• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

IFRJ realiza palestra sobre o Marco Legal dos Games 

Encontro com o presidente do associação de jogos digitais, Márcio Filho, marcou a XV Semana Acadêmica no campus 

Redação por Redação
23 de outubro de 2025
em Eventos
0
IFRJ realiza palestra sobre o Marco Legal dos Games
Share on FacebookShare on Twitter
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus Engenheiro Paulo de Frontin, recebeu, na última quarta-feira (22), o presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), Márcio Filho, para uma palestra sobre o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos. A atividade integrou a programação da XV Semana Acadêmica do instituto, reunindo estudantes, docentes e profissionais do setor para discutir os avanços e desafios da indústria brasileira de games. O momento teve um significado especial para o curso de Jogos Digitais do IFRJ, o primeiro curso público federal da área no Brasil, que completou 10 anos de existência no ano passado.
“Estar em um instituto federal, que tem tanta história na formação de profissionais da área e que há uma década forma profissionais em jogos digitais, é uma oportunidade de reconhecer o papel da educação pública na construção do setor. Falar sobre o Marco Legal dos Games aqui, com estudantes que estão ajudando a construir o futuro da indústria, é um ponto de partida para que eles entendam seu lugar nesse processo, como agentes de inovação, pesquisa e transformação social. É nas salas de aula que o setor de games brasileiro se reinventa todos os dias”, afirmou Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ.
Durante o encontro, foi discutido o processo de criação e aprovação da Lei nº 14.852/2024, mais conhecida como Marco Legal, que estabelece diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento da Indústria de Jogos Eletrônicos no Brasil. Além disso, a conversa também abordou detalhes sobre os bastidores da articulação entre sociedade civil, setor produtivo e poder público, bem como a relevância da formação técnica e universitária para o fortalecimento do ecossistema de games no país e o papel dos estudantes na construção do futuro da indústria.
Para o professor Dr. José Ricardo, coordenador da Semana Acadêmica e docente do curso de Jogos Digitais, o Marco Legal representa um avanço que conecta diretamente a educação, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico:
“A nova legislação reconhece os jogos digitais como produtos de cultura e inovação, fortalecendo a pesquisa e a formação de profissionais em um campo que é, por natureza, multidisciplinar. Ao valorizar o papel da educação e da ciência nesse processo, o Marco Legal contribui para que instituições como o IFRJ estejam cada vez mais alinhadas às demandas reais do setor”, afirmou o professor.
Segundo Ricardo Kneipp, diretor-geral do campus, o curso simboliza o alinhamento entre academia e setor produtivo, estimulando a formação de profissionais inovadores:
“A presença de Márcio Filho fortaleceu o compromisso do IFRJ com a formação de profissionais críticos, criativos e engajados na construção de um futuro onde os jogos não são apenas entretenimento, mas também educação, cultura, arte e desenvolvimento econômico”, destacou o diretor.
A XV Semana Acadêmica do IFRJ segue reunindo pesquisadores, artistas e profissionais de diferentes áreas, promovendo palestras, oficinas e debates sobre tecnologia, inovação e sociedade. Saiba mais sobre a XV Semana Acadêmica do IFRJ em: https://www.even3.com.br/xv-semana-academica-ifrjcepf-637717/
ACJOGOS-RJ: 
A Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) é uma das maiores associações de jogos digitais do país. Desde 2015, atua em diversas frentes para ajudar o fomento da indústria de games estadual e nacional. Atualmente, conta com mais de 60 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 3 mil trabalhadores diretos e indiretos.
Postagem anterior

Curvas de Minas realiza tour exclusivo com arquitetos no Rio de Janeiro

Próximo Post

Primeiro encontro técnico da ONU Turismo no Brasil reúne pesquisadores para debater dados e estatísticas em turismo

Redação

Redação

Relacionado Posts

Para Marcas e Mercados: NDI conquista o Jacaré de Bronze no Prêmio Caio 2025
Empresas / Negócios

Núcleo da Ideia (NDI) conquista o Jacaré de Bronze no Prêmio Caio 2025, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
11 de dezembro de 2025
Navio Ybera - Foto: Divulgação Ybera
Empresas / Negócios

“Navio Ybera” – Experiência com imersão em negócios em alto mar

por Redação
9 de dezembro de 2025
Festival Conectadas
Eventos

Festival Conectadas chega a sua 5ª edição em Búzios, no mês de dezembro

por Redação
9 de dezembro de 2025
Pink Economy Experience 2025 chega ao Rio com debates sobre diversidade e autonomia econômica
Empresas / Negócios

Pink Economy Experience 2025 chega ao Rio com debates sobre diversidade e autonomia econômica

por Redação
5 de dezembro de 2025
Networking: Hub do Empreendedorismo reúne líderes e impulsiona conexões no Rio de Janeiro
Empresas / Negócios

Networking: Hub do Empreendedorismo reúne líderes e impulsiona conexões no Rio de Janeiro

por Redação
5 de dezembro de 2025
Próximo Post
Foto: Alexandre Macieira - Riotur

Primeiro encontro técnico da ONU Turismo no Brasil reúne pesquisadores para debater dados e estatísticas em turismo

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Marcia Niemeyer

    MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Prezunic reinaugura loja no Recreio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

24 de dezembro de 2025
Prezunic

Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ

23 de dezembro de 2025
Casa de apostas

Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

23 de dezembro de 2025
Moscow Ballet/O Quebra Nozes - Foto: Dantas Jr.

Sucesso no ano de estreia, Teatro Opus Città entra em 2026 com Ana Carolina e Christian Chávez na programação

23 de dezembro de 2025
Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

23 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Marcia Niemeyer

MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

por Redação
20 de dezembro de 2025
0

Com projetos que transitam entre a cultura, a economia criativa, o marketing e novos negócios, a MNiemeyer Comunicação completa 20...

Rio Réveillon 2026

Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

Realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riotur e com apresentação do Ministério da Cultura e...

Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

por Redação
19 de dezembro de 2025
0

Equipe Sculpt A Sculpt, consultoria de marketing estratégico com sede no Rio Grande do Sul, participa pela primeira vez como...

Rose Tonizzo, fundadora da WeSelf

A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

A WeSelf chega oficialmente ao mercado brasileiro como uma multimarcas de moda feminina que nasce com propósito claro: unir tecnologia, curadoria e...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

WAP é a nova patrocinadora do Flamengo

por Redação
17 de dezembro de 2025
0

A WAP, referência nacional em soluções para o dia a dia, anuncia sua entrada oficial no universo do futebol como...

Últimas postagens

  • Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar
  • Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ
  • Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.