• Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Nexxera defende MBaaS como evolução mais segura ao modelo de BaaS

Para Edson Silva, fundador da Nexxera, empresas devem abandonar o modelo de Bank as a Service e adotar uma abordagem mais segura de integração financeira

Redação por Redação
27 de abril de 2026
em Empresas / Negócios
0
Edson Silva

Edson Silva, fundador e presidente e fundador da Nexxera

Share on FacebookShare on Twitter

O multibanking já é uma realidade no ambiente corporativo. Empresas operam com múltiplos bancos, plataformas e sistemas financeiros simultaneamente. Para a Nexxera, no entanto, o debate mais relevante deixou de ser a existência desse modelo e passou a ser como ele está sendo estruturado.

Segundo Edson Silva, fundador e presidente da companhia, o mercado seguiu um caminho arriscado ao incentivar empresas, muitas pequenas fintechs e empresas de nicho sem vocação para atuarem como bancos, a criarem suas próprias estruturas financeiras.

“O BaaS não é o problema. O problema é achar que tudo pode virar banco”, afirma.

Esse movimento ganhou força com o avanço do estímulo do Bacen para ampliar as plataformas de Bank as a Service (BaaS) como forma de ampliar as ofertas e a competitividade, abrindo-se espaço para fintechs e companhias de diversos setores estruturarem ofertas financeiras próprias sem a devida competência e, com as falhas na regulação, não foi possível evitar o descontrole, inclusive originando uso fraudulento das plataformas. Na avaliação do executivo, essa lógica começa a mostrar limitações e fraquezas importantes, especialmente em segurança, governança e sustentabilidade.

MBaaS: integração sem assumir o risco de ser banco

Como resposta, a Nexxera defende o conceito de Multibanking as a Service (MBaaS), que já aplica há mais de 3 décadas.

O modelo permite prover todos os serviços bancários ou financeiros integrados às contas e fluxos financeiros dos bancos, mantendo as transações e respectivas permissões dentro da infraestrutura dos bancos onde elas já existem, sem a criação de estruturas intermediárias que concentram risco.

“O MBaaS segue uma lógica mais segura: integrar e ser um multiplicador de oportunidades para os bancos sem assumir o risco de ser banco. As operações continuam protegidas pelas camadas de segurança e compliance das instituições financeiras”, explica o executivo.

Na prática, empresas passam a operar em um ambiente multibanco e multi conta com visão unificada, mas sem deslocar a responsabilidade crítica para fora dos bancos e mais, permite que ecossistemas compostos por dezenas ou milhares de empresas possam rodar o mesmo motor de serviço, permitindo que cada empresa opere com seu banco.

O risco do “banco de nicho”

Para o presidente da Nexxera, a popularização do BaaS estimulou uma corrida para a criação de “bancos de nicho”, muitas vezes impulsionada por um ambiente regulatório mais permissivo.

“Criou-se a ideia de que qualquer empresa pode virar banco. Esse movimento agora começa a ser revisado pelo mercado e pelos reguladores. Ser banco exige um nível de governança, segurança e resiliência que não se constrói rapidamente. Muitas dessas iniciativas nascem com fragilidades, exigindo um time e iniciativas de compliance que, pelo custo, acabam não existindo e  que se tornam críticas com o tempo. Nesse contexto, a multiplicação de estruturas intermediárias amplia a superfície de risco”, ressalta Silva.

ERP Banking e a repetição do problema

Outro movimento observado é o avanço de empresas de software de gestão tentando incorporar funcionalidades bancárias — o chamado “ERP Banking”. Na visão do executivo da Nexxera, essa tendência repete a lógica do BaaS.

“Sistemas de gestão são essenciais, mas assumir funções bancárias é outro nível de exigência. Já houve iniciativas que não se sustentaram por esse desalinhamento. O caminho mais consistente é integrar esses sistemas a uma infraestrutura de serviços financeiros robusta — e não transformá-los em bancos”, reflete. 

Segurança como eixo central

A Nexxera defende que o debate sobre Multibanking as a Service precisa evoluir da eficiência para a segurança. Ao manter as transações dentro dos bancos, o MBaaS reduz a exposição de credenciais e a dependência de plataformas intermediárias ou de borda, diminuindo riscos de fraude, vazamento de dados e fragilidade operacional.

Com mais de três décadas de atuação como plataforma multibanco, a Nexxera reforça que não busca substituir instituições financeiras, mas viabilizar uma nova camada de integração entre elas. “Precisamos aprender a trabalhar com os bancos, ao invés de competir com eles apenas”, afirma o executivo.

A empresa permite que empresas e fintechs construam seus próprios ambientes dentro da lógica do MBaaS, mantendo as operações ancoradas nos bancos e sem assumir riscos desnecessários.

“Não é mais sobre conciliar melhor. É sobre operar com segurança em um ambiente mais complexo e exposto. O mercado não precisa de mais bancos. Precisa de mais inteligência adicionada aos nichos e mercados para conectar o que já existe com segurança, onde podem obter mais lucros do que se expor em ter contas quando o resultado está no serviço”, conclui o presidente da Nexxera.

