Após uma pesquisa interna, foi verificado que mais de 45% dos franqueados do Grupo Trigo – maior holding de comida de verdade do Brasil e dona das franquias Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, ASA Açaí, além das marcas próprias Pizzaria Spoleto e Gurumê – possuem mais de uma franquia. A principal justificativa para o número expressivo foi o desejo de expandir, seguido pela vontade de aplicar os ganhos da franquia existente em mais um negócio. Diante desse cenário, a holding criou recentemente uma escola de formação para os seus franqueados, voltado para os que possuem multinegócios. Essa é uma novidade que será apresentada na Expo Franchising ABF Rio 2024 pela primeira vez como um dos diferenciais oferecidos pelo Grupo Trigo aos donos de restaurantes.
“Ao constatar esse cenário conseguimos mapear as ambições e desafios dos nossos franqueados. A partir disso, nasceu a primeira turma da escola de multifranqueados – iniciativa que busca capacitar e dar suporte aos empresários que visam gerir múltiplas unidades de sucesso. A Escola Multitrigo chegou para integrar ainda mais uma série de benefícios que a franqueadora já oferece aos franqueados”, explica Tom Moreira Leite, Presidente do Grupo Trigo e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Foram 33 franqueados selecionados do Grupo Trigo de todo o país para participarem da primeira turma, através de encontros presenciais e online, para receberem aulas que incluem temas estratégicos, como: Cultura de liderança de alta performance; Relacionamento franqueador e franqueado; Atração de talentos e engajamento do time; Sugestões de modelos de planos de carreiras; Gestão do tempo e produtividade; Gestão Financeira e do Negócio; Ações de Marketing local e como engajar o time; Gestão de Redes Sociais e oportunidades de vendas; Estratégias no Delivery para aquisição de novos clientes; Experiência e encantamento do cliente, e Liderando com diversidade e Cultura Gastronômica.
“É uma iniciativa incrível, que mostra que estamos sendo vistos e reconhecidos pelo empenho e dedicação com o negócio. Espero que a escola perpetue para incentivar a outros franqueados. No final das contas, ter sido selecionada foi um reconhecimento, mas também representou uma etapa para a construção de resultados futuros, tanto para a franqueadora como para nós franqueados”, afirma Paula Pinho, aluna do Rio de Janeiro da Escola Multi Trigo, além de franqueada do Gendai Shopping Tijuca e Shopping Nova América.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ABF em agosto de 2024, os multifranqueados estão presentes em 87% das redes de franquia, 4% a mais que em 2022. Além disso, de 2022 para 2024 cresceu de 19,5% para 21,6% a participação média de multifranqueados nas redes. No mesmo período, também aumenta de 52% para 61% a presença de Multifranqueados Multimarcas nas redes de franquias.
“Franqueados com mais de uma unidade da mesma marca ou multimarcas é uma tendência nos Estados Unidos e que começa a ganhar corpo no Brasil. Tendo em vista essa realidade, as franqueadoras precisam olhar cada vez mais para seus multifranqueados, buscando caminhos para capacitação e educação como o que o Grupo Trigo já está trilhando com a escola Multi Trigo”, afirma Tom Moreira Leite.
Expansão das redes de franquia
Seguindo um dos pilares de trabalho definidos para a holding em 2024, o time de expansão vem trabalhando uma campanha para que os franqueados que já estão dentro do Grupo cresçam seu portifólio de marcas. “Apresentamos a campanha do ‘Vem ser Multi’ nas convenções do mês passado e agora estamos trazendo a campanha para a ABF Rio. Além de tornar nossos franqueados multi, estamos em busca de candidatos que já trabalham com franquias e desejam investir em outros negócios”, explica Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo.
Vale ressaltar que somente nos meses do terceiro trimestre de 2024, o Grupo Trigo fechou 36 novas assinaturas de contrato. O Spoleto foi a rede que mais cresceu no período, seguido por Asa Açaí – estreante na ABF Rio este ano –, Gendai, Koni e China in Box. “Os dados confirmam o bom momento do Grupo e o crescente movimento de expansão das marcas de franquia da holding”, explica Isabel Medeiros.
A previsão é que o Grupo Trigo feche o ano com mais 22 novas assinaturas, atingindo o número total de 92 novos restaurantes assinados em 2024. “Temos o objetivo de ter cerca de 850 pontos de vendas das nossas cinco marcas até o final do próximo ano. É uma meta ambiciosa, mas que estamos trabalhando e seguindo o caminho para se concretizar”, conclui a diretora da área de Expansão.
Grupo Trigo
O Grupo Trigo, holding 100% brasileira fundada em 1999 e dona do Spoleto, Koni, Gendai, China in Box e Gurumê, além de Pizzaria Spoleto e ASA Açaí, marcas recentes – é o maior grupo de franquias que oferece comida de verdade no país e um dos maiores operadores de comida asiática do Brasil, através dos seus restaurantes e delivery. Hoje, são cerca de 630 restaurantes espalhados de norte ao sul do país, além de suas marcas 100% digitais com vendas majoritariamente online para delivery. Com o objetivo de democratizar a boa culinária, as marcas Trigo oferecem uma comida saborosa, bem elaborada e com ótimos insumos por um preço justo e acessível.