Os brasileiros estão mais interessados em tecnologias para controlar a casa pela internet. Uma nova pesquisa realizada pela consultoria GfK estima que mais de 90% dos brasileiros já sabem o que é uma casa inteligente e mais da metade (57%) consideram que a automação residencial terá impacto em suas vidas nos próximos cinco anos, mais do que os carros conectados e a computação em nuvem.
Apesar de o levantamento evidenciar o interesse, as casas inteligentes ainda são poucas no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 63,3 milhões de residências no país. Do total, somente 300 mil são equipadas com essas tecnologias, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside).
As casas com essa tecnologia tendem a ser mais seguras e econômicas, apenas um botão ao lado da porta pode desligar todos os aparelhos eletrônicos, evitando que fiquem ligados de forma desnecessária, já aparelhos como geladeira que necessitam ficar ligados sempre, com essa tecnologia tem a economia de energia automática. Os sensores de movimento que acendem luzes quando tem alguém no ambiente, ajudam a manter a casa mais segura.
Esse tipo de residência conectada é uma visão futurista que impressiona as pessoas ao redor do mundo. No entanto, junto com a comodidade de ter o controle inteligente da sua casa na palma da mão pelo celular, também existe um vilão conhecido: as vulnerabilidades de segurança que colocam os usuários em risco.
Davis Alves, especialista em segurança da informação comenta: “Em uma casa inteligente, há uma variedade de dispositivos e eletrodomésticos que, uma vez conectados à internet sem a devida proteção, colocam em perigo a integridade dos equipamentos e a segurança de dados.” A presença de mais de 14 bilhões de dispositivos conectados no mercado comprova a magnitude desse cenário, segundo o olhar digital.
“Esse tipo de ataque não requer nenhuma forma de colaboração por parte da vítima, pois alguns deles são totalmente remotos que não exigem interação. Ele explora falhas de segurança aproveitando uma vulnerabilidade na verificação de dados para entrar no dispositivo sem a necessidade de download, clique, ativação ou qualquer outra ação por parte do usuário.” Completa o especialista em segurança.
Essa busca por residências equipadas com tecnologia, vem ganhando força devido aos avanços da tecnologia e a mudança no estilo de vida das pessoas. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade tem impulsionado essa tendência, com os consumidores buscando economizar energia e diminuir o impacto ambiental.
“Hoje, os compradores estão cada vez mais interessados em casas que oferecem conveniência, segurança e eficiência energética, características que a automação residencial pode proporcionar. Desde controles de iluminação e temperatura até sistemas de segurança integrados e gerenciamento de energia, as casas inteligentes oferecem um novo nível de conforto e praticidade.” Diz Alex Sales, especialista do ramo imobiliário.
Serviço:
Instagram Alex Sales: https://www.instagram.com/
Instagram Alumbra: https://www.instagram.com/
Instagram Davis Alves: https://www.instagram.com/
Site da APDADOS: https://apdados.org/