• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Com café mais barato, supermercados miram fidelização e aumento no consumo

Com a recente queda nos preços, o setor cafeeiro ganha novo fôlego no varejo do Rio de Janeiro, impulsionando o consumo do tradicional “cafezinho”

Redação por Redação
17 de julho de 2025
em Empresas / Negócios
0
Com café mais barato, supermercados miram fidelização e aumento no consumo
Share on FacebookShare on Twitter

Após meses de altas consecutivas, o café finalmente apresentou queda expressiva nos preços, trazendo alívio para o bolso do consumidor, que nunca deixou de comprar o produto, mas que talvez tenha sentido a necessidade de reduzir o consumo. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o mês de junho registrou retrações significativas nas cotações do produto. O café arábica caiu -14,4% em relação a maio, alcançando o menor valor desde novembro de 2024, enquanto o grão do tipo robusta teve baixa de -18,4%, a maior do ano.

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, avalia que a queda nos preços representa uma oportunidade clara para estreitar o relacionamento com os consumidores. “Ao longo dos últimos meses, acompanhamos uma disparada nos preços que pressionou as margens de toda a cadeia. Hoje, temos condições reais de repassar essa redução ao consumidor final, fortalecendo o poder de compra e a fidelização nas nossas gôndolas, com qualidade e transparência”, enfatiza o executivo.

Presente no dia a dia da maioria dos brasileiros, o café vai além de uma bebida — é um hábito cultural e um momento de pausa que se repete ao longo do dia. Com a recente queda nos preços, o setor cafeeiro ganha novo fôlego no varejo do Rio de Janeiro, impulsionando o consumo e abrindo oportunidades para que marcas se aproximem ainda mais dos clientes, fortalecendo o relacionamento e criando experiências mais atrativas no ponto de venda.

Queiróz também aponta caminhos para aproveitar esse novo cenário. “O cenário representa uma oportunidade estratégica. É possível criar promoções e campanhas que reforcem o café como destaque em comunicação de ‘bom preço’. Uma estratégia bem definida pode levar a um aumento do fluxo de clientes nas lojas, afinal, ofertas atrativas tendem a trazer mais consumidores, incrementando a venda com itens complementares”, reforça o presidente da ASSERJ.

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) é positiva para o segundo semestre, com projeções de crescimento nas vendas internas, especialmente nas categorias tradicionais e extraforte, que respondem por boa parte do volume comercializado.

Esse movimento de queda ocorre após um início de ano marcado pela retração no consumo e agora se soma a fatores sazonais, como a chegada do inverno, que tradicionalmente impulsiona a demanda. Para os consumidores, isso significa mais espaço para adquirir cafés de maior qualidade, sem comprometer o orçamento.

“O café, mais uma vez, demonstra sua resiliência, ao mesmo tempo que o consumidor brasileiro reafirma sua paixão pela bebida, que volta a escolher suas marcas preferidas, principalmente, nas regiões onde o valor da cesta básica recuou”, destaca o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Celírio Inácio.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Postagem anterior

BIS entra na categoria de alimentos do Tiktok Shop Brasil com condições especiais para consumidores

Próximo Post

Onde comer lasanha no Rio: restaurantes celebram Dia da Lasanha com pratos tradicionais

Redação

Redação

Relacionado Posts

Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

5 mitos sobre a Geração Z no mercado de trabalho

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post
Onde comer lasanha no Rio: restaurantes celebram Dia da Lasanha com pratos tradicionais

Onde comer lasanha no Rio: restaurantes celebram Dia da Lasanha com pratos tradicionais

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Afya Unigranrio realiza III Encontro de Saúde Mental

Afya Unigranrio realiza III Encontro de Saúde Mental

por Redação
26 de novembro de 2025
0

O III Encontro de Saúde Mental da Afya UNIGRANRIO acontecerá nos dias 03 (quarta-feira) e 04 de dezembro (quinta-feira), das 14h às 19h, no Centro Empresarial Rio (Edifício Argentina: Praia de...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.