O consumo de produtos 100% naturais deixou de ser um tabu no Brasil e foi conquistando espaços no debate público até se estabelecer como uma alternativa consolidada para a adoção de um novo estilo de vida saudável. E se cada vez mais pessoas se informam sobre o assunto e se tornam adeptas do modelo, parte importante do crédito deve ser dado a entidades que apostaram no gênero com otimismo e pioneirismo em meio aos obstáculos.

Este é o caso da Orgânico Natural, uma marca com mais de 14 anos de atuação, responsável por levar aos seus consumidores o que há de mais moderno e sustentável no setor dos cosméticos aos brasileiros. Atualmente entre as mais bem-sucedidas do mercado de higiene pessoal, a sua trajetória teve início graças à expertise do seu fundador que, ao combinar a sua paixão pelo segmento com seu lado empreendedor, soube explorar a tendência que ainda dava os seus primeiros passos no país.
O primeiro lançamento da empresa, em 2011, foi o creme dental e enxaguatório bucal naturais de maneira pioneira. Desde então, o catálogo foi expandido para atender novas demandas do público: “Nosso portfólio também inclui produtos de cuidados pessoais como sabonetes, shampoos e condicionadores, todos desenvolvidos com ingredientes naturais de alta qualidade e livres de substâncias químicas agressivas”, explica o representante Natalia Andrello.
A marca acredita que o nível elevado dos componentes é o seu principal diferencial em relação às suas concorrentes do setor, pois, ao contar com uma fábrica própria, ela tem uma maior agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de suas formulações tidas como inovadoras. E para manter o patamar dos artigos encontrados fora do Brasil, a Orgânico Natural se vê na obrigação de recorrer a fornecedores estrangeiros, uma vez que essas matérias-primas não são amplamente comercializadas em escala nacional.
“Hoje, embora o cenário tenha melhorado muito e existam mais opções de insumos naturais por aqui, ainda enfrentamos certa dificuldade”, conta Andrello, que vê os Estados Unidos e a Europa como modelos a serem seguidos e comemora a evolução do segmento entre os brasileiros: “Isso nos deu uma grande oportunidade de educar o consumidor e mostrar os benefícios desses produtos. Ao olhar para trás, vemos o quanto o mercado cresceu e como contribuímos para essa mudança de mentalidade”.
De forma a aumentar a sua conexão com os clientes e reforçar o compromisso com a qualidade e a transparência — a partir da rotulação cuidadosa sobre os ingredientes —, a Orgânico Natural renovou a sua identidade e deve incluir em seu calendário de 2025 lançamentos audaciosos para o setor. Sempre com o cliente como prioridade, a meta para este ano é, além de ampliar a comunicação e catálogos, proporcionar uma “experiência ainda mais autêntica e personalizada” como reflexo dos seus valores que promovem o bem-estar e a sustentabilidade.
Orgânico Natural
A Orgânico Natural é uma empresa do setor de cosméticos e higiene pessoal com um catálogo inteiramente voltado para produtos sustentáveis e livres de substâncias químicas agressivas. Fundada em 2011, ela é uma das pioneiras do segmento no Brasil, surgida da paixão do seu idealizador por artigos que não agridem o meio ambiente e atua com fábrica própria a fim de uma maior agilidade na produção e flexibilidade nas formulações. Seu portfólio conta com cremes dentais, enxaguatórios bucais, sabonetes, shampoos, condicionadores, loção hidratante, sabonete líquido, óleos vegetais e séruns, todos formulados com componentes naturais, pensados na experiência mais autêntica e completa do consumidor.