A Selfit Academias, uma das principais redes da América Latina, continua sua estratégia de expandir rapidamente sua presença em todo o Brasil. Com um investimento aproximado de R$ 108,5 milhões, a marca comemora a abertura de 31 novas unidades até o terceiro trimestre de 2024. Desse total, 19 foram unidades próprias, com um investimento de aproximadamente R$ 66,5 milhões, e outras 12 foram franquias, que somam outros R$ 42 milhões.
Com essas inaugurações, a Selfit atingiu a marca de 144 unidades, sendo 114 próprias e 30 franquias, ampliando e consolidando sua rede nas regiões Norte e Nordeste. A expansão reflete a estratégia da marca de oferecer espaços de qualidade para a prática de atividades físicas e bem-estar a um público crescente, por um preço acessível para todos.
Para Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, os oito primeiros meses foram históricos para a rede, com a abertura de 31 unidades. “Nosso crescimento acelerado é fruto da união estratégica entre a expansão com academias próprias e o modelo de franquias. No caso das franquias, o formato nos permite expandir rapidamente sem comprometer a qualidade dos nossos serviços, garantindo que mais brasileiros possam acessar academias de alto padrão a um preço justo”, destaca o executivo.
Para os próximos dois meses, a empresa pretende abrir outras oito novas unidades, sendo quatro academias próprias nas cidades de Recife (PE), Belém (PA) e São Luís (MA) e outras quatro franquias, nos municípios de Tauá (CE), Picos (PI), Sobral (CE) e Balsas (MA).
A expansão da Selfit Academias é sustentada por dois modelos de negócios: unidades próprias e franquias. O investimento inicial para abrir uma franquia ou uma unidade própria é de R$ 3,5 milhões, com um payback estimado em 36 meses.
A Selfit não apenas expande sua presença, mas também contribui significativamente para a saúde física e mental das comunidades onde atua. “Nosso objetivo é proporcionar ambientes de alta qualidade para a prática de atividades físicas em todas as regiões do Brasil, especialmente em cidades de pequeno e médio porte que muitas vezes não têm acesso a academias HVLP (High-Value Low-Price)”, comenta Menezes.
Com esta nova fase de crescimento, a Selfit reafirma seu compromisso de democratizar o acesso à saúde e ao bem-estar, levando suas unidades para regiões ainda não atendidas e reforçando sua posição como uma das principais redes de academias da América Latina.
Diferenciais das unidades Selfit
As novas unidades da Selfit Academias estão equipadas com diversos espaços dedicados a diferentes tipos de exercícios:
- Self Intense: Área dedicada ao cross training, ideal para quem busca intensidade em seus treinos.
- Self Move: Espaço para aulas coletivas, incluindo dança, lutas, ginástica e pilates.
- Self Velo: Focado em treinos cardiovasculares, equipado com esteiras, bicicletas, remos, simuladores de escadas e elípticos.
- Self Force: Área com os melhores equipamentos de musculação e peso livre.
- Self Digital: Um espaço inovador que integra treinos presenciais e virtuais através do aplicativo Weburn, oferecendo uma variedade de treinos, dicas de alimentação e videoaulas.
Raio-x da Selfit Academias:
- Investimento inicial: R$ 3,5 milhões
- Taxa de franquia: R$ 150.000,00
- Royalties: 7%
- Taxa de publicidade: Isento
- Prazo de retorno: Payback estimado em 36 meses
- Faturamento médio mensal: Faturamento médio mensal pode chegar a R$ 400 mil
- Taxa de lucro: O lucro médio mês a mês chega a 35%.
- Número de unidades: Atualmente, a rede conta com 136 unidades em funcionamento – 107 próprias e 29 franquias
- Ano de fundação: 2012
Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 144 unidades – entre próprias (114) e franquias (30). O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais de cada um. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários.