ATurbi, plataforma 100% digital de locação de veículos, redefiniu a gestão financeira de suas operações ao adotar as soluções da Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil. Um dos marcos dessa parceria, que já acontece há cerca de um ano, está no ganho de eficiência do time financeiro para os processos de prestação de contas: antes, os colaboradores da Turbi dedicavam até duas horas para esse trabalho toda a semana. A partir da integração com a Conta Simples, esse tempo foi reduzido para cinco minutos semanais.
Além do ganho de eficiência nas tarefas antes manuais para uma gestão mais automatizada, houve também o crescimento exponencial do limite de crédito disponibilizado pela Conta Simples ao longo dos meses. Desde maio de 2024, o limite de crédito da Turbi já cresceu cerca de 2800% e foi fundamental para suportar o novo momento de sua operação, que agora conta com uma frota própria de veículos em circulação.
“Incorporar a Conta Simples no nosso negócio foi uma virada de chave. Já tínhamos enfrentado muita burocracia com bancos tradicionais – tanto para limite de crédito quanto para emissão de cartões corporativos – e encontramos na Conta Simples um parceiro que simplificou a nossa jornada. Ao longo deste ano de trabalho conjunto, evoluímos nos serviços contratados e compreendemos que a personalização seria essencial para o novo momento da Turbi. Conseguimos concentrar fluxos de pagamentos recorrentes, como os de tecnologia e marketing, em um único ambiente, otimizando processos e reduzindo burocracias, por exemplo”, comenta Daniel Prado, cofundador e CFO da Turbi.
O porquê da Conta Simples
Assim como acontece com muitas PMEs, o departamento financeiro da Turbi estava acostumado com uma rotina de trabalho manual, o que dificultava a previsão e a agilidade necessárias para suportar a expansão rápida da empresa. “Nosso financeiro era muito operacional e precisava de uma reestruturação para acompanhar o ritmo de crescimento que teríamos ao longo do ano. Automatizar processos e otimizar fluxos de pagamento eram prioridades para o que estava por vir”, relembra Prado. Foi nesse contexto que a Turbi foi apresentada à Conta Simples.
A conexão entre as empresas ocorreu em um momento decisivo, com a recomendação de investidores em comum. Logo no início da parceria, o time da Conta Simples dedicou tempo para entender a fundo as operações da Turbi, desde a gestão de veículos até o bastidor diário do financeiro. Nessa análise, encontrou desafios importantes em um setor financeiro manual e pouco estruturado.
O crescimento rápido da empresa, que hoje conta com uma frota de mais de 7 mil veículos e mais de 200 colaboradores, exigia uma estrutura financeira robusta para suportar a expansão. “Precisávamos automatizar operações, otimizar fluxos de pagamento e estruturar o controle de caixa de maneira mais eficiente. A gente busca sempre por fornecedores que tenham bons custos, mas que consigam também trazer a velocidade, eficiência e simplicidade para o nosso dia a dia Por isso, a parceria com a Conta Simples tem dado tão certo”, relata o CFO. Essa compreensão permitiu ajustes personalizados nas soluções oferecidas, o que resultou em impactos imediatos.
Gestão eficiente e Simples
A parceria resultou em atualizações para soluções práticas, como a implementação de um portal de fornecedores conectado à Conta Simples e o uso de funções avançadas para pagamentos recorrentes e segregação de orçamentos por áreas pré-determinadas. Esse movimento simplificou a gestão financeira da empresa ao automatizar o controle de caixa, projetando e monitorando fluxos de pagamento em tempo real para garantir previsibilidade, além de otimizar pagamentos recorrentes ao integrar o fluxo financeiro e eliminar gargalos nos processos.
Outro destaque foi a implementação do Pague Depois, a solução de crédito BNPL (Buy Now, Pay Later) que passou a ser oferecida pela Conta Simples em 2024 e que teve a Turbi como um dos primeiros clientes a testar a funcionalidade. A locadora utilizou deste crédito para suportar toda a operação de compra de sua maior frota de veículos, ampliando a sua base e toda a estruturação necessária, sem comprometer o fluxo de caixa. “Conseguimos negociar condições comerciais vantajosas e estabelecer toda essa operação – desde os novos veículos, um novo HUB de ativação, ampliação de time etc. – com agilidade, impactando diretamente a satisfação dos nossos clientes”, afirma Prado.
Parceria personalizada a longo prazo
Mesmo que o acordo entre as marcas tenha se iniciado com o uso de cartões corporativos para descentralizar a gestão de compras e evoluiu para o Pague Depois, é justamente a abordagem personalizada da Conta Simples que Prado aponta como um diferencial. “Não foi apenas sobre entregar soluções que não tínhamos encontrado ainda em outros parceiros do mercado, inclusive os mais tradicionais; foi sobre escutar nossa realidade, compreender nossos desafios e potenciais, ajustando os produtos para atender às nossas necessidades específicas e caminhar conosco em um ano tão promissor quanto sabíamos que 2024 seria”, explica. Com isso, a Turbi consolidou a posição de liderança no mercado de locação digital, enquanto a Conta Simples reforçava a sua reputação que ia além de uma plataforma de gestão, mas também como uma parceira estratégica.
Para Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples, a parceria tem sido um sucesso justamente pela troca constante, aprendizado mútuo e simplificação de uma jornada que resulta em uma experiência ainda mais fluída para o financeiro da Turbi. “Foi um relacionamento baseado em test&learning e, sobretudo, em endereçar a dor do cliente. É ele quem sempre está no centro das nossas tomadas de decisão. Ampliamos o nosso portfólio de produtos, à medida que entendemos ainda mais a fundo como podemos simplificar e tornar mais eficiente o dia a dia financeiro e, por consequência, toda a experiência da empresa. Assim como evoluímos muito a nossa plataforma ao longo deste ano, ficamos muito satisfeitos em termos impactado tão positivamente também na jornada e nas alavancas do ano da Turbi”, destaca Tognini.
Para 2025, a Turbi busca continuar solidificando sua liderança no setor e contando com a cooperação da Conta Simples para explorar novas soluções financeiras e projetos inovadores. “Estamos confiantes de que a colaboração entre as duas empresas seguirá gerando resultados expressivos, impacto direto no cotidiano do nosso time e dos nossos clientes, pois ‘eficiência’ continua sendo o mantra para ambos os lados” conclui Prado.
Assista aqui ao vídeo em que Daniel Prado conta um pouco sobre essa parceria de sucesso.