Um levantamento conduzido pela Anbima, em parceria com a Prática ESG, revelou um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática de sustentabilidade e governança corporativa entre 2008 e março de 2022. O patrimônio dessa classe de fundos cresceu 96% nesse período, passando de R$ 1,03 bilhão para R$ 2,01 bilhões em março de 2022.
De acordo com um estudo conduzido pelo Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, houve um aumento de 32% no número de compradores de produtos que promovem estilos de vida sustentáveis, hábitos e comportamentos ecologicamente responsáveis, e que trazem benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Destaques baianos
Na Bahia, marcas como Sabrinas (@sabrinasgifts) estão fazendo jus a esta procura. A empresa de acessórios sustentáveis e personalizados, feitos com materiais naturais e sem testes em animais, é um dos exemplos para quem busca presentes mais conscientes neste ano de 2023. Os produtos incluem bolsas sofisticadas, necessaires, cases para vinho, jogos americanos, cases para notebook, estojos, rasteirinhas e desk pads, todos produzidos por artesãos baianos e com iniciais (ou palavras) a serem escolhidas pela clientela para personalizar os itens.
“O público está cada vez mais exigente neste aspecto. Querem saber como os produtos são feitos, quem se beneficia no processo, e como a sustentabilidade é colocada em prática. Aqui, sempre garantimos esta transparência”, explica Jamile Nascimento, fundadora da marca, que ganha destaque pelo atendimento personalizado.
Outros cases de sucesso baianos também exibem a força da tendência sustentável neste fim de ano. Com opções sustentáveis para o Natal e para todos os momentos, a Avatim do Shopping Barra (@avatimlojabarra) é outra empresa que disponibiliza itens veganos. Os produtos, sem testes em animais e sempre com itens naturais, incluem aromatizantes, cremes esfoliantes, hidratantes, perfumes, ecobags e refis recicláveis, desenvolvidos sem prejudicar o meio ambiente. “Queremos hoje encontrar aquilo que faz bem não apenas para nós mesmos, mas para os outros e para o mundo”, explica Rita Brandão, consumidora da Avatim.
Para quem busca por mais opções, o crescimento da marca Outside (@sououtside) pode também exibir o quão forte está a busca por este estilo mais consciente. A marca propõe um guarda-roupa compartilhado, permitindo o aluguel de bijuterias e peças femininas em diferentes estilos e tamanhos, seguindo o princípio do consumo colaborativo. “Chamar um familiar ou uma amiga para aproveitar durante as festividades de ano novo pode ser uma ótima saída”, conta Natália Miranda, 20. Com planos que permitem o empréstimo de um a seis itens por mês, a Outside oferece uma alternativa consciente e sustentável para o mundo da moda.