A Edge, empresa especializada em serviços de infraestrutura de TI de última geração, braço de TI do Grupo UOL, está revolucionando a forma como as organizações de diferentes segmentos da Economia conduzem suas operações por meio da utilização da tecnologia de Edge Computing. Pensando nisso, a companhia destaca três benefícios significativos gerados por essa inovação nos negócios:
- Latência reduzida e maior desempenho: com a implementação de Edge Computing, as empresas tornam-se aptas a processar e analisar dados em tempo real, diretamente na borda da rede, próximo aos dispositivos e sensores que geram essas informações. Isso elimina a necessidade de enviar todos os dados para um data center remoto, diminuindo significativamente a latência e melhorando o desempenho das aplicações. Com uma resposta mais rápida, é possível tomar decisões mais ágeis e eficazes, resultando em maior produtividade, satisfação do cliente e vantagem competitiva;
- Segurança aprimorada e maior conformidade: a tecnologia em questão oferece um nível avançado de segurança e privacidade para quem a utiliza. Ao processar e armazenar dados localmente, na borda da rede, as organizações diminuem a exposição de informações sensíveis a riscos de segurança cibernética. Com a crescente preocupação em relação à privacidade e conformidade regulatória, a Edge Computing permite que as empresas cumpram as regulamentações locais de maneira mais eficiente, mantendo o controle total sobre os dados e evitando problemas relacionados à transferência de informações para locais remotos;
- Eficiência operacional e economia de custos: ao adotar a Edge Computing nas operações, as empresas podem otimizar suas tarefas cotidianas e alcançar maior eficiência. A capacidade de processar dados localmente diminui a necessidade de largura de banda e a dependência de conexões de internet estáveis. Isso resulta em economia de custos associada a taxas de transferência de dados e uso de infraestrutura de rede. Outro ponto é que os profissionais podem utilizar recursos computacionais mais próximos aos dispositivos, reduzindo a necessidade de recursos de nuvem onerosos. Com maior eficiência operacional, as organizações podem direcionar seus recursos para outros aspectos estratégicos do negócio.
“Estamos entusiasmados em oferecer aos nossos clientes a vantagem competitiva que a tecnologia de Edge Computing pode proporcionar”, ressalta Rodrigo Lobo, COO da Edge. “Essa abordagem inovadora está transformando a forma como as empresas gerenciam seus dados e impulsionam suas operações. Os benefícios obtidos de latência reduzida, segurança aprimorada e eficiência operacional estão incentivando o crescimento e a inovação em diversos setores.”