O mercado brasileiro de franquias registrou crescimento nominal de 19,1% no 1º trimestre de 2024, frente ao mesmo período de 2023. O faturamento do setor saltou de R$ 50,8 bi para R$ 60,5 bi. Não é à toa que o modelo de franquias vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e tem se mostrado uma opção atraente para empreendedores em busca de oportunidades sólidas e estruturadas. No entanto, para quem deseja ir além e se tornar multifranqueado – de uma mesma marca ou de marcas diferentes –, a jornada pode exigir mais habilidades.
Para Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, ser um multifranqueado no Brasil apresenta desafios significativos, como a complexidade do ambiente regulatório e tributário, que varia entre estados. “Além disso, a gestão de múltiplas unidades demanda capacidade de coordenação e otimização, exigindo um planejamento financeiro robusto e eficaz. Por outro lado, a recompensa pode ser generosa no final do arco-íris. Na Selfit, auxiliamos muito de perto nossos franqueados, dando total suporte”, ressalta o executivo que também foi responsável por estruturar o modelo de franquias na rede de academias.
Os franqueados Amanda Tinoco e Erick Tinoco, que abriram em 2022 uma unidade da rede Selfit Academias, em Juazeiro do Norte, no Ceará, com investimento de R$ 3,5 milhões, são um belo exemplo. Essa não é a única franquia dos empreendedores, ambos também administram outros negócios no mercado de franchising, nos segmentos de alimentação e distribuição.
“É um desafio diário, mas uma jornada muito prazerosa. A Selfit se destaca como uma empresa inovadora, por isso acreditamos na proposta e aceitamos a empreitada de ser franqueados da marca. Com a estrutura e o nível de atendimento da rede, queremos inspirar as pessoas à prática de atividade física e um cuidado maior com a saúde”, afirma Amanda.
E a multifranqueada já planeja voos mais altos. Segundo ela, a expectativa é expandir significativamente na região, com a abertura de novas unidades, consolidando a Selfit como a maior rede de academias do sul do Ceará.
“A experiência com a Selfit tem sido marcada pela excelência operacional, que nos permite garantir um acolhimento diferenciado aos nossos clientes. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência positiva e motivadora, o que reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, finaliza a empresária.
Diferenciais das unidades Selfit
- Self Intense:Área dedicada ao cross training, ideal para quem busca intensidade em seus treinos.
- Self Move:Espaço para aulas coletivas, incluindo dança, lutas, ginástica e pilates.
- Self Velo:Focado em treinos cardiovasculares, equipado com esteiras, bicicletas, remos, simuladores de escadas e elípticos.
- Self Force:Área com os melhores equipamentos de musculação e peso livre.
- Self Digital:Um espaço inovador que integra treinos presenciais e virtuais através do aplicativo Weburn, oferecendo uma variedade de treinos, dicas de alimentação e videoaulas.
Raio-x da Selfit Academias:
- Investimento inicial: R$ 3,5 milhões
- Taxa de franquia: R$ 150.000,00
- Royalties: 7%
- Taxa de publicidade: Isento
- Prazo de retorno: Payback estimado em 36 meses
- Faturamento médio mensal: Faturamento médio mensal pode chegar a R$ 400 mil
- Taxa de lucro: O lucro médio mês a mês chega a 35%.
- Número de unidades: Atualmente, a rede conta com 136 unidades em funcionamento – 107 próprias e 29 franquias
- Ano de fundação: 2012