São Paulo – A BMW Startup Garage está comemorando seu décimo aniversário. Os números até agora são impressionantes: 4.700 startups avaliadas, projetos conjuntos com mais de 220 empresas emergentes de 26 países e um total de 30 startups agora estabelecidas como fornecedores, prestadores de serviços e parte integrante da rede do BMW Group.
O diferencial desse modelo de colaboração é que os fundadores das startups mantêm participação em seus negócios, pois o BMW Group não atua como investidor, mas sim como cliente – um cliente de “capital de risco”. O programa avalia e acelera o desenvolvimento das startups com o objetivo de transformá-las em fornecedores e parceiros de longo prazo.
“Para o BMW Group, integrar startups inovadoras com um propósito específico é fundamental”, diz Robert Hein, chefe da BMW Startup Garage, ao refletir sobre os dez primeiros anos de trabalho de sua equipe. “Nos beneficiamos das novas ideias e perspectivas que surgem da colaboração com startups, além de aproveitar a agilidade e dinamismo delas. Isso contribui diretamente para impulsionar a inovação dentro do BMW Group.” As startups também colhem benefícios significativos: Recebem suporte de um parceiro forte, que as ajuda no desenvolvimento de suas tecnologias e modelos de negócios. Facilitam sua entrada na indústria automotiva, com acesso direto a especialistas e oportunidades no setor.
“Neste ano especial de aniversário, vamos continuar nossa trajetória de sucesso e ampliar ainda mais nossa abordagem global”, anunciou Hein. “Estamos em busca de startups inovadoras no mundo todo, que desejam colaborar de perto na mobilidade do futuro.” Empresas emergentes podem se inscrever para o programa de clientes de risco a qualquer momento por meio do site: www.bmwstartupgarage.com.
De Garching para o mundo: expansão global da BMW Startup Garage
Um exemplo de como a colaboração próxima entre a BMW Startup Garage e uma startup pode se transformar em uma parceria de longo prazo é o caso da Embotech AG. A empresa suíça desenvolveu uma solução inovadora chamada “Marshalling Automatizado de Veículos (AVM)”, que permite que os veículos se movimentem automaticamente dentro das instalações da fábrica do BMW Group.
Principais marcos da parceria:
2018: A BMW Startup Garage começou a apoiar a Embotech AG.
2024: A Embotech se consolidou como parceira logística global do BMW Group.
Dezembro de 2024: O BMW i Ventures adquiriu participação na Embotech.
Hoje, o AVM é parte fundamental da logística de produção do BMW Group, trazendo maior eficiência e automação para as operações.
10 anos de inovação e um futuro promissor
A BMW Startup Garage continuará a desempenhar um papel essencial na integração de novas tecnologias no setor automotivo, estabelecendo parcerias estratégicas com startups inovadoras ao redor do mundo.
Com um histórico de sucesso comprovado, o programa reforça o compromisso do BMW Group com a inovação e a transformação da mobilidade do futuro.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook(@BMWBrasil)
Youtube(@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passageiros e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no ano fiscal de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros, com receitas de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 funcionários.
O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável, desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.