O Senac conquistou medalha de ouro na 47a edição da WorldSkills Competition, que acabou neste domingo, 15, em Lyon, França, além de outra de prata e duas de excelência: Bruna Pimentel Martins, do Rio de Janeiro (Cabeleileiro), e Estéfany Mariana Marengoni (Cuidados de Saúde), do Paraná, subiram ao pódio, e Paulo Colauto Bedin e Maria Fronza, respectivamente das ocupações de Cozinha e Florista, também foram reconhecidos com medalhas de excelência.
O Groupama Stadium sediou a cerimônia, que colocou todos os vencedores no pódio e depois iniciou uma apresentação artística para celebrar a próxima cidade-sede da WorldSkills: Xangai, a cidade da maior competição de educação profissional do mundo em 2026.
Ao todo, o Brasil conquistou oito medalhas no mundial da Educação. As outras são dos alunos do Senai: André Luis Dono, João Lucas Gomes Guimarães e Victor Rodrigo de Freitas Ferreira levaram prata nas ocupações: Fresagem a CNC, Tornearia a CNC e Tecnologia em Design Industrial.
Já João Luiz Diniz Carvalho, Nathan Crepaldi Rodrigues e Samuel França dos Santos conquistaram bronze nas ocupações: Mecânica Industrial, Optoeletrônica e Logística e Envios Internacionais.
Último dia de provas
As provas da WorldSkills 2024 terminaram na última sexta-feira, 14. Obviamente, os desafios enfrentados pelos nossos talentos foram ainda mais complexos em reta final. Bruna, de Cabeleireiro, precisou fazer penteado para as passarelas da moda, com direito ao desfile final. Na parte da tarde, trabalhou em um visual para o tapete vermelho do MET Gala.
Paulo encarou a temida prova de técnicas, ou seja, teve um tempo determinado para trabalhar atividades como corte de carnes, preparo de omelete e outras que parecem simples, mas não quando a exigência é no nível de perfeição gastronômica.
Pâmela, a nossa baiana, teve um banquete para servir e enfrentou uma prova técnica na qual foi avaliada pela dobra correta de vários tipos de guardanapos.
Maria, a nossa artista florista, foi pega de surpresa com um desafio: decorar um bolo. E o resultado refletia a ousadia e o talento da nossa competidora.
Em Estética e Bem-estar, Gabriela fez uma maquiagem com o tema bailarina. O público pôde acompanhar uma apresentação das modelos pintadas pelas competidoras.
Já Vanessa passou por desafios variados. O destaque fica com o “fast check-in” que atraiu olhares curiosos por todo canto do Eurexpo. O dinamismo da prova dificultava ainda mais, visto que a competidora precisou lidar com uma fila de clientes apressados.
Estéfany foi a última a sair de prova, às 19h40 da noite. Sua prova derradeira foi atender a um mal-humorado cliente com artrite e uma fratura.
Que venha Xangai, em 2026!
A França se despede da WorldSkills com a sensação de dever cumprido e a entrega de um evento grandioso que misturou provas de educação profissional com debates sobre o futuro da educação profissional. A expectativa de público girou em torno de 32 mil pessoas por dia, configurando uma das maiores edições da WorldSkills já realizadas em tamanho de público.
Agora, o Senac já se prepara para recomeçar todo o processo de competição. Os Departamentos Regionais já começaram a seleção dos talentos que vão diretamente para as Competições Senac de Educação Profissional 2025. Evento “seletivo” para os talentos que representarão o Senac em Xangai, na WorldSkills 2026.