Segundo uma pesquisa internacional conduzida por L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos em 2023*, 85% das mulheres no Brasil já sofreram assédio nas ruas. E, embora o assédio sexual em espaços públicos seja um problema mundial e comum, ainda existem equívocos, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos. A pesquisa revelou que 59% dos homens e 53% das mulheres com idade entre 18 e 35 anos acham que as mulheres às vezes são responsáveis por serem assediadas devido às suas atitudes ou aparência. Além disso, 43% dos homens e 28% das mulheres acreditam que, na maioria das situações, os homens acusados de assédio sexual não têm intenções ruins.
Apesar de esta geração ser frequentemente vista como mais consciente das questões de violência de gênero e suas consequências, os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade urgente de mais orientação e educação e de intensificar os esforços para combater o assédio nas ruas, que não só limita as escolhas diárias das mulheres, mas também ameaça sua autoestima, confiança e visibilidade na sociedade.
Em resposta a essa realidade preocupante, L’Oréal Paris lançou em 2020, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o Stand UP, um programa global de combate ao assédio nas ruas. Com base na metodologia dos 5D’s, (Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador, Dialogar), a iniciativa ajuda de maneira simples e segura, vítimas e testemunhas a intervirem contra o problema. Até hoje, mais de 3 milhões de pessoas já foram treinadas em 45 países. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é a responsável por ministrar os treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para clientes e parceiros de L’Oréal Paris e para qualquer pessoa que solicite através do site.
“Como uma marca com valores femininos e feministas, incentivamos o empoderamento das mulheres para que ocupem todos os seus espaços de direito, mas isso só será possível se todas puderem caminhar com segurança e dignidade por todos os espaços, das ruas ao transporte público, passando por trabalho e locais de lazer. A liberdade de ir e vir é um direito fundamental e os números da pesquisa nos mostram que ele ainda é negado à maior parte das mulheres. Por isso, convidamos todas as pessoas a se engajarem no combate ao assédio contra as mulheres. É urgente sabermos como nos defender e como intervir de forma segura em defesa delas”, comenta Maira da Matta, Diretora de L’Oréal Paris no Brasil.
Ações de Conscientização reforçam o tema no mês de Agosto
Para L’Oreal Paris, agosto é o mês de conscientização sobre o assédio nas ruas e, pelo segundo ano consecutivo, a marca promove uma campanha na América Latina com foco em serviço. Após uma análise de pesquisas públicas sobre assédio e violência contra mulheres, foi realizado um mapeamento detalhado para identificar os espaços públicos com maior incidência de casos de assédio nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir dos dados observados, a marca promoverá diversas ações digitais e físicas nessas regiões, destacando e endossando a mensagem principal da campanha #nãodoupassagemproassédio, criada pela agência Lema para L’Oréal Paris, com o objetivo de reforçar a conexão direta com as ruas e incentivar tanto vítimas quanto testemunhas a se posicionarem contra o assédio.
Com base nesse mapeamento, serão enviadas notificações geolocalizadas ao público presente nesses locais, incentivando-o a estar atento ao ambiente ao seu redor e a agir de forma segura. Essas notificações não têm o intuito de alarmar, mas de promover uma conscientização sobre a importância da vigilância e da segurança. Posteriormente, os destinatários receberão um novo alerta, desta vez convidando-os a participar do treinamento Stand UP.
“As notificações são parte de uma estratégia informativa e educativa, desenvolvida para empoderar as pessoas e orientá-las a agir com segurança. A distribuição será segmentada, focando nas regiões com maiores índices de assédio e aproveitando pontos de mídia OOH, além de interromper também a jornada no ambiente digital, garantindo uma abordagem omnichannel eficaz”, explica Maira.
Como parte do plano de mídia criado pela Lema com execução da agência WMcCann para a campanha, totens digitais em abrigos de pontos de ônibus, televisores em metrôs e trens de RJ e SP serão utilizados para chamar a atenção do público, convidando-os a ficarem atentos ao seu entorno e a agir de maneira segura. Além disso, tótens especiais no Parque Vila Lobos, em SP, irão emitir um sinal sonoro a cada 85 minutos marcando o dado de que pelo menos 85% das mulheres já sofreram assédio.
“Acreditamos que, por meio da educação e da conscientização com o Stand UP, podemos criar uma cultura de respeito e solidariedade, onde todos saibam como intervir de forma segura e eficaz em situações de assédio. Estamos trazendo essa campanha bem forte no digital também, principalmente para conscientizarmos as gerações mais jovens, que ainda acreditam erroneamente que são culpadas pelo assédio que sofrem. Queremos garantir que todas as mulheres possam viver plenamente, sem medo, e com a confiança de que têm o direito de ocupar qualquer espaço com dignidade”, finaliza Maira.
L’Oréal Paris
A L’Oréal Paris é a marca de beleza número um no mundo, com produtos disponíveis em 150 países mundialmente. Por mais de meio século, através de seus produtos e serviços pioneiros, a L’Oréal Paris tem sido incansável em sua dedicação para derrubar barreiras que impedem as mulheres de afirmarem seu valor próprio. A L’Oréal Paris está comprometida em mudar a mentalidade de todos, defendendo um mundo inclusivo, justo e respeitoso. A L’Oréal Paris apoia as mulheres para que sigam seu destino, tendo a liberdade de serem tanto femininas quanto feministas.
Programa Stand UP de L’Oréal Paris
Em todo o mundo, 80% das mulheres já sofreram assédio nas ruas, e 85% das pessoas afirmam que há uma falta de treinamento sobre como intervir ao testemunhar esse tipo de situação. Como o assédio nas ruas vai contra tudo o que a L’Oréal Paris defende, a marca lançou seu programa Stand UP de combate ao assédio nas ruas em 2020, em parceria com a ONG internacional Right To Be, especialista na luta contra todos os tipos de assédio. O Stand UP foca na conscientização sobre esse problema global e no treinamento das pessoas com a metodologia 5D da Right To Be, para aprender a reagir de forma segura ao enfrentar ou testemunhar assédio nas ruas. Até hoje, mais de 3 milhões de pessoas foram treinadas com o Stand UP em 45 países.
Right To Be
A Right To Be é uma líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blog criado por jovens para compartilhar experiências pessoais de assédio rapidamente se transformou em uma iniciativa global. A Right To Be trabalha com comunidades para entender o problema, promover conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.
Grupo L’Oréal no Brasil
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.