A esperada Semana do Cliente, comemorada a partir de 15 de setembro, que marca o Dia do Cliente, celebra a relação entre o consumidor e quem vende o produto e/ ou serviço e, claro, é uma oportunidade para quem precisa fomentar as vendas no varejo. Criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, o dia vem se tornando especial para quem busca aumentar as vendas.
Segundo dados da Nuvemshop, em 2023, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) digitais no Brasil registraram um faturamento expressivo de R$72,5 milhões entre os dias 10 e 16 de setembro, um aumento de 21,5% em comparação com o ano anterior. Além disso, o número de pedidos cresceu 23%, chegando a 294,5 mil. Com o poder de compra dos consumidores em alta, é comum que promoções, campanhas nas redes sociais e condições especiais de pagamento atraiam cada vez mais o cliente.
Para vender mais, separamos dicas de especialistas no assunto, e de diversas áreas.
Confira!
1 – Aprenda a monetizar melhor os anúncios
“Como os publishers estão utilizando plataformas e ferramentas de monetização, é obrigatório saber analisar e identificar se estão aproveitando todo o potencial de seu inventário web. Por isso, incentive a competição dentro do leilão ao vivo. Ao ter mais concorrência nele, você aumentará instantaneamente os CPMs e as receitas, com mais fornecedores, o que significa mais dinheiro. Garanta transparência em seu processo de leilão para construir a confiança dos fornecedores, incentivando-os a participar de forma mais ativa. Certifique-se de revisar e ajustar regularmente seus preços mínimos e regras de leilão para maximizar a receita, sem comprometer as taxas de preenchimento”.
Luiz Civille, gerente de desenvolvimento de negócios da Yandex Ads, principal plataforma de publicidade da Europa Oriental e da CEI
2 – Aprimore a experiência do cliente com uma jornada de pagamento mais fluida e segura
“Na Semana do Cliente, é essencial que as empresas de e-commerce ofereçam aos consumidores diversas opções de pagamentos que garantam a segurança e a eficiência no momento da compra, principalmente em dispositivos móveis, já que 73% dos consumidores preferem realizar suas compras pelo celular ou smartphone, segundo apontam pesquisas recentes. A otimização desses processos não apenas melhora a experiência do usuário, mas também minimiza os pontos de atrito durante a jornada de compra. Além disso, o uso inteligente de dados de comportamento do consumidor permite que as empresas ofereçam campanhas e ofertas personalizadas, tornando a experiência de compra mais relevante e alinhada com as expectativas dos clientes”.
César Garcia, CEO da OneKey Payments, instituição de pagamentos brasileira licenciada pelo Banco Central
3 – Evite a jornada de abandono do carrinho pelo WhatsApp
“Na Semana do Cliente, uma estratégia eficaz para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as vendas é investir em comércio conversacional personalizado. A jornada de abandono de carrinho é especialmente eficiente para vendas via WhatsApp, pois permite uma interação humanizada, onde é possível esclarecer dúvidas de clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra”.
Bruno Montoro é diretor Latam da Gupshup, líder mundial na construção de chatbots
4 – Taxas reduzidas fazem a diferença
“A Changelly, plataforma global e instantânea de troca de criptomoedas, celebra a Semana do Cliente com taxas reduzidas e presenteia seus clientes com status VIP. Ou seja, reduzir as taxas faz toda a diferença na hora de fidelizar os clientes, conquistar novos e celebrar essa data tão importante para o varejo do país”.
Rafael Brunacci, chefe regional para LATAM da Changelly
5 – Entenda o que estão dizendo sobre você para vender mais
“Antes de planejar sua campanha para a Semana do Cliente, descubra como sua marca é vista pelos consumidores. Se a percepção for positiva, como em relação à qualidade do produto ou ao atendimento, realce esses pontos nas suas promoções. Caso haja críticas ou opiniões negativas, use isso como uma chance para melhorar e ajustar sua comunicação. Nos dias em que a campanha estiver ativa, monitore em tempo real as menções à sua marca nas redes sociais. Isso permitirá que você ajuste suas estratégias rapidamente e adapte suas ofertas conforme as mudanças na percepção ou demanda”.
Roger Darashah, diretor da agência de comunicação Latam Intersect PR