O público do Festival de Verão Salvador tirou o pé do chão, mas não tirou a mão dos smartphones. A TIM – patrocinadora do evento pelo segundo ano consecutivo – registrou um tráfego de 7,96 terabytes de dados na infraestrutura instalada no Parque de Exposições. O volume utilizado pelos clientes da operadora equivale a quase três anos ininterruptos de vídeos no YouTube ou ao envio ou recebimento de 7,7 milhões de fotos e vídeos no WhatsApp. Desse total, 33% passou pela rede 5G, o que mostra a consolidação da tecnologia.
O pico de conexões aconteceu durante o show do cantor Thiaguinho, estreante no Festival de Verão, que cantou no Palco Ponte no domingo (28). Já dentre as atrações do Palco Cais, as apresentações mais conectadas foram as de Lulu Santos, Gloria Groove, Ivete Sangalo e IZA.
A ótima experiência de conexão, as ativações inovadoras e a intensa cobertura nas mídias sociais fizeram a TIM ser a marca mais comentada positivamente nas redes durante o Festival. A operadora se destacou dentre os patrocinadores – pelo segundo ano seguido – em menções positivas e neutras de acordo com análise da empresa por meio de uma ferramenta especializada. Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da companhia, celebra o resultado: “apostamos em ações inéditas, como o Karaokê 5G, que conectou as pessoas na roda-gigante com a banda no estande por meio da nossa tecnologia de quinta geração em altíssima velocidade e sem delay. Esse tipo de ativação surpreendeu o público, que também acompanhou toda a movimentação do nosso espaço junto com os influenciadores nas redes sociais. Entregamos muitas possibilidades, vivenciando toda a energia do Festival de Verão, e estamos orgulhosos de termos alcançado novamente o objetivo de ser a marca mais celebrada”.
Mais de 1,7 mil pessoas passaram pelas ações da TIM no evento, incluindo – além do Karaokê 5G – o espaço para convidados no rooftop do estande, a ação com óculos de realidade virtual que promovia uma verdadeira imersão nos shows e a plataforma de fotos 360° no camarote. O espaço da operadora recebeu influenciadores e celebridades como Mariana Ximenes, Babu Santana, Lore Improta, Carlinhos Brown e Theodoro. Outro destaque foi a transmissão via 5G, em parceria com a Globo, de parte do show de IZA, embaixadora da marca. A cantora e um dos seus bailarinos entraram no palco com smartphones conectados à rede quinta geração da operadora e mostram seus pontos de vista da apresentação.
A loja para venda de chip, recarga e acessórios também serviu como ponto de referência para mulheres em situações de perigo, oferecendo conexão a uma rede de apoio. A equipe foi treinada para atender às mulheres que precisassem de suporte em casos de assédio, violência física e outras de situações de risco. A iniciativa faz parte do projeto Caminho Delas, lançado no ano passado em parceria com o aplicativo Mulheres Positivas.
A Atenas, das sócias baianas Denise Garrido e Quércia Andrade, foi a agência parceira da TIM no Festival de Verão de Salvador 2024 e assinou toda a criação, o planejamento e a execução das ativações da operadora no festival. Já a BETC HAVAS foi responsável por todo o key visual, ações de divulgação, influenciadores, estratégia e cobertura nas redes sociais. A campanha contou com mais de 160 publicações nas redes sociais proprietárias – duas vezes mais que na última edição – superando em 206% o alcance de 2023 com 560 mil engajamentos e 27 milhões de visualizações.
“Seguimos, em um projeto sólido com a TIM, trabalhando a plataforma de música com força total em todas as comunicações da marca. No Festival de Verão deste ano, exploramos as possibilidades de conexão do 5G, gerando conversas nas redes sociais da marca e nas redes de um time robusto de celebridades e influenciadores. O resultado foi uma favorabilidade relacionada positiva de 92% em redes sociais e a certeza de que o nosso trabalho em social media continua em ascensão”, diz Daniela Lima, diretora de Conteúdo e Redes Sociais da BETC Havas.