• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

A Inteligência Artificial e o futuro do varejo supermercadista na NRF 2025

Redação por Redação
16 de janeiro de 2025
em Empresas / Negócios
0
A Inteligência Artificial e o futuro do varejo supermercadista na NRF 2025
Share on FacebookShare on Twitter

Como executivo do setor de varejo supermercadista, tenho o privilégio de participar mais uma vez da National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show, um dos maiores eventos de varejo do mundo. Logo no primeiro dia de discussões e palestras, o evento nos traz insights reveladores e aponta caminhos essenciais para a transformação digital e o futuro do nosso setor. A palestra de abertura foi protagonizada por dois grandes nomes: Azita Martin, vice-presidente e gerente geral de Varejo e Bens de Consumo da NVIDIA, e John Furner, presidente do conselho da NRF e CEO do Walmart nos Estados Unidos. As mensagens que eles compartilharam não poderiam ser mais oportunas para o momento em que vivemos no varejo supermercadista.

A revolução iniciada pela IA foi o destaque pontuado por Azita Martin, que fez um alerta fundamental para todos os profissionais do varejo. “A Inteligência Artificial (IA) é real, e eu encorajo todos vocês a começarem a usar”. O setor desupermercados, como muitos outros, tem visto a IA se expandir rapidamente, e a aplicação dessa tecnologia vai além da automação de processos. Ela está transformando o modo como as empresas de varejo interagem com seus consumidores, preveem demandas e até otimizam seus estoques. Em nosso setor, estamos testemunhando a IA sendo aplicada em áreas estratégicas como logística, marketing e vendas, permitindo uma personalização mais precisa, personalizada e, portanto, tendo um melhor entendimento do comportamento dos consumidores.

A L’Oréal, por exemplo, está utilizando a IA para criar campanhas publicitárias mais criativas, algo que, em um mercado tão competitivo quanto o de supermercados, também pode ser decisivo para conectar marcas e consumidores de maneira mais eficaz. A inteligência artificial, como destacou Azita, não é uma tendência passageira: “é um caminho sem volta”, afirmou ela. E não é por acaso que empresas como o Walmart têm sido pioneiras no uso dessa tecnologia para analisar uma quantidade colossal de dados, prevendo combinações de SKUs e lojas com uma precisão impressionante.

John Furner, CEO da Walmart, por sua vez, trouxe uma perspectiva otimista sobre o crescimento do varejo americano, apesar dos desafios econômicos que ainda enfrentamos. Em um ano marcado por inflação elevada, taxas de juros altas e questões geopolíticas, as previsões para o setor eram de um crescimento modesto, entre 2,5% e 3,5%. No entanto, ele revelou que os resultados estão superando as expectativas, o que é um indicativo de que, mesmo em tempos difíceis, o varejo continua resiliente.

Afirmação ratificada pelos últimos dados de vendas dos supermercados no Brasil. Segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, em novembro, a receita dos supermercados fluminenses cresceu (+5,3%). No acumulado do ano, as vendas também aumentaram (+5,0%).

Esses desafios também têm um impacto direto sobre o setor supermercadista, que precisa se adaptar rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores, além de buscar formas mais eficientes de otimizar sua operação. A busca pela experiência do consumidor – um fator fundamental em um ambiente cada vez mais digital e competitivo – precisa estar alinhada com as expectativas de qualidade, preço justo e valores sociais e ambientais que o cliente moderno demanda.

Walmart e Amazon: Gigantes em transformação

O Walmart e a Amazon continuam a dominar o cenário do varejo global, com estratégias cada vez mais focadas na conveniência e na velocidade. O Walmart, por exemplo, tem se beneficiado de sua vasta rede de lojas para acelerar a entrega de produtos, desde itens perecíveis até produtos não alimentícios. Essa capacidade logística é crucial, especialmente em um setor como o de alimentos, onde o frescor e a pontualidade na entrega fazem toda a diferença.

John Furner destacou um ponto importante: o preço, por si só, não é mais o principal fator motivador de compra. O propósito e os valores sociais das empresas têm ganhado relevância, refletindo uma mudança significativa no comportamento do consumidor. Os clientes estão mais exigentes e não hesitam em boicotar empresas cujas práticas não estão alinhadas com suas crenças e valores. Essa é uma realidade que, no setor de alimentos, incluindo supermercados, se traduz em demandas por produtos mais sustentáveis, éticos e com um impacto ambiental reduzido.

A NRF 2025 nos mostra, mais uma vez, que o setor de varejo está em constante transformação. O uso estratégico da Inteligência Artificial, a adaptação ao novo comportamento do consumidor, hiperpersonalização e a reconfiguração das cadeias logísticas são apenas alguns dos caminhos que definem o futuro do varejo de alimentos. Como líderes, temos a responsabilidade de nos adaptar e evoluir rapidamente, aproveitando as oportunidades que a tecnologia nos oferece e garantindo que nossas práticas estejam alinhadas com os valores que nossos consumidores esperam.

O cenário é desafiador, mas também repleto de oportunidades. A NRF 2025 reafirma a importância de estarmos preparados para as mudanças, com equipes capazes, dispostas a inovar e a garantir que o varejo supermercadista continue a crescer de forma sustentável, conectando-se cada vez mais com as necessidades e os desejos de nossos consumidores.

Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).

Tags: Inteligência ArtificiaNRFVarejo
Postagem anterior

OAB-RJ nomeia Nélio Georgini como Diretor de Defesa da Diversidade da CDAP

Próximo Post

Vem aí o Creators Nath Play 

Redação

Redação

Relacionado Posts

Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

5 mitos sobre a Geração Z no mercado de trabalho

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post
Creators Nath Play - Foto Afroafeto por Gabriella Maria

Vem aí o Creators Nath Play 

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Agronegócio brasileiro volta ao tabuleiro dos EUA com fim da sobretaxa de 40%

por Redação
3 de dezembro de 2025
0

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender a tarifa adicional de 40% aplicada desde julho a...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.