Ao longo de 2024, a Farmasi Arena – localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio – será palco de uma série de espetáculos nacionais e internacionais de alto nível que prometem mobilizar milhares de cariocas e turistas. São mais de 30 eventos de grande porte confirmados que, segundo levantamento do Visit Rio, devem movimentar mais de R$ 330 milhões em despesas de hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais e turismo. Para este ano, a expectativa é de que a casa receba cerca de 400 mil visitantes.
A agenda de atrações internacionais na principal arena multiuso do Brasil conta com nomes consagrados mundialmente, como Eric Clapton, Louis Tomlinson e Niall Horan, além de atrações de peso, como o Cirque de Soleil, o UFC, o Intel Extreme Masters (IEM) – primeiro campeonato mundial do novo Counter-Strike (CS2), e a final da maior competição de breaking 1×1 do mundo, o Red Bull BC One.
Além de impulsionar o turismo e a visibilidade da cidade do Rio de Janeiro, os espetáculos internacionais refletem numa injeção direta de dinheiro na economia local. É o que explica Silvia Albuquerque, diretora regional da GL events, multinacional francesa que administra a Farmasi Arena.
“Estamos com uma série de eventos, espetáculos e shows de nível mundial e de variados formatos que vão atrair fãs de diferentes partes do Brasil e até de outros países, impulsionando o turismo na cidade. Enquanto estão aqui no Rio, os turistas gastam dinheiro em hoteis, restaurantes, transporte e em outros serviços e atividades, impactando significativamente os cofres municipais e a receita de empresas de diferentes setores”, explica Silvia.
No dia 4 de maio, foi a vez da maior e mais popular organização de MMA do mundo invadir a Farmasi Arena: com casa cheia, o UFC 301, transmitido mundialmente, contou com a presença de cerca de 15 mil pessoas.
“A Farmasi é a única arena, em todo a cidade do Rio, capaz de receber um torneio do porte do UFC com essa capacidade de público. A chegada desse tipo de evento na cidade é uma forma de atrair ainda mais investidores e turistas de todo o mundo, além de aumentar o prestígio e a reputação do Rio como um destino cultural vibrante”, conclui a diretora.
A casa também vai ser palco da estreia da turnê nacional mais esperada do ano, Caetano & Bethânia. Com ingressos esgotados para os quatro shows em agosto, a previsão é de que a casa receba cerca de 50 mil fãs da dupla.
Ingressos para 2025 já estão à venda
Poucas bandas desfrutam do sucesso e da longevidade do Simply Red. Em 2025, o grupo inglês completa 40 anos de uma estrada e, para comemorar, escolheu a Farmasi Arena como palco para a turnê Simply Red – 40th Anniversary Tour 2025. Os ingressos para o show, marcado para 12 de março do ano que vem, já estão à venda.
Com uma estrutura de padrão internacional e operação versátil, com arquibancadas retráteis (360°), a Farmasi Arena oferece dezenas de configurações para realização de diferentes tipos de evento, com público que pode variar entre 300 pessoas e 18 mil visitantes. A casa conta com cortinas modulares automáticas, além de tecnologia de ponta para a infraestrutura acústica.
Farmasi Arena
Construída para receber competições esportivas durante os Jogos Panamericanos de 2007, a Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, se tornou referência de legado bem administrado no Brasil e importante ferramenta de atração de oportunidades para a cidade, com papel fundamental nesta retomada da economia. Desde 2007, a gestão é feita pela multinacional francesa GL events.