• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Os impactos da reforma tributária para o varejo supermercadista

O tema será destaque do workshop online promovido pela Escola ASSERJ, em parceria com a PWC

Redação por Redação
7 de fevereiro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A iminente reforma tributária traz consigo significativas mudanças para o varejo supermercadista e atacadista, focadas na implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Estas medidas não apenas impactarão diretamente o setor, mas também exigirão adaptações profundas na gestão tributária e no fluxo de caixa das empresas.

Segundo Fabio Silva, especialista em ciências contábeis pela USP e consultor da BMS Projetos, a transição para o IBS e CBS aumentará consideravelmente a complexidade da cadeia de fornecimento. “A necessidade de monitorar tributos em cada etapa e garantir conformidade fiscal dos fornecedores demandará a implementação de sistemas de apuração baseados em médias históricas, com ajustes subsequentes”, destaca o especialista.

A introdução desses novos sistemas, porém, levanta preocupações quanto à integridade dos dados, especialmente durante a fase inicial de implementação. Enquanto a CBS será implantada de forma mais rápida, o IBS exigirá planejamento cuidadoso e ajustes contínuos ao longo dos anos.

Para os participantes do Simples Nacional, a adesão ao IBS e CBS poderá ser estratégica para manter a competitividade no mercado, apesar da necessidade de optar pela geração de créditos tributários. Por outro lado, fornecedores do Simples que não aderirem poderão enfrentar dificuldades em competir em licitações e negociações com grandes compradores.

O novo regime de split payment, que antecipa o pagamento dos tributos pelo comprador, visa garantir a efetiva geração de créditos ao longo da cadeia produtiva. Contudo, para supermercados e atacadistas, isso representa um desafio significativo, impactando diretamente o fluxo de caixa e a sustentabilidade financeira das empresas, especialmente aquelas com margens reduzidas e vulneráveis à inadimplência de clientes e fornecedores.

Além disso, a gestão de inadimplência fiscal na cadeia de valor exigirá ferramentas robustas de monitoramento fiscal, cláusulas contratuais rigorosas e investimentos em compliance para mitigar riscos fiscais.

A reforma também redefine a tributação de produtos, com itens essenciais isentos de IBS e CBS e a aplicação de impostos seletivos sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Isso impõe novos desafios operacionais aos supermercados, incluindo a necessidade de adaptação dos sistemas de classificação e uma educação clara aos consumidores sobre os impactos nos preços.

Para o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, empresas que se adaptarem proativamente às mudanças poderão se diferenciar no mercado ao promover produtos sustentáveis e saudáveis, alinhando-se às novas exigências tributárias e às expectativas dos consumidores. “Estamos sempre atentos às mudanças e transformações. A Escola ASSERJ, em parceria com a PWC, vai realizar, no dia 18 de fevereiro, um workshop online voltado para os associados supermercadistas, para apresentar as mudanças que podem impactar o varejo e prepará-los para se adaptar de forma estratégica e ágil”, enfatiza o executivo.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Postagem anterior

Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero

Próximo Post

Advogados explicam gratuitamente sobre direitos do paciente de câncer

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Advogados explicam gratuitamente sobre direitos do paciente de câncer

Advogados explicam gratuitamente sobre direitos do paciente de câncer

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Apresenta Summit 2025 celebra o crescimento do setor de eventos 

por Redação
16 de novembro de 2025
0

OApresenta Summit 2025, que será realizado no dia 24 de novembro, no Fairmont Copacabana, chega em um momento histórico para...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.