• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Guia salarial aponta tendências do mercado

Levantamento da Consultoria LHH revela variação salarial, mas também aponta que mais de 70% dos profissionais pretendem permanecer em seus empregos e que o modelo de atração e retenção mudaram, tornando-se prioridade estratégica para as organizações

Redação por Redação
23 de julho de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

Elaborado pela Consultoria LHH, fruto de uma pesquisa com mais de 30 mil funcionários em 23 países de diferentes setores, funções e empresas de tamanhos distintos, o Guia Salarial 2025 tem por objetivo apresentar ao mercado as principais mudanças no mercado não só na atualidade, mas no futuro, como retenção de talentos, agenda ESG e o advento cada vez maior da Inteligência Artificial (IA), que despontam como os principais desafios para o futuro.

De acordo com Gustavo Coimbra, Diretor da LHH Brasil, o mercado global está em constante transformação e no Brasil, pela sua alta adesão às redes sociais — sendo o terceiro país com mais usuários no LinkedIn, por exemplo, — entre outros fatores, faz com que o ambiente profissional seja cada vez mais dinâmico e competitivo.

Segundo ele, o estudo revelou que a média salarial já retomou aos padrões antes da pandemia e, em alguns casos, até ultrapassou, o que é uma boa notícia. Entretanto, estamos diante de um novo fenômeno econômico: a “vibecessão”, que significa que, apesar dos indicadores serem positivos, as pessoas ainda se sentem pessimistas. “Em verdade, isso está muito ligado ao ambiente político. No Brasil, isso tem sido bem notado com o racha que o país vem vivenciando desde 2018. Mas, agora, com o governo Trump e seus anúncios de taxação diversa também é um outro exemplo que causa insegurança”, explica Coimbra.

Para ele, talvez esse seja um dos fatores que leva a 73% dos profissionais afirmarem na pesquisa que pretendem permanecer em seus empregos no próximo ano. “Essa é uma boa notícia para as organizações, porém, estas devem ficar atentas, pois 47% deles estão de olho em novas vagas e 33% pensam em seu plano de carreira diariamente”, afirma o diretor, acrescentando que isso significa que a liderança precisa não só observar, mas efetivamente gerar treinamentos para melhorar habilidades da equipe, construindo uma força de trabalho mais diversa e versátil, essencialmente no que diz respeito a IA.

A pesquisa demonstrou que na medida que a IA e o machine learning continuam automatizando tarefas rotineiras, os colaboradores precisam absorver a tecnologia em suas posições atuais e as novas que podem surgir. Fato positivo identificado junto aos entrevistados é que 65% disseram que a digitalização terá um impacto positivo em seus empregos. “Isso significa que a preocupação com a possibilidade de serem substituídos está bem menor do que no início quando começou a se falar em IA. Claro que eles querem se sentir seguros, mas para isso a liderança precisará promover o desenvolvimento de suas habilidades”, aponta o executivo, lembrando que 51% dos entrevistados que afirmaram querer ficar no emprego atual só permanecerão mediante progressão na carreira e iniciativas para melhorar suas habilidades.

Outro ponto relevante da pesquisa apontado pelo Diretor é a agenda ESG, especialmente no que tange a inovação. Segundo o Guia, equipes inclusivas tomam decisões melhores em 87% do tempo, conquistam 15% mais clientes e criam uma participação mais alta no mercado. Estas mesmas equipes, são 8 vezes mais propensas a alcançar resultados melhores e 6 vezes mais propensas à novação e agilidade. “Estamos falando de um caminho sem volta e ainda complexo quando comparamos a visão dos dois lados. Para se ter ideia, nosso Guia detectou que 91% dos empregadores acham que suas organizações fazem o suficiente para promover a diversidade no local de trabalho, porém 61% dos colaboradores acham que suas empresas poderiam fazer mais”, alerta.

Gustavo Coimbra sinaliza que, diante desse cenário, as organizações têm um desafio primordial desenvolver líderes melhores para melhor desenvolver talentos, ou seja, adaptabilidade digital, comunicação empática e inteligência emocional e social serão essenciais para liderança. Segundo o estudo, mais de 50% dos funcionários dizem depender dos empregadores e gerentes para ajudá-los a entender e se preparar para a evolução de seus empregos. “Esse dado expressa bem o desafio das organizações e suas lideranças”, sinaliza.

Coimbra considera que está claro com o estudo que os valores intangíveis se sobrepuseram aos tangíveis, como a remuneração pura e simples. Flexibilidade do trabalho, sistema híbrido e remoto e, sobretudo, a perspectiva de desenvolvimento de habilidades são as variáveis que mais importam na atualidade. “É um novo momento, uma nova era e não vai parar por aí”, diz.

Para ele, a pesquisa deixa claro que as organizações vão devem seguir melhorando suas percepções e, acima de tudo, preparando colaboradores para mudanças que serão cada vez mais constantes com a IA e transformação digital e encorajando o desenvolvimento de soft skills (como adaptabilidade, pensamento crítico e funcionalidade executiva). “É preciso engajar cada um nesse conceito, pois eles estão abertos a isso. Então, treinamentos regulares para progredir na carreira e a promoção de planos de carreira não-lineares serão primordiais para a retenção de talentos e equipes com bom desempenho”, conclui.

Tags: Guia salaria
Postagem anterior

Reação Offshore abre nova turma no Espírito Santo com 60 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social se capacitarem para trabalho embarcado

Próximo Post

Sucrilhos Ovomaltine une duas marcas icônicas em lançamento exclusivo no Brasil

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Sucrilhos Ovomaltine une duas marcas icônicas em lançamento exclusivo no Brasil

Sucrilhos Ovomaltine une duas marcas icônicas em lançamento exclusivo no Brasil

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

HAPPY EGGS - MANTIQUEIRA BRASIL

Do campo à embalagem: Mantiqueira Brasil reforça jornada rumo à economia circular

por Redação
14 de novembro de 2025
0

A Mantiqueira Brasil, líder em qualidade e inovação no mercado de ovos da América do Sul, tem intensificado suas ações...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.