O Rio2C 2025 abre as inscrições (de 3 a 21 de fevereiro) para o PitchingShow e as Rodadas de Negócios de música. Sucesso nas edições anteriores do evento, as iniciativas têm o objetivo de promover a conexão entre artistas, produtores e empresas do setor. Apresentado pela Petrobras e pelo Governo Federal, o maior encontro de criatividade da América Latina acontece na Cidade das Artes, de 27 de maio a 1 de junho.
PitchingShow 2025
O PitchingShow oferece a artistas e bandas a oportunidade de se apresentarem ao vivo por 30 minutos no Rio2C Stage, entre os dias 27 e 30 de maio de 2025. Os pocket shows ocorrem diante de uma comissão formada por executivos de gravadoras, rádios, plataformas de streaming, empresários, curadores de festivais e jornalistas. A curadoria do segmento é liderada por Zé Ricardo, diretor artístico de renomados festivais. A grande novidade dessa edição é que os shows acontecerão durante o fim do dia, de terça a sexta-feira.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 300 participantes, abertas a artistas nacionais e latino-americanos com trabalhos autorais. A seleção dos oito artistas que se apresentarão no evento será realizada em duas etapas: uma triagem inicial feita pela comissão de música e, posteriormente, uma votação popular.
A comissão da música é composta por Adriana Ramos (Managing Director, Universal Music Publishing Group); Duane Gigliotti (Head of New Business, Believe); Elisa Maia (Curadora – a confirmar, Festival Até o Tucupi / Circuito Amazônico – AM); Filippe Siqueira (Diretor de A&R, Warner Chappell); Gustavo Vianna (Diretor de A&R, Abramus); Heloisa Aidar (Managing Director, Boa Musica); Isabela Prestes (A&R, Sony Music Group); Ivanna Tolotti (Idealizadora e Diretora Geral, TUM Festival – SC); Izabel Marigo (Head of New Business Development, ONErpm); Marcelo Pepe (A&R, Sbacem); Miguel Afonso (Gerente de A&R, Universal Music Group); Monica Brandrão (Country Manager, Altafonte Brasil); Nino Vilassa (A&R, Som Livre); Renato Rocha (A&R, UBC); Sara Loiola (Presidenta, Abrafin e Festival Yalodê – DF); Simone Marçal (Diretora, Formemus – ES); Tatiana Cantinho (Diretora Geral, Warner Music); Teo Ruiz (Diretor Geral, Feira Internacional de Música do Sul – FIMS – PR); Veronica Pessoa (A&R & Artists Services Sr. Manager, The Orchard); e William Mendonça (Diretor e Curador, Festivais Noites Brasileiras, Festival Ecléticos – CE).
Rodadas de Negócios de Música
As Rodadas de Negócios proporcionarão reuniões individuais de 20 minutos entre artistas, empresários e importantes executivos do mercado, como gravadoras, selos, agregadoras, editoras e promotores de shows. Essas sessões ocorrerão de 28 a 30 de maio de 2025. A inscrição para as Rodadas de Negócios não garante a realização de reuniões, uma vez que os próprios players selecionam as empresas, artistas ou projetos mais adequados aos seus perfis e interesses. Os participantes selecionados podem contar com até dois representantes devidamente credenciados no Rio2C 2025.
Para 2025 vários nomes já estão confirmados nas Rodadas, como Universal Music Publishing, Biscoito Fino, Virgin Music Group, Poesia Acústica e Som Livre.
· Rodadas de Negócios: de 28 a 30 de maio de 2025
· Consultoria online: 28 e 29 de abril de 2025
· Divulgação das agendas: a partir de 3 de maio de 2025
· Divulgação dos selecionados: 7 de abril de 2025
· Rodadas de Negócios: de 28 a 30 de maio de 2025
Meetups: Conexões Estratégicas
O Rio2C 2025 também promoverá sessões de meetups, encontros curados entre diferentes setores da indústria criativa, como Games, Audiovisual, Marcas e Startups. Os participantes se reúnem em mesas redondas por 15 minutos, permitindo uma interação direta e objetiva com os principais executivos do mercado musical.
Capacitação e Atualização Profissional
Além das oportunidades de negócios, o Rio2C 2025 oferecerá uma série de atividades voltadas para a capacitação e atualização dos profissionais da música, incluindo Masterclasses, Workshops, Mentorias e sessões de “30 Minutos Com”. Essas iniciativas visam promover o networking, a capacitação de profissionais e o compartilhamento de conhecimento e experiências.
Rio2C
O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina.
O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.
Impacto e relevância
● Mídia On: Impacto total de 97.165.194 pessoas e alcance de 32.388.398 pessoas.
● Mídia Off: Investimento de R$ 27,8 milhões.
● Mídia Espontânea: Avaliada em R$ 49,6 milhões, com 1.353 matérias e reportagens e a participação de 612 jornalistas.
Mais Informações
· Site oficial do Rio2C: https://www.rio2c.com/
· Instagram: https://www.instagram.com/
· LinkedIn: https://www.linkedin.com/
· Facebook: https://www.facebook.com/
· Twitter: https://twitter.com/rio2c_