• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Levantamento da ASSERJ mostra que 58% dos cariocas vão comprar algum pescado para a Semana Santa

O estudo também revelou que seis em cada dez moradores da cidade do Rio consomem peixe frequentemente ao longo do ano

Redação por Redação
14 de abril de 2025
em Economia
0
Levantamento da ASSERJ mostra que 58% dos cariocas vão comprar algum pescado para a Semana Santa
Share on FacebookShare on Twitter

Com a chegada da Semana Santa, a demanda por pescados no Brasil tende a aumentar, refletindo uma tradição consolidada e a crescente valorização dos peixes de cultivo. Em 2024, a produção de peixes de cultivo no Brasil teve um crescimento expressivo de 9,21%, atingindo quase 970 mil toneladas, o maior aumento dos últimos dez anos, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), com os moradores da cidade do Rio de Janeiro, comprovou a entrada do pescado na mesa das famílias. Segundo o estudo, 60,8% dos cariocas consomem peixe regularmente, independentemente da época do ano. Já 23,1% afirmaram comprar pescados apenas na Semana Santa e 16% afirmaram adquirir algumas vezes ao longo da Quaresma.

Quando indagados pretendem comprar pescados para a Quaresma ou Semana Santa, 58% dos consumidores cariocas afirmaram que vão adquirir o produto apenas para a Semana Santa. Outros 29,5% revelaram comprar durante toda a Quaresma. Apenas 12,5% não pretendem ter peixe na mesa este ano.

Com relação ao valor que estão prevendo gastar na compra do pescado, mais da metade dos cariocas (51,7%) pretende gastar até R$ 100. Os consumidores que devem gastar até R$ 200 representam 33,5% e somente 14,9% dizem prever gastar até R$ 300. A forma preferida para pagar os gastos será o cartão de crédito (64,4%), seguido pelo pagamento em dinheiro (26,7%) e o parcelamento no cartão (9%).

Tilápia, sardinha e merluza são os pescados preferidos

A pesquisa da ASSERJ também buscou entender a preferência dos cariocas, quando o assunto é carne de peixe. Apesar do bacalhau ainda ter forte presença, sendo o pescado escolhido por 31,1% dos moradores do Rio, os peixes mais baratos devem ser compor as mesas de 40,3% dos cariocas. Outras cortes mais nobres, como salmão, linguado ou camarão, também estão na lista de compras de 28,5% dos consumidores.

Segundo Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, a expectativa é que a demanda por pescados continue a crescer, com a tilápia se destacando como grande protagonista. “Neste cenário, a Semana Santa surge como um período estratégico para o setor supermercadista, com consumidores buscando preços competitivos, sem esquecer a qualidade. Outro dado importante, revelado em nosso estudo, foi que seis em cada dez moradores da cidade do Rio estão consumindo proteína de peixe com frequência ao longo do ano. Os cariocas aprenderam a apreciar o pescado e a tilápia já é presença rotineira na mesa de muitas famílias” , afirma o executivo.

Ainda segundo a Peixe BR, os brasileiros vêm aprendendo a apreciar os pescados, em especial a tilápia, presença constante na mesa de muitas famílias. O setor de piscicultura, liderado pela tilápia, segue em forte expansão e se consolida como uma peça chave no agronegócio brasileiro. Em 2024, a produção de tilápia aumentou 14,36%, representando 68,36% da produção nacional de peixes de cultivo. A espécie se consolidou como a principal proteína de cultivo do Brasil, sendo uma escolha cada vez mais popular nas mesas dos brasileiros.

Preço e qualidade são fatores decisivos

Diante do cenário atual de alta da inflação, os consumidores foram questionados sobre o que mais influencia sua decisão na hora de escolher a pesca nesse período. O levantamento mostrou que, para 39,4%, o preço é o fator mais importante, seguido pela qualidade e sabor com 36,3%. A tradição da Quaresma ou da Semana Santa só é decisiva para 24,3% dos moradores da cidade do Rio.

Questionado sobre como escolher comprar o pescado, 56,1% afirmaram escolher peixes frescos na peixaria dos supermercados. Para 43,9%, a escolha será pelos cortes congelados.

Almoço em família com mais de cinco pessoas na maioria dos lares

A tradicional reunião de família para celebrar a Páscoa e a Semana Santa será com mais de cinco pessoas em 41% dos lares cariocas. Com até cinco pessoas em 34,4% das casas e até três pessoas em apenas 24,5% das famílias.

O estudo também mostrou a predileção dos cariocas na escolha das bebidas e o refrigerante liderou a preferência com 46,5%. Seguido pela cerveja com 32,1% e pelo vinho com 20,5%. Para 73,6% dos pesquisados, o gasto com bebidas não vai ultrapassar os R$ 100 e, para 22,9%, os gastos devem ser de até R$ 200. Somente 3,5% dos consumidores afirmaram gastar até R$ 300 com bebidas.

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após uma atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Tags: ASSERJDestaqueSemana Santa
Postagem anterior

Problemas intestinais mais comuns: causas e sintomas

Próximo Post

De universitário a CEO: a trajetória de Bruno Mena Cadorin, o cientista que transformou um TCC em um negócio milionário

Redação

Redação

Relacionado Posts

Economia

FIDCs se destacam como alternativa estratégica no cenário de juros altos

por Redação
2 de dezembro de 2025
A importância da cerveja na economia global
Economia

A importância da cerveja na economia global

por Redação
5 de setembro de 2025
Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário
Economia

Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário

por Redação
2 de setembro de 2025
Taxas - Reprodução Freepik
Economia

Mudanças no IOF e novos impostos preocupam apostas, fintechs e setor cripto

por Redação
26 de junho de 2025
Supermercados apostam na cesta de inverno para aquecer as vendas nos meses frios 
Economia

Supermercados apostam na cesta de inverno para aquecer as vendas nos meses frios 

por Redação
26 de junho de 2025
Próximo Post

De universitário a CEO: a trajetória de Bruno Mena Cadorin, o cientista que transformou um TCC em um negócio milionário

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

por Redação
18 de novembro de 2025
0

Quem trabalha com pizza sabe que o forno, o molho e a cobertura fazem diferença, mas tudo começa na farinha...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.