, mais de 200 parceiros e investidores se reuniram na Barra da Tijuca (RJ) e também através de transmissão online para ouvir representantes da diretoria apresentarem o presente e o futuro das marcas Novolar e Patrimar, além das novidades do mercado imobiliário implementadas no dia a dia da empresa.
O CEO da Companhia, Alex Veiga, foi o responsável por abrir o evento. Ele contou sobre a história do Grupo, além das vantagens de atuar em diversos segmentos, modelo de negócios de cada uma das marcas, ações de comemoração dos 60 anos de história ao longo de 2023 e as expectativas de lançamentos este ano. O evento também teve momentos focados nos segmentos médio e econômico, além da alta renda.
“Como a Novolar atua nos segmentos médio e econômico, nosso modelo de negócio é de curto ciclo imobiliário, com giro rápido alocando pouco capital, padronização dos produtos e excelência operacional. Já na Patrimar, voltada para a alta renda, objetivamos a rentabilidade e alta margem a partir da geração de valor com excelência e personalização”, explica Alex Veiga. Além disso, ele completou: “Considerando os resultados alcançados no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do último ano e mantida as boas expectativas do mercado para a economia e o setor, temos capacidade de atingir lançamentos na ordem de R$2 Bi este ano. Estou muito satisfeito com o que já conquistamos e otimista de bons resultados nos próximos lançamento previstos, como o Grand Quartier, em parceria com a Carvalho Hosken no último terreno do Rio 2, um bairro planejado no Rio”, afirma o executivo.
Na abordagem sobre a Novolar, os destaques do desenvolvimento imobiliário circundaram o landbank da marca que está em R$ 2,4 bi (R$ 1,16 MM Econômico e R$ 1,2 MM média renda) e o valor estimado de aquisições de terrenos em 2023 que é de R$ 2,5 Bi em Valor Geral de Venda (VGV). No tópico produção, destacou-se a informação sobre o total de imóveis da marca que, ao todo, são 10.028 unidades, considerando o landbank, obras em andamento e empreendimento lançados. O time do comercial e marketing enalteceu as vendas líquidas que atingiram R$ 153,9 MM (até junho/2023), o estoque baixíssimo de 2% de unidades prontas – o que mostra a eficiência de venda nas obras – e o aumento do investimento em marketing que passou de R$ 7,6 MM em 2022 para R$ 26 MM em 2023. Outros temas abordados foram a evolução das obras, a qualidade dos empreendimentos lançados e o sucesso das vendas.
“Em sete meses já alcançamos o faturamento conquistado em 2021 todo, que foi até então o melhor ano da Companhia. Isso nos leva a acreditar que 2023 caminha a passos largos para ser o nosso melhor ano, tanto para a Novolar quanto para a Patrimar”, explica Lucas Couto diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, que completa: “Hoje, 70% do faturamento vem da Patrimar, mas a Novolar tende a crescer e ganhar representatividade dentro do Grupo. Os segmentos econômico e médio não oscilam tanto”, diz.
Sobre a Patrimar, destacou-se o número total de 16.029 unidades considerando landbank, obras em andamento e empreendimentos lançados no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, áreas de atuação da Companhia no alto padrão. Outras informações relevantes sobre desenvolvimento imobiliário foram destacadas, como o atual landbank de 8.738 unidades e estimativa de R$ 3 Bi de VGV em aquisição de terrenos até o final de 2023 (R$ 2,2 Bi no RJ e R$ 800 MM em BH). No que se refere às vendas líquidas, a marca atingiu R$ 497 MM (até junho/2023), possui 9% de estoque de unidades prontas e aumentou de R$ 23 MM em 2022 para R$ 41 MM em 2023 no investimento com marketing. Os diretores mencionaram, ainda, o andamento das obras, a experiência exclusiva de morar, o uso das inovações tecnológicas e os lançamentos dos produtos únicos.
“O marketing é uma área do Grupo Patrimar que tem tido um olhar mais atento. Nosso aumento do investimento de um ano para o outro tanto na Novolar, quanto na Patrimar, demostra isso. Acreditamos que o investimento mais eficaz é o nosso cliente satisfeito. Por isso, buscamos sempre o que há de mais eficiente para capturá-lo e retê-lo. As experiências multissensoriais nos estandes de venda são um bom exemplo disso”, destaca Lucas Couto.
As ações de Gente, Sustentabilidade e Inovação também foram apresentadas pela gestora, Patricia Veiga. Ela abordou as certificações de sustentabilidade e qualidade, Implementação de indicadores ESG nos processos de gestão, rota de desenvolvimento para colaboradores, a conquista do selo GPTW (Great Place To Work), ações de responsabilidade social e novas frentes de negócios, como a criação das empresas Viv in e Livizi em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários. “Todas as nossas equipes possuem metas de ESG. Além disso, prezamos pelo time e queremos ter sempre as melhores pessoas ao nosso lado para trabalhar. Por isso, criamos a rota do desenvolvimento, vinculado a estratégia do Grupo”, resume Patrícia sobre as suas áreas de atuação.
Liderado pelo diretor de Finanças e Relação com Investidores, Felipe Enck Gonçalves, o último bloco abordou o planejamento financeiro do Grupo e a transformação digital, através do Elevator. “Esse projeto é nossa veia processual alinhada à tecnologia. Com o crescimento da empresa, estamos nos norteando cada vez mais por dados, alinhando estratégias e informações. Também estamos enxugando os sistemas e deixando-os mais integrados para uma informação mais rápida”, enfatiza Felipe. O executivo afirma, ainda, que “o evento foi um resumo do que a gente tem apresentado a cada três meses ao mercado nos resultados operacionais, econômico e financeiros do Grupo Patrimar”, diz.
“O objetivo dessa manhã foi abrir o coração sobre tudo o que fizemos para chegar até aqui. Não tenho dúvidas que queremos e temos condições de continuar crescendo. Isso tudo só é possível graças ao excelente time que formamos ao longo desses 60 anos de história do Grupo Patrimar. Com certeza, o time é o maior orgulho que tenho”, diz Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar, no seu discurso de encerramento do evento.