A Mikro Market, rede de franquias de mercados autônomos, acaba de inaugurar sua primeira unidade dentro de um shopping center no Rio de Janeiro, no Caxias Shopping, marcando um novo capítulo na trajetória da marca que já é referência em operações dentro de condomínios residenciais, empresariais, além de estar em metrô e outros centros.
De acordo com Raphael Pinho, sócio-fundador da Mikro Market, a iniciativa surge como resposta a uma necessidade latente do consumidor moderno. “Percebemos que o consumidor busca por conveniência, e locais de grande fluxo oferecem o perfil ideal para a instalação de um ponto, pois trabalhamos com um mix de produtos que podem ser consumidos em qualquer horário do dia. Entendemos que existe uma enorme demanda reprimida por conveniência e agilidade dentro dos shoppings, especialmente entre colaboradores, lojistas e clientes que querem uma opção de compra rápida e sem fila”.
A nova unidade mantém o modelo inteligente e flexível que caracteriza a Mikro Market, com funcionamento autônomo, com a presença de apenas um colaborador para organizar, ensinar os clientes e fiscalizar para não haver furtos. “Embora o formato da loja permaneça quase o mesmo, o mix de produtos é personalizado com base na demanda local. Se a unidade está posicionada próximo a áreas corporativas do shopping, o foco pode ser snacks rápidos, bebidas e refeições práticas. Já em áreas com grande fluxo de famílias ou lazer, ajustamos com opções de consumo compartilhado. Tudo isso é definido com base nos dados que estudamos antes da abertura e do comportamento de compra nas primeiras semanas de operação”, explica Pinho.
O investimento inicial para uma unidade em shopping varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, dependendo da infraestrutura do local. Apesar de o custo fixo ser um pouco mais elevado em comparação às lojas instaladas em condomínios, especialmente por conta da taxa condominial e exigências de padronização estética, o retorno tende a ser mais rápido.
“O fluxo de pessoas nos shoppings é significativamente maior, o que acelera o payback e torna esse investimento muito atrativo para o perfil certo de franqueado. As unidades em shopping tendem a ter um faturamento mensal até seis vezes maior do que a média das lojas em condomínios. Projetamos uma média entre R$ 80 mil a R$ 150 mil/mês, podendo superar esse número em datas de alto fluxo. É uma demanda recorrente e fiel, muito impulsionada por lojistas e funcionários”, ressalta o empresário.
Apesar das exigências específicas desse ambiente, como normas de layout, comunicação visual e alvarás, a Mikro Market já possui um modelo de implantação totalmente adaptado para atender às demandas técnicas e regulatórias dos centros comerciais. “Nossa equipe de arquitetura e jurídico se antecipa a isso com um modelo de implantação já pronto para atender os padrões exigidos por shoppings. Inclusive, isso é um diferencial competitivo nosso, temos um processo de abertura muito ágil, mesmo em ambientes com alto rigor técnico”, afirma.
Além da inauguração no Rio de Janeiro, a rede já tem mais três negociações avançadas para novas unidades em shopping centers nas cidades do Rio, Espírito Santo e Salvador. O objetivo da empresa é fechar 2025 com pelo menos cinco operações implantadas dentro de shoppings de grande porte. “Esperamos que 10% das nossas operações estejam em shoppings e galerias comerciais até o fim de 2026, com participação crescente nos anos seguintes. Com isso, projetamos um incremento de até 20% no faturamento total da rede até o fim de 2026, com 30 novas unidades nesse formato. Essas lojas possuem maior ticket médio e faturamento, o que torna essa vertical estratégica para o crescimento da Mikro Market”, conclui Raphael Pinho.
Mikro Market
A Mikro Market é a franquia de maior faturamento médio no segmento de mercado de conveniência autônomo. Uma operação pode ser instalada em condomínios residenciais e empresariais, até mesmo em universidades, hotéis, hospitais, metrô e shoppings, sempre em formato sem funcionários. Com um modelo de negócios criado pra gerar praticidade e segurança a Mikro Market, fundada em 2021 estreou no segmento do franchising no fim de 2023 e já conta com cerca de 300 unidades. O seu modelo de negócio conta com um investimento inicial de R$ 60 mil e faturamento médio mensal de R$ 25 mil.













