O Carteiro Amigo Express, logtech pioneira em entregas nas favelas cariocas, aposta em tecnologia e direciona R$400 mil em recursos para implementar uma torre de controle própria, além de desenvolver um aplicativo com diversas funcionalidades para atender as dores dos moradores. Os investimentos foram anunciados após a startup receber aporte de cerca de R$ 1 milhão, fruto da participação do programa Shark Tank, da Sony.
Através da tecnologia Plus Code do Google, o Carteiro Amigo Express consegue mapear digitalmente as residências nas favelas cariocas, mesmo em áreas consideradas restritas pelos Correios como becos e vielas, e garantir que as encomendas e compras online dos moradores sejam recebidas no conforto de suas casas. Os novos investimentos visam aprimorar ainda mais as operações de logística da empresa e impulsionar a inclusão digital em comunidades historicamente desassistidas.
A torre de controle, considerada um sistema inovador, possibilita a gestão detalhada do fluxo de entrada e saída de encomendas em cada comunidade. “Com acesso em tempo real à localização dos entregadores e ao status das entregas, o Carteiro Amigo irá alcançar níveis inéditos de eficiência e transparência no processo logístico, ampliando a gama de negócios nas comunidades cariocas”, resume Pedrinho Jr. CEO do CAE.
Para a implementação, a logtech investiu em soluções tecnológicas capazes de integrar dados de variadas fontes, incluindo os sistemas de rastreamento e Plus Code do Google. Além disso, uma equipe especializada foi contratada para monitorar, analisar e agir com base nos uso de dados, reunindo informações cruciais de diversas fontes para obter compilação completa e precisa para o bom funcionamento da torre.
“Com a implementação da torre de controle e do CEP Social, fortalecemos nossas parcerias B2B e abrimos novas portas para investimentos que não só aprimoram a logística, mas também geram oportunidades de trabalho significativas para motoristas locais. A torre de controle logístico do CAE não é apenas uma ferramenta, mas uma peça-chave para aprimorar a eficácia das nossas operações logísticas dentro e fora das favelas, consolidando cenários competitivos, mas inovadores, ambos partes desse mercado cada vez mais digitalizado”, explica Pedrinho Jr.
A integração e o cruzamento de dados convergem com o app de motorista da Vai Fácil, que funciona como rastreio das entregas para os embarcadores parceiros. Trata-se de uma central estratégica que ilumina todos os passos da operação empresarial da Vai Fácil e do Carteiro Amigo, oferecendo uma visão dinâmica e em tempo real dos movimentos na logística da empresa, permitindo identificar padrões, antecipar tendências e corrigir desvios de entregas no asfalto e nas comunidades, fundamentando decisões estratégicas e operacionais de ambas as empresas.
“A transparência da torre de controle não só impulsiona nossa eficiência operacional, mas também fortalece parcerias comerciais. Estamos não apenas entregando pacotes, mas criando, ainda, oportunidades reais de emprego para motoristas das próprias comunidades, promovendo um ciclo de crescimento sustentável”, ressalta Thiago Monsores, CPO do Carteiro Amigo.
O Carteiro Amigo Express (CAE) é uma logtech de impacto social especializada em postagem, retiradas, entregas de cartões de crédito e encomendas da internet. Criada em 2000, foi a primeira startup a entregar correspondências na Rocinha e já é referência nas comunidades do RJ. Tem a missão de digitalizar as favelas “de dentro para fora”, levando dignidade às comunidades que não tem CEP e trazendo também comodidade para os moradores, que recebem os produtos no conforto de suas casas. Ao menos sete comunidades cariocas são contempladas pelo Carteiro Amigo Express, assim como mais de 30 bairros adjacentes já contam com os serviços de logística da empresa.