Independentemente do modelo do seu negócio, um dos pontos considerados mais delicados é a cobrança. Cobrar um cliente devedor é uma tarefa árdua e que, muitas vezes, exige paciência e bom senso. Você não pode ser agressivo a fim de não o perder, mas, também, não deve ser tão benevolente. Nesta situação embaraçosa, qual seria a melhor forma? Alessandro Schlomer, consultor em planejamento financeiro e CEO da Potencer Soluções Corporativas, dá uma série de dicas para achar a medida certa.
– Tenha controle dos seus recebimentos: ter um sistema automatizado e atualizado que consiga puxar o histórico de dívida e pagamento dos clientes é de extrema importância na cobrança. Uma vez que é eficaz em saber a data de pagamento do cliente, você tem conhecimento se a dívida é muito antiga, qual a porcentagem de juros a ser cobrada, e até mesmo, se pode vender para ele novamente;
– Respeite as regras do Código de Defesa do Consumidor: já que, de acordo com o código, nenhum consumidor inadimplente pode ser exposto e nem submetido a constrangimento ou a ameaça. Sendo assim, é de extrema importância que mantenha o contato com seu cliente: impessoal, ético e sem julgamentos;
– Saiba o melhor momento para se realizar a cobrança: nunca deixe transparecer que o seu cliente não está pagando de propósito. Converse com ele abertamente, e sempre cobre de dois a três dias depois do vencimento da fatura, nos horários comerciais;
– Verifique qual o seu melhor canal de cobrança: apesar de todos já estarem acostumados com cobranças via telefone e WhatsApp, existem outras formas de cobrança, como o e-mail. Deste modo, é importante que cada empresa faça uma análise de seus clientes, e encontre o meio com mais assertividade;
– Ofereça mais de uma forma de pagamento: estamos no século XXI e as pessoas já estão acostumadas a ter mais de uma opção, sendo assim expanda o leque: pix, boleto bancário, cartão de crédito e pagamento à vista com desconto;
– Quem cobra primeiro, recebe primeiro. Tenha agilidade no seu processo de cobrança. Conte com pessoas qualificadas, processos bem definidos e tecnologia adequada;
– Ofereça uma forma de negociação de títulos vencidos de forma on-line, prática e segura. Utilize campanhas especiais para renegociações sem intermediários com o objetivo de baratear o custo financeiro e melhorar o recebimento.