O Sistema B fez uma década de atuação no Brasil. Este marco está sendo celebrado com a campanha “Não há tempo para Plano B, mas há tempo para ser B”. A ação faz um alerta sobre a urgência das causas sociais e ambientais exigida hoje, ressaltando o trabalho proposto pela organização, que já certificou 309 empresas de 24 ramos do mercado no país, mas também atua além das certificações.
No setor de atividades agrícolas, a Fazenda da Mata é uma das empresas com certificação B Corp no Brasil. Somado a este setor, 12 corporações certificadas carregam o selo B, como Rizoma Agro e Tobasa Bioindustrial.
Bons Exemplos – A Fazenda Da Mata Orgânicos cultiva alimentos orgânicos em larga escala, numa área de proteção ambiental, em Goiânia, no coração do Brasil, sem agrotóxicos, transgênicos, fertilizantes sintéticos nem resíduos agroquímicos, com modernas técnicas de manejo seguro. Seu modelo de produção é voltado para a preservação da saúde do solo, humana e animal.
A Rizoma Agro produz, pesquisa e desenvolve tecnologia para agricultura orgânica regenerativa no país. Há 4 anos, figura como a maior produtora de grãos e leguminosas orgânicas regenerativas do Brasil. Suas lavouras estão abastecendo as principais empresas de alimentos do país e do exterior, com rendimentos equivalentes ou até superiores àqueles da agricultura tradicional. Hoje, avança na transição de terras agrícolas, com a criação de uma rede de fornecimento eficiente, produtiva e positiva.
Além destas, há a brasileira Tobasa Bioindustrial de Babaçu, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e aproveitamento integral do coco de babaçu, fomentando soluções sustentáveis e a economia circular para diversos outros ramos industriais. Seu parque industrial contempla a maior fábrica de carvão ativado de coco do continente em meio a uma área total de 175 mil m2.
Outras empresas B deste segmento são: 100% Amazônia, Agrosmart, Agrotools, Beltera, Connect Farm, Da Terra, Iniciativa Agronegócios, Meneje Bem e Sancoffee.
Campanha em Movimento – A ideia de “movimento” expressa o que o Sistema B desenvolve há uma década no Brasil, além das certificações. A organização trabalha na promoção de soluções de apoio aos negócios na jornada por impacto social e ambiental. O diretor executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Santini, destaca que o movimento já alimenta um ecossistema de negócios de impacto: “Construímos uma rede de impacto, composta por negócios que não se contentam em fazer somente a sua parte, mas entendem a urgência e querem influenciar outros negócios a mudarem”.
Para ele, a visão do Movimento é construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo às pessoas e ao planeta. O olhar para o futuro orienta as ações da organização no presente, e a campanha em comemoração dos 10 anos busca provocar essa transformação. “O futuro exige mudanças, e elas não podem ficar para depois” é outro texto trabalhado na estratégia de marketing.
A campanha também aponta caminhos para pôr as mudanças necessárias em prática, considerando as etapas desta jornada: capacitação profissional, consultorias para adoção de métricas de impacto, certificação, conexão entre negócios, advocacy e outros benefícios de fazer parte da rede. Para isso, o Sistema B está disponibilizando um kit de marketing digital, com a identidade visual da campanha para as empresas e seus profissionais customizarem as peças e postá-las em suas redes sociais.
“Quem trabalha em uma Empresa B pode sentir orgulho por contribuir com uma sociedade mais justa, logo, é a oportunidade para torná-los embaixadores do Movimento B”, propõe a diretora de Comunicação e Relacionamento do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi.
As peças publicitárias podem ser customizadas pelas empresas do Movimento B, colaboradores, consultores, investidores, membros do Conselho e outros públicos ligados aos negócios de impacto, reforçando a potência de atuação em rede e o orgulho dessa parceria. Segundo ela, a comunicação adota uma linguagem simples e didática, voltada tanto a quem já faz parte desse ecossistema, quanto a quem ainda desconhece o Sistema B. As postagens são monitoradas pela hashtag #SBB10anos.
A rede de negócios formada pelo Sistema B Brasil possui mais de 300 Empresas B nas cinco regiões brasileiras. Dentre elas, estão grandes indústrias do setor de alimentos, beleza e moda, como Danone, Natura, Grupo Arezzo&Co e Hering, e também de serviços como a Movida. A maior representatividade da rede se dá por negócios de pequeno e médio porte atuantes em setores diversos e, em especial, na prestação de serviços e de consultorias que visam a transformação da economia.
Em alguns estados, as Empresas B representam o setor de maior vocação econômica da localidade, como o Grupo Morena, de Mato Grosso, que desenvolve atividades agrícolas sustentáveis. No Pará, outro exemplo é a 100% Amazônia e a Manioca, voltadas ao fornecimento de produtos da biodiversidade local que servem de insumos para a indústria alimentícia, bebidas e cosméticos, principalmente, frutas e sementes.
“Tornar-se uma Empresa B envolve uma jornada de conscientização, adoção de padrões de impacto, integração à uma rede de empresas com a mentalidade de promoção do ESG, engajamento em causas coletivas e adesão a um processo de melhoria contínua”, conclui Rodrigo Santini.