A BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios para auxiliar marcas a ocupar territórios por meio do entretenimento, viu no mercado uma grande oportunidade: relacionar cultura e publicidade. Com um investimento de R$ 1 milhão a empresa abriu a unidade de negócio responsável por desenvolver projetos culturais como documentários, webséries, podcasts e longa metragens, parte deles a partir de leis de incentivo, e já conta com clientes como TIM e Vasco da Gama. Desenvolvimento econômico, enriquecimento cultural, eternização de fatos culturais e responsabilidade social são algumas das vantagens deste formato de ação que valoriza a cultura brasileira.
Por meio dessa unidade, a BKR propõe diversos benefícios para a sociedade, como o desenvolvimento econômico, já que garante novos empregos e fortalece o empreendedorismo cultural, a acessibilidade com foco na preservação, ampliação e destaque visto que por meio de manifestações culturais é possível alcançar um público plural e muitas vezes carente de acesso à cultura. Além disso, reforça o enriquecimento cultural e eternização, projetos que envolvem o digital se destacam pela perpetuação dessa manifestação cultural.
Para Rogério Cruz, co-CEO da agência, a relação entre a BKR e a cultura é fundamental para a empresa. “Acreditamos que para entender melhor a sociedade em que vivemos, que é tão vasta e diversificada culturalmente, nada melhor do que ter uma unidade de negócios que se aprofunde nisso. Ela faz com que nos conectemos melhor com o nosso povo, criando um grande diferencial criativo e ajudando a conectar as marcas com as pessoas de uma forma diferente da que já existe no mercado. Existem centenas de produtores culturais incríveis no Brasil, mas nenhum deles é também uma agência de publicidade, por isso afirmamos, sem sombras de dúvidas, que esse é um marco na história da empresa e do setor”, afirma Cruz.
A BKR atua 360° nas produções e auxilia em todas as etapas da iniciativa, desde o jurídico até a publicidade da ação. “Contamos com um time especializado na parte jurídica e contábil dos projetos incentivados para prestar todo apoio necessário em relação a cada etapa, assim as marcas não precisam se preocupar com nenhuma burocracia, nós faremos todo esse trabalho e a empresa fará um esforço mínimo”, pontua Raquel Braga, CMO da agência.
Nos projetos via lei de incentivo as empresas podem direcionar parte do dinheiro dos impostos, como ICMS, ISS ou Imposto de Renda, para patrociná-los de forma que o valor investido seja parcialmente ou totalmente restituído posteriormente. A BKR é responsável pela ideação, criação, gestão e prestação de contas, garantindo que tudo está sendo realizado dentro das regras da lei e também resguardando a relevância cultural do projeto. Ainda dentro do modelo de negócio, as empresas podem patrocinar projetos culturais fora das leis de incentivo. Neste caso as restrições em relação à vinculação da marca são menores, uma vez que não é necessário seguir as diretrizes dos órgãos regulamentadores.
“Para as empresas que querem inovar e reafirmar o seu compromisso social patrocinar projetos neste sentido é uma boa escolha, visto que organizações que gostam de incentivar o esporte podem amparar projetos não tão convencionais do setor como uma web série infantil sobre o tema ou documentário sobre algum fato importante”, afirma a CMO.
Dentre os resultados de produzir projetos culturais, é possível notar o aumento da exposição, publicidade e diferenciação do mercado, visto que o patrocínio de projetos culturais pode diferenciar uma empresa de seus concorrentes, destacando-a como uma organização que valoriza a cultura e apoia o desenvolvimento artístico e comunitário. Além de aumentar a consciência da marca com uma publicidade positiva e firmar a responsabilidade social da empresa, o que pode melhorar a imagem pública e fortalecer a reputação entre os consumidores e a comunidade.
Ainda dentro do portfólio da agência é possível viabilizar a produção de documentários, webséries, podcasts e longa metragens nos mais diversos temas, como a história do Brasil, esporte, saúde, alimentação, racismo, luta das mulheres e muito mais. “O mercado tem olhado para a cultura do nosso país e notado que ela deve ser investida e impulsionada, ficamos felizes de sermos os parceiros ideais nesse processo e de mostrar o caminho para grandes empresas que toparem esse desafio ao nosso lado. A BKR se compromete a dar luz a tantas histórias incríveis que existem no país e estamos disponíveis a explicar sobre esse método que tem se destacado no mercado publicitário”, destaca Rogério Cruz.