A lava-roupa se tornou uma grande aliada e acelerou o processo de deixar as roupas limpas. Apesar disso, é preciso adotar alguns cuidados para não sobrecarregar a máquina de lavar e garantir sua durabilidade.
Será que você tem seguido tudo o que diz o manual? Pequenas atitudes realizadas a cada lavagem ajudam no bom funcionamento do eletrodoméstico e evitam problemas. Veja dicas e cuidados que você deve adotar:
Atente-se à quantidade de sabão
O sabão pode ser um dos principais causadores de problemas na máquina. Por mais que fique aquela sensação de “se usar mais, a roupa sairá mais limpa”, não é bem assim que tudo funciona.
Coloque apenas a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante e respeite os espaços adequados da sua máquina. Além disso, verifique se ela aceita apenas sabão líquido ou em pó.
Preste atenção ao ciclo escolhido
Os ciclos disponíveis na máquina não estão ali sem um motivo. A ideia é que você entenda quais tipos de roupa podem ser lavadas em cada um deles e como a lavadora procede.
Por exemplo, para roupas mais delicadas, ela pode usar uma velocidade menor de centrifugação ou até mesmo não contar com essa etapa. Agora, peças mais pesadas pedem uma centrifugação em maior velocidade.
Separe as peças por cor
Antes de colocar para lavar, separe as peças por cor. Você não está apenas protegendo suas roupas, mas respeitando os ciclos da sua máquina. Se observar com calma, verá que ela tem opção para roupas claras e escuras.
Sempre selecione o ciclo certo, roupas claras são, normalmente, tidas como mais delicadas, então, a máquina irá atuar de forma diferente durante todo o processo de lavagem.
Respeite a carga máxima
Respeite a capacidade máxima indicada no manual. Carregar a máquina além do limite pode comprometer a eficiência da lavagem, aumentar o desgaste do equipamento e até mesmo danificar as peças.
Aqui o cuidado se torna mais importante para quem gosta de lavar cobertas em casa. Um cobertor enquanto seco parece leve, porém, após ser molhado, pode superar a capacidade da máquina. Se for uma coberta muito grande, vale considerar levá-la à lavanderia.
Mantenha a máquina limpa
Realize a limpeza regular do compartimento do sabão, do filtro e da borracha de vedação da porta, a fim de evitar acúmulo de resíduos e mofo. Esses espaços pedem uma limpeza manual e periódica, então, programe-se para fazer isso ao menos uma vez por mês.
Deixe a porta entreaberta após o uso, para permitir que o interior seque completamente e prevenir odores desagradáveis. Além disso, veja se a máquina tem um ciclo de autolimpeza e o utilize de vez em quando.
Cuidado com bolsos e zíperes
Antes de colocar as roupas na máquina, confira se os bolsos estão vazios e feche zíperes ou botões. Esses cuidados evitam danos tanto às roupas quanto ao interior da máquina.
Se o bolso estiver apenas com papéis, o maior prejuízo será para a roupa, porém itens como moedas podem estragar a máquina. Vale essa olhadinha cuidadosa antes da lavagem.
Verifique a instalação
Certifique-se de que a máquina esteja nivelada e bem apoiada. Uma instalação inadequada pode causar vibrações excessivas e ruídos durante o funcionamento, além de acelerar o desgaste do equipamento.
Notou que ela sai do lugar ou faz muito barulho durante a centrifugação? Experimente trocar o local onde a máquina se encontra ou nivelar o piso com a ajuda dos próprios pés da máquina.
Faça manutenção preventiva
Agende inspeções periódicas, se necessário, para verificar o estado geral do aparelho. A manutenção preventiva ajuda a identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem maiores.
Se notar qualquer barulho diferente, entrada ou saída de água em maior ou menor quantidade e até mesmo vazamentos, chame o técnico.