As colaborações entre marcas, conhecidas como collabs, se consolidaram como uma das estratégias mais eficazes no mercado atual. Mais do que apenas unir duas empresas em um único projeto, essas parcerias ajudam a fortalecer valores, ampliar o alcance de novos públicos e turbinar os resultados de ambas as partes.
De acordo com um estudo da PwC, cerca de 60% das grandes empresas relataram que colaborações estratégicas foram essenciais para impulsionar resultados em produtos e serviços. Um exemplo é a aliança entre a Starbucks e a PepsiCo, que resultou na criação da linha de bebidas “Starbucks Frappuccino”, gerando vendas superiores a US$ 1 bilhão anuais desde seu lançamento em 1996.
“Uma collab bem estruturada é mais do que um simples co-branding, é uma oportunidade para marcas que buscam conexões autênticas com seus consumidores e formas inovadoras de se destacar da concorrência”, diz Talita Dallman, gerente de marketing do Shopping São José.
Em 2024, o shopping investiu nessa tendência em diferentes momentos do ano. No Dia das Mães, colaborou com a Ópera Citroën; no Carnaval, com a Mili; e, no Natal, com a ValeSul e Festtone – que resultou em um mês recorde de vendas, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para a Festtone, a ação representou um salto na visibilidade da marca, que foi exposta para os mais de 800 mil clientes que passaram pelo empreendimento durante o mês de dezembro.
“Participar das ações de final de ano do Shopping São José foi uma oportunidade única de reforçar a conexão da nossa marca com a magia e o encanto dessa época tão especial. Foi gratificante proporcionar nossos Panettones Festtone – símbolo de tradição e celebração – para ainda mais famílias durante esse período”, destaca Eros Pacheco, gerente nacional de Vendas e Marketing da Festtone.
Outra collab de sucesso foi a parceria entre a tradicional Bala de Antonina, reconhecida com o selo de Indicação Geográfica (IG) desde 2020, e a marca Sallie Body & Home – loja presente no Shopping São José. A iniciativa foi vencedora da categoria Banho e Higiene no 32º Prêmio Atualidade Cosmética, uma das premiações mais importantes para o setor no Brasil.