A busca pela inovação tecnológica deixou de ser um diferencial para tornar-se um requisito básico para qualquer negócio de sucesso atualmente. Um dos setores mais influenciados por este cenário é o jurídico. Considerado um dos segmentos mais tradicionais da sociedade, o direito brasileiro se adequa a cada ano ao novo contexto social.
Apesar do avanço de novas empresas especializadas em soluções tecnológicas no setor jurídico, este, já é um mercado maduro, e conta com lawtechs e legaltechs com muita expertise com décadas de atuação, como a Preâmbulo Tech. Prestes a completar 35 anos desde a sua fundação, a empresa paranaense passou por diferentes fases do processo de modernização no sistema jurídico brasileiro e agora colhe os frutos, somando experiência com a capacidade de adaptação ao direito 4.0.
‘’Fundada em 1988, a Preâmbulo Tech é pioneira no setor de legaltechs no Brasil, com sua trajetória de quase 35 anos de atuação. Sua experiência acumulada e capacidade de adaptação a diferentes fases do mercado jurídico e tecnológico a destacam como uma das poucas empresas com um repertório tão representativo no segmento’’, explica a diretora de marketing Andreia Andreatta.
A companhia tem se consolidado cada vez mais como um ecossistema de soluções jurídicas e seu portfólio é capaz de atender as mais diversas necessidades de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
O destaque é para o software CPJ-3C, que foi eleito por três vezes consecutivas o mais utilizado do Brasil por escritórios de advocacia, segundo pesquisa da Intelijur. A Preâmbulo oferece uma ampla gama de ferramentas para auxiliar profissionais do direito em diversas atividades. ‘’Como a plataforma se adequa às necessidades dos advogados e a constante atualização tecnológica são pontos fortes que o diferenciam de outras soluções disponíveis no mercado’’, comemora Andreia.
Com 6 mil clientes, mais de 40 mil usuários e aproximadamente 11 milhões de processos geridos no CPJ-3C, a Preâmbulo entende que seu processo de modernização e adaptação aos novos contextos do mercado precisa estar em frequente evolução. Principalmente em um momento em que novas tecnologias, como inteligências artificiais, ganham cada vez mais força em uma velocidade cada vez maior.
‘’Observamos a evolução do mercado jurídico e tecnológico no Brasil e o cenário atual mostra uma crescente aceitação da tecnologia no direito. A Preâmbulo antecipa um futuro e mantém sua missão de desenvolver produtos que facilitem a rotina de seus clientes. As evoluções não param, cada vez mais a inteligência artificial terá um papel central na análise de dados, pesquisa jurídica e na otimização de processos complexos’’, explica Andreia, que acrescenta que escritórios e departamentos que não se prepararem para o futuro, poderão enfrentar desvantagens competitivas. ‘’A falta de automação e adoção de soluções tecnológicas pode resultar em custos mais altos, atrasos em processos e perda de oportunidades’’.
Com atuação em todo o território nacional e presença marcante no Paraná, a empresa que já foi apontada pela Startse/Sling Hub como uma das 10 principais legaltechs do país, segue expandindo sua atuação em todas as regiões do Brasil, participando de eventos e investindo em pesquisa e desenvolvimento. ‘’Nosso foco é em nossas soluções atualizadas e em explorar parcerias estratégicas para ampliar nossa oferta de serviços’’, diz a diretora de marketing.