Existe uma crescente procura por veículos elétricos no Brasil e no mundo, esse movimento tornou esses modelos populares e desejados. Para quem ainda não pode bancar a compra de um carro zero quilômetro, os usados e seminovos podem ser uma ótima opção de entrada no mundo da mobilidade elétrica. Mas é necessário alguns cuidados adicionais.
Entre janeiro e dezembro de 2023, exatos 19.310 veículos elétricos (BEV) zero quilômetro foram vendidos no Brasil. O número representa alta impressionante de 56,2% se comparado com o mesmo período de 2022. Essa alta na procura pelos elétricos foi embalada pela entrada de novos players no mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), para 2024 a expectativa é de que as vendas desses veículos cresçam 60% em relação ao ano anterior.
Segundo dados da Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país e que conta com mais de 1,2 milhão de clientes cadastrados, a busca por informações sobre carros 100% elétricos usados teve um crescimento de 167% em 2023, no comparativo com 2022. Já os modelos híbridos, apresentaram uma alta de 139% no mesmo período. As três marcas de elétricos mais pesquisadas foram: Volvo, Nissan e BYD. Com relação aos híbridos, as montadoras que lideraram as buscas foram: Chery, BMW e Volvo. A empresa com o maior crescimento entre os elétricos usados foi a BYD, com 333%.
Para quem ainda não pode adquirir um modelo zero, é importante estar atento para os cuidados na hora de comprar um veículo elétrico seminovo. Pensando nisso, a GreenV – mobility tech que desenvolve tecnologias inteligentes para o setor – preparou algumas dicas para quem está em busca de um carro elétrico usado.
De acordo com a GreenV, os principais itens a serem analisados são:
- Estado de saúde da bateria: é o componente mais caro do veículo e, por isso, é importante verificar a sua capacidade de armazenamento de energia. A maioria dos fabricantes oferece garantia de 8 anos para a bateria.
- Conectores e condições de recarga CA/CC: a recarga é um dos principais fatores a serem considerados na escolha de um carro elétrico. É importante verificar se o veículo possui os conectores necessários para a recarga rápida (CC) e lenta (CA).
- Assoalho do carro: a bateria do carro elétrico fica localizada no assoalho, por isso, é importante avaliar se há danos ou sinais de deformação.
- Painel de instrumentos: o painel de instrumentos deve apresentar informações sobre a autonomia, o consumo de energia e o estado da bateria.
- Suspensão do carro: a suspensão do carro elétrico é diferente da suspensão de um carro a combustão. É importante vistoriar se as molas e amortecedores estão em bom estado.
Além desses itens, a GreenV lembra que é primordial verificar se o carro passou pelas revisões periódicas e se possui a documentação em dia. Para uma garantia adicional, peça, na concessionária ou revendedora, um laudo detalhado sobre a saúde da bateria, muitos veículos permitem extrair essas informações por meio de scanners conectados à porta de diagnóstico OBD, utilizando adaptadores Bluetooth e aplicativos específicos para o modelo.
Além da análise técnica, um teste prático é essencial. Realizar uma condução em condições normais permite avaliar o consumo real da bateria. É indicado percorrer um trajeto variado, com algumas acelerações mais intensas e outras mais suaves. Se, ao final, o consumo de bateria estiver em linha com as expectativas do modelo, isso fortalece a confiança na saúde energética do veículo.
Por outro lado, a Olho no Carro pode ajudar a ter mais segurança na hora de procurar e comprar um veículo seminovo ou usado. Através da placa ou do número do chassi, a plataforma é capaz de levantar cerca de 30 informações sobre o veículo, como o preço-médio de sua venda, a opinião de donos do mesmo modelo, se o carro/moto em questão passou por alguma situação de roubo ou leilão e muito mais. Alguns desses serviços são oferecidos de forma gratuita, sendo que o pacote completo de informações custa R$59,90