Já foi tempo em que vaidade era uma característica das mulheres. Apesar delas ainda serem maioria dentre pacientes de cirurgias estéticas, os homens já representam 35% dos que buscam esse tipo de procedimento, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas. Entre aqueles com idade mais avançada (entre 50 e 60 anos), a busca é maior por correções do sinal do tempo, especialmente no rosto. Já entre os mais jovens, o foco é o corpo, com maior ênfase no abdômen, aponta o cirurgião plástico Matthews Herdy, que é membro não só da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como também da sociedade americana.
“Percebo que cada vez mais homens procuram por procedimentos de rejuvenescimento, e a cirurgia das pálpebras é mais procurada porque levanta aquele olhar mais cansado. É voltada para pessoas, a partir dos 40 . Porém a completa, que rejuvenesce a pálpebra superior e inferior, é mais comum em pessoas em uma faixa de idade maior que apresentam um envelhecimento das duas regiões” explica Herdy.
O médico acrescenta que existem diversas técnicas desse procedimento e que o paciente deve pesquisar bem antes de decidir o que fazer. “Hoje, existem procedimentos menos invasivos. A blefaroplastia a laser, por exemplo, utiliza-se o laser focado de CO2 no lugar do bisturi, fazendo o corte e ao mesmo tempo cauterizando a pele. Neste procedimento, a recuperação é mais rápida e a cicatriz mais discreta. A feita com jato plasma, diminui o excesso de flacidez e a queda dos supercílios. Cada tipo tem seu efeito específico. Cabe ao especialista explicar para o paciente “, acrescenta o médico.
Às cirurgia de lipo HD, também é uma das cirurgias que interessa o público. Esse tipo de procedimento é realizado por homens mais jovens na faixa dos 30 a 40 anos. “A lipo hd é indicada para pessoas que já fazem atividade física e querem acentuar os gomos da barriga. Se a pessoa não estiver em forma, o resultado pode não ser satisfatório. Por isso o especialista deve aconselhar o paciente a começar a ter hábitos saudáveis e fazer exercícios físicos antes da cirurgia” alerta o médico.