O Gupshup Conversations Summit 2024, principal evento da Gupshup no Brasil realizado no Complexo Cidade Matarazzo, no último dia 26 de setembro, em São Paulo, proporcionou aos convidados uma experiência única através da arte do aclamado britânico-indiano Anish Kapoor, um dos artistas contemporâneos mais influentes da atualidade conhecido por suas esculturas públicas de grande escala, com o comércio conversacional.
O início da jornada começou num espaço com mais de quatro mil metros quadrados de área expositiva. Com curadoria de Marcello Dantas, os visitantes foram guiados para conhecer a exposição “Inflamação”, com esculturas que representam diferentes momentos da carreira do consagrado artista – muitas delas expostas pela primeira vez no Brasil.
Diante disso, a Gupshup, líder mundial na construção de chatbots, teve o objetivo de aliar a arte ao diálogo e, com isso, promover novas perspectivas sobre a comunicação através de uma experiência única. “Nessa primeira edição do evento realizado no Brasil, quisemos oferecer uma verdadeira imersão num ambiente onde a conversa é importante e flui livremente, ao mesmo tempo em que a arte inspira”, diz Beerud Sheth, CEO da Gupshup.
Além disso, o artista Kapoor e a Gupshup dividem suas raízes indianas. A Gupshup tem duas sedes, em Bombaim e São Francisco, com seu time de engenheiros de software localizados na Índia. Já o seu fundador, Beerud Sheth, estudou no IIT-Mumbai, uma das principais escolas de tecnologia do país, e criou a Elance (atualmente Upwork) a sua primeira empresa no Vale do Silício. A Gupshup é seu segundo empreendimento e considera o Brasil um dos seus mercados mais importantes e tem registrado um enorme crescimento, graças à popularidade das mensagens como canal de comunicação no país.
A receita da Gupshup duplicou no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, com o crescimento da empresa liderando o caminho em setores como finanças, varejo, saúde e tecnologia, num rápido crescimento apenas dois anos após o lançamento da empresa no Brasil. O que também realça o seu investimento no Brasil é o fato de a equipe local ter crescido significativamente, com o dobro dos funcionários de quando foi lançada.
Gastos globais com comércio conversacional devem chegar a R$ 290 milhões de dólares até 2025
Uma das tendências mais fortes do comércio eletrônico é o comércio conversacional, também chamado de c-commerce. De acordo com a pesquisa da Juniper Research, espera-se que os gastos globais com o comércio conversacional cresçam quase sete vezes, chegando a 290 mil milhões de dólares até 2025.
Diante deste cenário promissor, Beerud Sheth, CEO da Gupshup, destaca que, com a chegada da inteligência artificial generativa (GenAI), há um território muito fértil para ser explorado. “Estamos nos habituando a falar mais porque até agora a Internet obrigou o ser humano a comportar-se como uma máquina e, com a IA generativa, estamos obrigando a máquina a se comportar como um humano. Isso significa que o ser humano está cada vez mais no controle, o que é fantástico!”, afirma o CEO da Gupshup, complementando que há muitas formas de transformar a utilização da IA generativa. “Os LLMs são múltiplos e podem ser personalizados para cada empresa, para isso, é necessário investir em IA e, assim, construir uma base de dados. É através disso que cada cliente poderá conhecê-lo em profundidade, além de ter uma experiência personalizada e inovadora. Se não temos os dados, não temos IA. A comunicação é o novo sistema operacional e os dados são o novo software”, finaliza.