Nexxera

A Nexxera, com sede em Florianópolis (SC) e principal unidade de negócio em São Paulo, é o maior ecossistema de serviços financeiros, supply chain e crédito do Brasil. Fundada em 1992 junto ao seu sócio Edenir Siolva e presidida por Edson Silva, a companhia oferece um ecossistema completo com soluções de cash, crédito e supply chain para empresas de todos os portes. 

Com foco em resultado, eficiência e escalabilidade, ancorada em tecnologia de ponta, a Nexxera integra corporações de todos os portes e segmentos com sua cadeia produtiva, instituições financeiras e parceiros estratégicos, movimentando trilhões em transações anuais. Entre seus clientes estão Carrefour, Sony Music, Merck, Brasil Brokers, Gafisa, Cyrela, Crefisa, Rinnai Brasil, Direcional, Mozak, Tenda e Nu Pagamentos. 

Presente nas principais cadeias de negócios do país, a Nexxera segue liderando movimentos de inovação que fortalecem a economia e ampliam a transparência nas relações empresariais. 

Mais informações: www.nexxera.com 

Tags: BaaSEdson SilvaMBaaSNexxera
Postagem anterior

Pequenos luxos movem nova lógica do consumo global

Próximo Post

Plataforma cruza dados para rastrear cadeias de commodities

Redação

Redação

Relacionado Posts

Empresas / Negócios

Gestão de pessoas e liderança: o futuro corporativo

por Redação
26 de junho de 2026
Empresas / Negócios

A logística por trás do transporte de veículos para outro estado

por Redação
26 de junho de 2026
Empresas / Negócios

Caminhos para os desafios do setor de renováveis no Brasil são destaques do Congresso The smarter E South America

por Redação
26 de junho de 2026
COPA 2026: biometria ganha espaço no iGaming e fortalece a segurança em transações digitais
Empresas / Negócios

COPA 2026: biometria ganha espaço no iGaming e fortalece a segurança em transações digitais

por Redação
26 de junho de 2026
Black Skull amplia portfólio e lança Whey 100% HD sabor Milho Verde
Empresas / Negócios

Black Skull amplia portfólio e lança Whey 100% HD sabor Milho Verde

por Redação
26 de junho de 2026
Próximo Post
Plataforma de integração

Plataforma cruza dados para rastrear cadeias de commodities

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Radisson Barra da Tijuca - Wellness - Foto: Rapha Urjais

    Novo perfil de viajante impulsiona investimentos no Radisson Rio de Janeiro Barra

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Toalhas Atlântica fortalece atuação no segmento de hospitalidade e bem-estar com a linha Hotel A

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Galvanotek aposta nas tradições juninas para valorizar a diversidade gastronômica brasileira

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Amazon lança Amazon Basics, sua marca global própria, no Brasil: qualidade internacional e entrega rápida para todos os brasileiros

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 5 melhores marcas de trigo para pizzarias

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Educação flexível e financiamento no mercado de trabalho

26 de junho de 2026

Conforto e sustentabilidade: Reinventando o bem-estar doméstico

26 de junho de 2026

Desenvolvimento urbano: engenharia e materiais na habitação

26 de junho de 2026

Gestão de pessoas e liderança: o futuro corporativo

26 de junho de 2026

Engenharia residencial: materiais e infraestrutura no lar

26 de junho de 2026

Mais lidas no mês

Radisson Barra da Tijuca - Wellness - Foto: Rapha Urjais

Novo perfil de viajante impulsiona investimentos no Radisson Rio de Janeiro Barra

por Redação
19 de junho de 2026
0

A hotelaria mundial vive uma profunda transformação. Se antes a hospedagem era vista apenas como um local para descanso, hoje...

Toalhas Murano - HOTEL A - Toalhas Atlântica

Toalhas Atlântica fortalece atuação no segmento de hospitalidade e bem-estar com a linha Hotel A

por Redação
24 de junho de 2026
0

A Toalhas Atlântica está lançando uma nova família de produtos, para atender ao segmento de Hospitalidade e Bem-Estar. A indústria, que sempre foi...

Galvanotek Embalagens

Galvanotek aposta nas tradições juninas para valorizar a diversidade gastronômica brasileira

por Redação
24 de junho de 2026
0

Quando se fala em São João, é comum pensar logo em canjica, pamonha e quentão. Mas basta viajar pelo Brasil...

Amazon lança Amazon Basics

Amazon lança Amazon Basics, sua marca global própria, no Brasil: qualidade internacional e entrega rápida para todos os brasileiros

por Redação
24 de junho de 2026
0

A Amazon anuncia o lançamento de Amazon Basics no Brasil: sua marca global própria, que oferece produtos com qualidade comprovada...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

open finance

O negócio oculto por trás do Open Finance. Seus gastos viraram produto e quase ninguém percebeu

por José Pinheiro Júnior
15 de junho de 2026
0

Durante anos, a relação entre clientes e instituições financeiras foi relativamente simples. Bancos guardavam informações sobre movimentações, renda e histórico...

Últimas postagens

  • Educação flexível e financiamento no mercado de trabalho
  • Conforto e sustentabilidade: Reinventando o bem-estar doméstico
  • Desenvolvimento urbano: engenharia e materiais na habitação

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.