• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Inteligência artificial permite identificar futuros maus pagadores

Redação por Redação
25 de setembro de 2024
em Empresas / Negócios
0
Inteligência artificial permite identificar futuros maus pagadores

Foto de Emil Kalibradov na Unsplash

Share on FacebookShare on Twitter

Já imaginou se você pudesse apertar um botão no seu negócio e descobrir quais clientes são maus pagadores? Como isso poderia facilitar a sua operação, não é mesmo? Pois é, isso não é mais um sonho difícil de ser alcançado. A inteligência artificial vem para ajudar nisso.

E não se trata de ter uma bola de cristal, ler borra de café ou as linhas das mãos. É uma detecção objetiva e assertiva e que vai te ajudar a avaliar o banco de dados de clientes de forma precisa. 

Aqui neste artigo você vai entender como a Inteligência Artificial permite essa identificação.

A importância da avaliação de crédito

Se você tem uma empresa, você precisa pensar na segurança dela em todos os aspectos.

O funcionamento saudável de uma empresa que oferece crédito depende muito de seus clientes e da capacidade deles de cumprir com as suas obrigações financeiras. É aí que entra a Análise de Crédito.  

Abaixo estão os pontos-chave que destacam a importância dessa prática:

  • Menor risco financeiro

    • A análise de crédito é importante para que a empresa identifique os maus pagadores e saiba para quem pode emprestar dinheiro, vender a prazo e oferecer outros produtos de crédito com menor risco.
  • Aumento de capital

    • Um negócio economicamente saudável é um negócio que cresce. Então adotar a prática de análise de crédito ajuda a corporação a aumentar seu capital, impulsionando o crescimento econômico. 
  • Estabilidade do Sistema Financeiro

    • Parece um pouco extremo, mas é uma realidade. Em 2008, a ineficiência na análise de crédito do setor imobiliário causou uma crise que abalou o sistema financeiro no país. Então é uma forma de evitar transações arriscadas e contribuir com a saúde financeira do mercado. 
  • Determinação de Taxas de Juros:

    • As taxas e juros são formas de equilibrar os déficits financeiros que podem ser causados por um cliente de alto risco. Então a análise de crédito ajuda a calcular as taxas que seriam adequadas para um determinado cliente. 

Para descobrir e identificar futuros mal pagadores e evitar ou prever riscos, ferramentas como 1datapipe surgem como grandes aliadas. Na plataforma, empresas podem conferir pontuações geradas por inteligência artificial que traduzem se um indivíduo tende a ser um bom pagador ou não. 

O que é Inteligência Artificial?

O conceito de inteligência artificial como uma imitação da inteligência humana é bem antigo, datado da década de 20. Claro que na época a ideia não havia sido colocada em prática ainda, mas o conceito foi evoluindo e ganhou o nome em 1956, quando John McCarthy batizou a área de Inteligência Artificial. 

Hoje, a inteligência artificial é definida como a capacidade de uma máquina realizar tarefas complexas, inclusive para um ser humano.

Ela abrange tecnologias como:

  • Machine Learning – uma técnica que analisa dados e automatiza a criação de modelos de análise. Elas oferecem soluções para treinar máquinas através de dados, algoritmos e APIs, por exemplo.
  • Deep Learning – Se destaca em reconhecer e classificar padrões em um conjunto de dados. Um exemplo são chatbots que têm uma interação humanizada e eficiente, capaz de interpretar o que é digitado pelo usuário.
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN) – Como o próprio nome diz, essa tecnologia tem a intenção de se aproximar da linguagem humana. Um exemplo é o Chat GPT, que consegue entender, interpretar e gerar a linguagem humana.

Como a Inteligência artificial ajuda a identificar maus pagadores?

A Inteligência Artificial pega um volume gigante de informações que você precisa para avaliar seu futuro cliente em um lugar chamado Big Data.  Não estamos falando de um local físico e sim de um conglomerado de dados que reúne tudo o que você precisa para detectar os maus pagadores.

Mas veja só, você sozinho não consegue fazer essa avaliação. Não na velocidade que seria ideal, pelo menos. Então a inteligência artificial faz isso para você. De maneira simplificada, ela escaneia esses dados, verifica quais são relevantes ou não e detecta padrões em questão de minutos.

É quase como usar um microscópio que dá visibilidade a detalhes que seriam invisíveis a olho nú. Já ouviu falar em encontrar agulha em palheiro? Separar o joio do trigo? Pois é exatamente isso que a Inteligência Artificial vai fazer com seus clientes.

Principalmente com o auxílio do Deep Learning, as IAs têm usado os algoritmos para reconhecer o comportamento dos clientes de maneira data-driven. Assim, a empresa é capaz de tomar uma decisão que reduza os riscos de crédito.

Isso porque a IA é capaz de organizar e traduzir dados confusos, dando mais clareza às informações. O resultado? Uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Além disso, quando empregadas em outras áreas, as IAs também auxiliam na descoberta de gargalos e pontos fracos em seus processos, aumentando a eficiência operacional.

Tags: Inteligência Artificial
Postagem anterior

5 estudos que mostram que empresas devem investir em IA

Próximo Post

Guia de compras na Black Friday: o que comprar nessa época do ano?

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Guia de compras na Black Friday

Guia de compras na Black Friday: o que comprar nessa época do ano?

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

AlwaysON consolida atuação como hub de marketing estratégico e humano

por Redação
14 de novembro de 2025
0

Em um cenário em que dados, propósito e personalização definem o novo marketing, a AlwaysON vem se consolidando como um...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.