• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Varejo: 57% dos consumidores preferem comprar presencialmente

Mesmo com o crescimento do e-commerce, número de clientes que preferem lojas físicas ainda é expres

Redação por Redação
19 de maio de 2025
em Economia
0
Varejo

Foto: Reprodução/Freepik

Share on FacebookShare on Twitter

Não é novidade no varejo que o e-commerce veio para ficar e tende a crescer a cada ano. No entanto, as lojas físicas estão longe de perder relevância e continuam atraindo uma alta demanda no Brasil e no mundo.

É o que mostra um estudo realizado pela EY Future Consumer. De acordo com os resultados, 57% dos consumidores valorizam a experiência sensorial e preferem sentir os produtos antes de comprá-los.

Com isso, embora seja essencial investir em plataformas digitais, o comércio físico segue como uma alternativa para alcançar mais clientes e ampliar o volume de vendas.

Varejo online ainda representa parcela menor do setor

O estudo Transformação Digital da América Latina 2024 revelou que o e-commerce cresceu 16% no Brasil — a maior alta registrada globalmente. Ainda assim, a modalidade representa apenas 11% de todo o varejo nacional.

Nos últimos 12 meses, o Brasil somou mais de 30 bilhões de acessos a lojas digitais. No entanto, os dados de vendas mostram que, apesar do interesse em pesquisar produtos online, ainda há uma preferência pela interação física.

O comércio eletrônico oferece vantagens como praticidade e conveniência, permitindo compras sem sair de casa. Por outro lado, as lojas físicas proporcionam benefícios como preços mais atrativos e a possibilidade de levar o produto na hora.

Atendimento presencial ainda é valorizado

A pesquisa da EY Future Consumer também apontou que 32% dos consumidores ainda valorizam o atendimento presencial, com funcionários disponíveis para esclarecer dúvidas e atender pedidos em tempo real.

No e-commerce, esse aspecto vem sendo aprimorado com o uso de inteligência artificial, que analisa o comportamento do consumidor para oferecer um atendimento mais personalizado. Ainda assim, falhas de eficiência ou atrasos podem comprometer a experiência de compra.

Além disso, especialistas destacam que o atendimento presencial favorece o vínculo entre loja e cliente, algo mais difícil de ser reproduzido no ambiente digital.

Mesmo assim, o e-commerce continua sendo parte essencial das estratégias de marca. Por isso, adotar abordagens omnichannel — que integram lojas físicas e plataformas digitais — é cada vez mais importante, assim como acompanhar inovações no setor.

Como aproveitar o potencial das lojas físicas?

Para os varejistas, os dados indicam que as lojas físicas seguem sendo relevantes. No entanto, é fundamental alinhar ações de marketing aos canais digitais para ampliar o alcance da marca.

Dentro dos espaços físicos, algumas práticas recomendadas incluem investir em um estoque estratégico, adaptado conforme a demanda — o que pode ser feito com o apoio da tecnologia. Além disso, é importante que os produtos sejam organizados de forma a destacar os itens mais procurados.

Outro fator relevante são os meios de pagamento, que devem ser variados e flexíveis. No varejo, o crediário é uma alternativa, pois permite parcelas maiores com menos juros, em um cenário de instabilidade financeira no país.

Nesse contexto, plataformas como o Meu Crediário atuam com análise de crédito, oferecendo condições adequadas para cada cliente e permitindo que os lojistas fechem vendas apenas com consumidores em situação favorável, reduzindo o risco de inadimplência.

Assim, o crediário pode se tornar um aliado para aumentar as vendas, principalmente em um mercado onde as lojas físicas continuam sendo peça-chave.

Postagem anterior

Ferramenta jurídica ajuda a calcular descontos indevidos em fraude do INSS

Próximo Post

36% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o vale-refeição no Brasil

Redação

Redação

Relacionado Posts

Economia

FIDCs se destacam como alternativa estratégica no cenário de juros altos

por Redação
2 de dezembro de 2025
A importância da cerveja na economia global
Economia

A importância da cerveja na economia global

por Redação
5 de setembro de 2025
Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário
Economia

Varejo supermercadista segue batendo recordes de emprego! ASSERJ explica cenário

por Redação
2 de setembro de 2025
Taxas - Reprodução Freepik
Economia

Mudanças no IOF e novos impostos preocupam apostas, fintechs e setor cripto

por Redação
26 de junho de 2025
Supermercados apostam na cesta de inverno para aquecer as vendas nos meses frios 
Economia

Supermercados apostam na cesta de inverno para aquecer as vendas nos meses frios 

por Redação
26 de junho de 2025
Próximo Post
Foto: Reprodução/Freepik

36% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o vale-refeição no Brasil

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Pedro Vitali, Ricardo Vaimberg e Camillo Torquato, sócios da T&D Sustentável, estiveram presentes na cerimônia

100 Open Startups: T&D Sustentável vence categoria Water and Sanitation 2025

por Redação
19 de novembro de 2025
0

Na noite desta segunda-feira (17/11), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, aconteceu a 10ª edição do Ranking 100 Open...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.