A expectativa de vida da população só aumenta, não apenas no Brasil como no mundo. As causas são o avanço da medicina, o fato das pessoas estarem com hábitos cada vez mais saudáveis e com novas prioridades e a multiplicação da cultura/educação. A população mundial tem mais qualidade de vida e longevidade. A terceira idade de ontem é o “novo” de hoje. Bem-estar, bom humor, gratidão, esperança e alegria são conexões positivas fundamentais na vida de qualquer um. Isso foi comprovado em estudos, como o da professora americana do departamento de psicologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hil, Barbara Lee Fredrickson, em seu livro “POSITIVIDADE” de 2009.
A memória afetiva é um pilar para se manter ativo, saudável e com novos anseios, recordando todos os momentos positivos já vividos. Cada vez mais pessoas se identificam com o estado de espírito “forever young”. Não é sobre ser um novo “Peter Pan” e sim ser o velho “Caçador de Sonhos”, carregando consigo a enorme bagagem de sensações positivas acumuladas ao longo da vida. Mas onde se encaixa o Rádio em tudo isso?
A humanidade viveu um grande trauma recentemente: “a pandemia da covid-19”. Isso gerou muitas incertezas, inseguranças e inúmeras perguntas sem respostas. Esse momento foi ideal para lançar um novo conceito de rádio através do poder positivo da música. O público “Os Novos 35 anos +”, que tem espírito jovem e se preocupam com a qualidade de vida e a saúde, ansiava por uma rádio que tocasse músicas que mexessem com a sua memória afetiva. Faz parte desse nicho de mercado um público exigente, de gosto qualificado, que aprecia música de qualidade e principalmente quer uma válvula de escape para as agruras e preocupações do dia a dia.
Dentro deste contexto um grupo de publicitários criou a Rádio Postividade FM, 104.5, no primeiro semestre de 2021. Não se tratava apenas do nascimento de uma emissora de rádio e sim de um provedor de conteúdo positivo na vida das pessoas. O objetivo era que elas deixassem de lado, ao menos por um momento e em meio a um caos pandêmico, tudo de ruim que as afligia.
A rádio foi pioneira no posicionamento e na propagação de um estado de espírito que valoriza os elementos e as experiências construtivas e relevantes da vida. O nome “Positividade” surgiu do propósito de levar uma mensagem de otimismo.
Além de grandes clássicos da música brasileira e mundial, a emissora toca sucessos do pop rock nacional e internacional dos anos 80, 90, 2.000 e atuais. Com foco no público adulto com mais de 35 anos e com um gosto musical qualificado, a “Positividade FM” encanta pela música, atrai pelo conceito, conquista através do propósito e converte por todo este conjunto da obra.
Coerência, curadoria, bons eventos, informação com responsabilidade e seriedade permearam a criação de uma programação minuciosamente planejada. Foi então, que a Rádio Positividade FM começou definitivamente um novo movimento musical, que provocou uma mudança no meio radiofônico. Outras rádios começaram a seguir o caminho da caçula da Dial carioca, modificando o estilo de suas programações e passaram a tocar “músicas que remetem à memória afetiva através de conexões positivas”, que atendem o segmento “Novos 35 anos +”, carentes desse tipo de música. Antes o foco da maioria das emissoras de rádio era o público jovem. Com a Positividade FM, a música “retrô” voltou a ficar em evidência. A música tem um forte poder de nos fazer voltar ao passado e reviver boas lembranças.
Além de toda essa preocupação com a qualidade musical, a Rádio é a primeira a também se preocupar com questões voltadas à inclusão social. Em parceria com o Instituto Percepções, ela lançou o projeto sociocultural “Inclusividade”. A iniciativa consiste num Programa de Capacitação, com cursos de informática, tecnologia, edição de vídeo, fotografia, artes plásticas, entre outros. O projeto atende crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabildade social, com ou sem deficiência. 162 pessoas foram beneficiadas só no mês de maio. O primeiro núcleo está ativo e outros estão previstos para serem abertos ainda este ano. Vale lembrar que a Positividade FM é inovadora e pioneira em relação à questão da acessibilidade. É a primeira rádio do Brasil a oferecer ao público com deficiência sensorial e física acessibilidade digital.
A 104.5 FM se tornou rapidamente uma janela positiva no cotidiano dos ouvintes. Marcson Muller, CEO e co-founder da marca, afirma: “A Positividade FM não é uma sigla e não faz parte de um grupo. A Positividade tem o propósito de entrar com suavidade e afinidade na vida das pessoas. Nosso o compromisso é levar aos ouvintes tudo o que é bom e faz sorrir.
O sucesso da empreitada é tamanho que em menos de três anos a novata na dial carioca literalmente faz frente com as marcas decanas do segmento público adulto / mercado de rádio qualificado. A Positividade FM já ocupa o segundo lugar na audiência e atinge quase um milhão de fiéis ouvintes. Não há mais dúvidas sobre o quanto esse movimento realizado pela 104.5 contribuiu para a qualidade do Rádio. O intuito é que essa “positividade” encante cada vez mais marcas, pessoas e, principalmente, sirva de inspiração para a vida de todos e promova um mundo melhor.
Um pouco mais sobre o Grupo Positividade:
A Positividade FM nasceu para ser uma multiplataforma e deu continuidade a sua vocação de modernidade e convergência dos meios, quando lançou o seu novo HUB de CONTEÚDOS, com a cobertura completa dos assuntos, desde notícias diversas, informações sobre o trânsito até dicas e tendências pessoais de comportamento, empreendedorismo, beleza, entre outras. De hora em hora o “Atualizando” deixa os ouvintes bem informados. Duas vezes por semana, o “Esporte com Positividade” traz um resumo sobre tudo o que rola no esporte. E também não esquece de temas ligados à qualidade de vida, gastronomia, viagens, lifestyle, humor, yoga, meditação, saúde, carros, entre outros.
A Rádio também disponibiliza ao público os POSITIVICASTs, que são cortes com dicas e informações. São pílulas de conteúdo na programação que exploram os pilares da “Positividade” na psicologia. De segunda a sexta-feira, os POSITIVICASTs Inspiração, Autoestima, Direção, Diversão, Inovação e Solidariedade costuram a programação. Todo o conteúdo está disponível na íntegra e com mais profundidade no canal da Positividade FM, no YouTube.
A rádio promove uma séria de festas e eventos, como: a FESTIVIDADE, ROCK’N RADIO, VERÃO POSITIVIDADE e POSITIVE CLUB, cujo maior objetivo também é resgatar a memória musical afetiva das pessoas. Devido ao grande sucesso no Rádio, o programa “FESTIVIDADE” virou um evento, em 2022. A festa, que aconteceu no Rio de Janeiro, saiu da rádio para a pista de dança e foi o primeiro grande evento.