A AutoU, plataforma de soluções digitais personalizadas com IA, fará sua estreia na Rio Innovation Week 2025, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. A startup estará no palco da Oiweek na quarta-feira (13) para apresentar ao público o aplicativo Doce Jornada, case de sucesso desenvolvido para a Nestlé.

O Founder da AutoU, Lucas Fernandes, fala da expectativa para o evento, “É nossa primeira vez no palco da RIW e teremos uma excelente oportunidade de nos conectar com todo o ecossistema tecnológico e apresentar nossa solução junto à Nestlé, que tem como objetivo estabelecer a marca como a principal parceira dos microempreendedores culinários por meio de uma plataforma digital integrada”, esclarece Lucas.
O Doce Jornada é resultado de uma iniciativa Open Innovation liderada pela Nestlé, em parceria com a AutoU, Uppo e com coordenação da Innoscience. O aplicativo foi desenvolvido para microempreendedores de confeitarias em todo o Brasil que enfrentam desafios para crescer no mercado, manter o engajamento com grandes marcas e acessar ferramentas simples que incentivem a fidelização de clientes e otimizem o rastreamento de compras.
Por meio da solução, a Nestlé fortalece sua relação com seu público-alvo ao oferecer educação empreendedora e engajar os microempreendedores como participantes ativos em sua cadeia de valor, ao utilizar recursos de tecnologia, gamificação e conteúdos personalizados para o perfil dos confeiteiros.
Sobre a funcionalidade do Doce Jornada, através de um sistema de missões gamificadas, trilhas educativas e leitura automatizada de notas fiscais como parte de um programa de benefícios que recompensa os usuários por suas compras, o piloto do aplicativo passou por uma análise minuciosa durante algumas semanas no estado de São Paulo e apresentou resultados expressivos, com mais de 2 mil usuários, alto índice de engajamento, e mais de 4 mil notas fiscais lidas automaticamente por aplicação da IA na fase inicial. Para a Nestlé, a solução gera inteligência sobre o comportamento do consumidor, e para os usuários, representa uma forma simples e motivadora de acumular pontos e acessar conteúdos relevantes para o crescimento de seus negócios.
Lucas explica o processo para criação do aplicativo, “O desenvolvimento do Doce Jornada envolveu pesquisa de campo, testes com usuários reais, construção de jornadas personalizadas, design acessível e integrações técnicas robustas para garantir escalabilidade e personalização. A intervenção exemplifica como a colaboração entre empresas com expertises complementares pode transformar desafios sociais em soluções digitais de impacto”, afirma o especialista.
Outros resultados positivos entre os usuários ativos que valem ressaltar: alto Net Promoter Score (NPS), com cerca de 80% dos usuários ativos nas missões educativas, o que comprova a eficácia da estratégia gamificada para retenção e aprendizagem contínua; o posicionamento da Nestlé como peça fundamental no desenvolvimento de ecossistemas; aumento expressivo do ticket médio dos empreendedores; além de mais de R$38.000 em valores de produtos Nestlé registrados.
Além de ser vitrine para que novos programas de incentivo e iniciativas de relacionamento com microempreendedores sejam implementados, devido à eficácia e recepção positiva pelos usuários durante o piloto, a AutoU vai expandir e ampliar o período de teste do aplicativo em São Paulo, com expectativa de alcançar mais de 170 mil pessoas.
AutoU
Fundada em 2021, a startup é especializada em desenvolver soluções personalizadas com aplicação da inteligência artificial. Vencedora do Prêmio Selo Dourado Cubo Itaú em 2025, é considerada uma das principais deep techs brasileiras focadas em IA aplicada à operação de grandes empresas. Seu portfólio inclui empresas líderes de mercado, como Stelllantis, L’Oréal, Nestlé, B3, Corteva, Saint-Gobain, Jaguar, Prudential, entre outras. Ao todo são 150 projetos já desenvolvidos, impactando mais de 100 mil colaboradores em grandes corporações atuantes em mais de 15 países, com diversas soluções premiadas.
Serviço
Rio Innovation Week 2025
Data: 12 a 15 de agosto
Local: Píer Mauá – Rio de Janeiro
Ingressos: Podem ser adquiridos no site oficial do evento














