Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados referentes a 2019, de 10 pessoas com deficiência que buscam uma colocação no mercado de trabalho, apenas 3 conseguem uma vaga. E não para por aí, quem conquista uma vaga, recebe um salário inferior às pessoas sem alguma deficiência, cerca de dois terços do salário.
Considerado o Mês da Luta das Pessoas com Deficiência, setembro traz consigo a visibilidade necessária para a causa dos direitos dos PCD’s. Um mês importante para refletir sobre a inclusão e a igualdade dentro da sociedade. Nesse contexto, o Supermercados Mundial destaca-se como um dos pioneiros na contratação de PCDs, oferecendo oportunidades exclusivas e priorizando a inclusão e a diversidade em seu quadro de colaboradores.
Desde sua fundação, a varejista carioca sempre teve em seu quadro de funcionários pessoas com deficiência, servindo como porta de entrada desses profissionais no mercado de trabalho. Segundo a Lídia Maria, Gerente de RH do Mundial, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma questão de justiça social e respeito à diversidade. “Acreditamos que todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades e condições de trabalho, independentemente de sua condição física ou intelectual. Valorizamos as habilidades e competências de cada indivíduo, reconhecendo que a diversidade nos torna mais fortes. É nosso dever de cidadania e responsabilidade social”.
Atualmente, a rede conta com mais de 400 PcD’s em seu quadro, trabalhando em diferentes setores. Muitos estão na organização há 10, 20 anos. É o caso de Jorge Salvador de Oliveira, que trabalha na unidade da Rua do Matoso, Rio Comprido, há mais de 16 anos. Jorge foi recrutado no Mundial como PcD reabilitado, pois em vista de acidente de trânsito, o mesmo adquiriu deficiência física, ficando por 8 anos sem oportunidade de trabalhar por ser um profissional com deficiência. “Eu estou adaptado perfeitamente à função que exerço, e tenho ótimas relações de amizade, inclusive com clientes, que me tratam muitíssimo bem”, orgulha-se.
Acessibilidade para colaboradores e clientes
Com políticas inclusivas e programas de capacitação, a rede de Supermercados Mundial tem se empenhado em oferecer um ambiente de trabalho acolhedor e adaptado às necessidades das pessoas com deficiência. Além disso, a empresa busca promover a conscientização e a sensibilização entre seus colaboradores e clientes, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Para auxiliar o consumidor que, muitas vezes tem suas experiências de compra dificultadas e não possuem qualquer assistência, tornando algo que deveria ser um direito, o Supermercados também segue oferecendo auxílio em todas as etapas de compra. Todas as lojas da rede contam com funcionários para atender pessoas com deficiência em suas visitas. Eles serão responsáveis pela condução, indicação da localização dos produtos desejados e auxílio na locomoção e montagem do carrinho, tanto na hora das compras, como para o pagamento. As pessoas que desejarem tal auxílio deverão solicitá-lo SAC da loja.
Coral de surdos
Uma das iniciativas do supermercado é o coral de surdos, composto por colaboradores que possuem deficiência auditiva e se uniram para ultrapassar a barreira comunicacional através da música e integração. O grupo emociona através da interpretação de canções apresentadas em libras, que mostram como o sentimento é universal. O coral já se apresentou em grandes eventos do Mundial, como inauguração de lojas e homenagens.
Do tradicional ao moderno
Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).
Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda, em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.
Redes sociais:
www.supermercadosmundial.com.br
Facebook: Supermercados Mundial Oficial
Instagram: @supermercadosmundial