A AmoKarité caminha na contramão do mercado de cosméticos tradicionais e não à toa conquistou, no primeiro semestre de 2023, a patente brasileira de maquiagem sólida e sem embalagem. Liderada por Sté Gustavson e Clara Klabin, a marca 100% natural e sustentável atingiu o breakeven em apenas 3 anos desde a criação, com um salto no faturamento de R$400.000,00 para R$1.200.000,00 em 2022. Os próximos passos são alcançar a meta de R$ 2 milhões projetada para 2023 e expandir a venda dos produtos para Portugal e Espanha.
O ano de 2023 tem sido muito positivo para a Amokarité. Com preço acessível e buscando promover a democratização do acesso a uma maquiagem vegana de alta qualidade, além da conquista da patente de maquiagem sólida, que garante o direito às fundadoras de explorar a invenção pelos próximos 20 anos, a marca também anunciou uma parceria com o Mundo Verde, em todo o Brasil, e presença na loja física da BelongBe da Oscar Freire, em São Paulo.
Sempre em busca de inovação, a Amokarité também chegou à formulação de um delineador 100% natural, sem nenhuma adição de agentes plastificantes (derivados do petróleo), com óleos vegetais de pracaxi e rícino, que ajudam a fortalecer os cílios e estimular o crescimento, uma vez que o produto fica rente aos fios. Sobre o lançamento, Sté Gustavson declarou: “As máscaras de cílios tradicionais têm na formulação agentes plastificantes de fontes minerais que, além de reações alérgicas, também causam o enfraquecimento dos fios dos nossos cílios. Através de uma combinação de ceras e óleos naturais, o nosso produto apresenta uma pigmentação intensa, que fica sequinha e não borra. A fixação está perfeita! Fiquei emocionada de ver o resultado final”.
Com fábrica localizada em Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, a rede, formada totalmente por mulheres, traz a sustentabilidade em suas raízes – a embalagem de papel certificado e 100% biodegradável foi implementada em 80% dos produtos e reforça o conceito de “desperdício zero” na produção. “O padrão de compra mudou, está crescendo o número de pessoas com padrão de consumo consciente e que não querem mais comprar um produto plástico que vem dentro de outro plástico, é um desconforto interno que não tem volta.”, afirma Sté Gustavson.
Ao todo, a linha conta com 50 opções de produtos disponíveis, entre as maquiagens sólidas e cremosas. As maquiagens são multifuncionais e servem como batom, blush, sombra e o que mais a criatividade permitir. As famosas “frutinhas”, por serem sólidas, dispensam o uso de embalagens. Na produção, todos os pigmentos são extraídos de rochas, e também utilizam óleos vegetais, dispensando o uso da água, enriquecendo a fórmula e aumentando a validade dos produtos. Hoje os best-sellers são: a base líquida nutritiva, o batom cremoso (nos tons pitaya e goiaba), o batom sólido (nos tons amora e morango), o iluminador rosé, o Pó Translúcido Banana, o Lip Tint Melancia e o lip balm.
“Estamos juntas há dois anos e meio, trabalhando todo dia. Tudo o que aconteceu, aconteceu como tinha que ser. Acreditamos que o sucesso de uma companhia se deve à amizade, conexão e parceria das sócias. É fantástico o que a gente está conseguindo fazer”, encerra Clara Klabin.
HISTÓRIA
A marca nasceu da necessidade da sócia Sté Gustavson em consumir maquiagens naturais, fato que se deu em 2019 quando se tornou vegana e consumir maquiagens tradicionais já não faziam mais sentido. Com um investimento inicial de R$500, ela começou a produzir suas próprias makes veganas, fez cursos e se especializou na área. Despretensiosamente a ideia e receptividade foi crescendo e se transformou em um negócio cheio de propósito.
“A ideia é que os produtos sejam acessíveis para todos, porque acreditamos que produtos naturais e que façam bem não devem ser exclusivos de uma classe social mais alta. Todas as escolhas internas são feitas pensando no custo final do produto para o cliente. Ser acessível é uma prioridade nossa.” – explica Sté.
Foi no início de 2021 que Clara Klabin, administradora e expert em sustentabilidade, se uniu à Estephanie. Trazendo toda sua experiência na área, Clara sugeriu a produção de embalagens a partir de matéria-prima biodegradável e entrou para somar a fim de tornar a AmoKarité referência de inovação na indústria da beleza nacional.