A fim de incentivar o diálogo sobre a IA e as transformações promovidas por ela, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom e a
Cásper Líbero vão realizar no próximo dia 30, terça-feira, a 12ª edição presencial do Praticom. O encontro, que reúne grandes agências do mercado de Relações Públicas, trará para o centro do debate o tema “Humano & Artificial na Comunicação: Inteligências em debate”. O evento será no auditório da universidade e tem entrada gratuita. Para se inscrever, basta acessar esse
link.
A programação inclui quatro painéis e oito oficinas. Confira o cronograma completo abaixo:
Programação manhã:
-
8h15 – Oportunidades e Risco – palestrantes: Luís Joly, presidente da Jeffrey e Álvaro Leme, jornalista, professor e colunista Planeta IA – Veja
-
9h45 – Dados e Análise – palestrantes Aretha Yarak, diretora de Data & Intelligence do Grupo Burson Brasil; Fernanda Dantas, head Digital e Inteligência de Dados na CDN e Marcelo Cia, diretor de Influência no Grupo InPress
Programação noite:
-
19h – Estratégia e Criatividade – palestrantes Leila Gasparindo, CEO Grupo Trama Reputale; Nathalie Folco, VP, head Digital Latam Edelman; Rodolfo Araújo, vice-presidente da Weber Shandwick; e Renata Marins, diretora de Estratégia e Analytics na Weber Shandwick
-
20h30 – Futuro Do Trabalho & Competências – Rosa Vanzella, CEO Grupo Burson; Giovanna Pieroni, diretora de Produtos na FSB Holding; e Ricardo César, CEO e presidente América Latina da Ideal Axicom.
Também abertas ao público, as oito oficinas começarão no período da manhã, das 11h30 e às 13h, e a noite das 17h às 18h30 sobre os temas:
-
Programa-IA, Produção e Criatividade com Kalil Blanco, diretor de transformação digital do Grupo Trama Reputale.
-
As Histórias que os dados contam: como transformar números em narrativas com Elaine Andrade, gerente de de Inteligência de Dados da CDN.
-
ROI para além do clipping: IA e BI integrados no PR com Thiago Almada, sócio-fundador e diretor de operações e Leonardo Fagundes, sócio-fundador e CEO da Apex Comunicação.
-
Como a IA está transformando o gerenciamento de crises com Marcelo Cia, diretor de marketing de influência do Grupo InPress.
-
Como a imprensa cobre tecnologia? Estratégias de assessoria com Carolina Garcia, Gerente de Estratégia na Sing Comunicação (*Exclusiva para alunos Faculdade Cásper Líbero)
-
HELP, not Hype: Inteligência Artificial generativa e aplicada para resolução de problemas em comunicação com Giovanna Pieroni, diretora de produtos na FSB Holding.
-
IA: da investigação para reportagem à gestão de crise com Eduardo Nunomura, professor na Faculdade Cásper Líbero.
-
Escuta dos públicos: o que a IA ainda não consegue entregar com Talyta Santos Morais, coordenadora do inpEV.
Agenda da 12ª edição do Praticom
Data: 30 de setembro de 2025
Horário: 8h15 às 20h30
Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar – Avenida Paulista, 900, Acesso pelo escadão, Bela Vista, São Paulo, SP
Abracom
A Abracom é a entidade representativa das agências de comunicação corporativa. Criada em 202 e com 190 agências associadas em 20 unidades da federação, a associação valoriza a cultura da comunicação corporativa e institucional por meio de posicionamentos éticos, excelência técnica e adoção das melhores práticas de gestão, contribuindo para a ampliação e fortalecimento do mercado. A indústria de comunicação no Brasil faturou R$ 5,368 bilhões em 2024, segundo o anuário da Mega Brasil Comunicação. Atualmente, ultrapassa a marca de 20,277 mil profissionais, com as mais diversas formações, atuando em equipes multidisciplinares. A Abracom conta com uma rede de aproximadamente 190 agências associadas em todas as regiões do Brasil. A entidade possui cinco diretorias estaduais (PE, BA, MG, RJ, SC e RS) e sede em São Paulo. Para mais informações sobre a ABRACOM acesse nosso site: