O Ministério da Saúde lança a nova campanha nacional de enfrentamento às arboviroses (doenças como dengue, Zika e chikungunya). A ação busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas doenças que afetam milhares de brasileiros todos os anos.

Com foco na mobilização social, a campanha ressalta que pequenas atitudes como manter casas, jardins e quintais limpos e sem entulhos evitam o acúmulo de água, impedem a proliferação do mosquito e podem salvar vidas. O aumento no número de casos, na maior parte do país, é esperado entre outubro e maio, período sazonal marcado por altas temperaturas e elevada umidade decorrente das chuvas, condições que favorecem a proliferação do mosquito e a transmissão das doenças. Essa sazonalidade pode variar de acordo com a região geográfica.
Por conta desta variação climática, a campanha será dividida em duas fases principais, abordando prevenção e sintomas, sempre com foco no controle do vetor e ações intersetoriais, haja vista a transmissão sustentada em muitas áreas do país, além da integração de todos os serviços ao longo de todo o período.
Fase 1: Prevenção (outubro a dezembro)
O objetivo principal desta fase é incentivar a população a adotar hábitos e condutas capazes de evitar a proliferação do mosquito transmissor e hábitos preventivos, além de preparar e capacitar os serviços de saúde.
Fase 2: Sintomas (janeiro a maio)
Nessa fase da campanha, o objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade da doença e que ela pode levar a óbito. Ressaltar as orientações para o reconhecimento dos sinais e sintomas mais comuns e principalmente os de alerta para os casos mais graves, além de incentivar a busca imediata por serviços de saúde logo no surgimento dos primeiros sintomas, e incentivar a hidratação sempre com a responsabilidade de informar sobre os principais sinais e sintomas de cada doença.
Dengue
Sinais e sintomas mais comuns
- Febre alta
- Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos
- Dor no corpo e/ou nas articulações
- Manchas vermelhas na pele
- Enjoo
- Dor na barriga
Sinais e sintomas de alerta para casos graves
- Cansaço intenso
- Vômitos frequentes
- Dor forte na barriga
- Tontura ou sensação de desmaio
- Dificuldade de respirar
- Sangramento no nariz, gengivas e fezes
Zika
- Febre baixa ou ausente
- Exantema (manchas vermelhas na pele) que aparecem logo no início
- Conjuntivite não purulenta
- Dores nas articulações e inchaço nessas regiões
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Moleza no corpo
- Ínguas
Chikungunya
- Febre
- Dores musculares
- Dor de cabeça
- Dores intensas nas articulações e inchaço nessas regiões
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dor atrás dos olhos
- Dor nas costas
- Conjuntivite não purulenta
- Náuseas e vômitos
- Coceira na pele, que pode ser generalizada ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
- Diarreia e/ou dor abdominal
- Dor de garganta
- Calafrios
Outra preocupação do ministério foi a de que o público possa se identificar e se engajar com a causa, por isso a campanha faz uso de situações cotidianas e bem-humoradas, como na ideia do filme em que o mosquito usa um “aplicativo de namoro” para encontrar um local que ele possa desfrutar.
A iniciativa conta com filmes de TV, spots de rádio, peças digitais e materiais impressos, que serão veiculados em todo o país, especialmente nas regiões com maior incidência de casos.
Com “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, o Ministério da Saúde convida cada cidadão a se tornar um agente ativo na proteção de sua família e da sua comunidade. Contra o mosquito, todos do mesmo lado.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Campanha de Prevenção e Controle das Arboviroses 2025
Agência: Calia Comunicação
- Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
- Direção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
- Criação: Filipe Fontes e Ronilton Costa
- Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
- Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro
- Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda
- Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Ariovaldo Neto, Marcela Silva, André Oliveira, Maicon César, Débora Freitas e Guilherme Paiva
- Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
- BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
- Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien de Carvalho
- Revisão de Textos: Magda Carlos
- Aprovação Ministério da Saúde: Camila Rabelo, Ed Ruas, Francisco Alves, Márcio Nascimento, Kamila Mota e Kelly Rodrigues
- Produtora de Filme: In The House Produções Audiovisuais
- Direção: Felipe Luchi
- Diretora de atendimento: Juliana Vieira
- Atendimento: Kamila Rodrigues e Luana Lauricella
- Produtora de Áudio: Lira Música
- CEO: Marcio Espinosa
- Diretor Musical: Duda Follmann
- Atendimento: Simone Sbardellini
- Fotografia: Flux Estúdio e Filme Ltda
- Fotógrafo: Felipe Barreira
- Manipulação e Tratamento: Adriano Goulart












