A Feira Rio Artes, anteriormente conhecida como “Feira Rio Artes Manuais”, passou por um reposicionamento. Antes focada exclusivamente no artesanato, o evento expandiu sua proposta e, desde o ano passado, passou a contemplar diversas áreas da economia criativa, incluindo empreendedorismo, entretenimento cultural, decoração, moda, gastronomia e saúde. A Rio Artes acontece entre os dias 9 e 13 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova (Centro, RJ), se consolidando como o principal evento de capacitação e negócios do setor de economia criativa do Rio de Janeiro.
Com a expectativa de atrair aproximadamente 30 mil visitantes ao longo de cinco dias, a Feira Rio Artes 2025 reunirá renomados expositores do setor, como Tintas Acrilex, Linhas Círculo e Pincéis Condor. A programação do evento será marcada por uma diversidade de atividades, incluindo oficinas de gastronomia promovidas pelo Senac RJ, atrações musicais organizadas pelo Sesc RJ, palestras de empreendedorismo do Clube Brasil Empreendedor e atendimentos especializados para artesãos e produtores da economia criativa, realizados pelo Sebrae RJ. Entre os destaques, a feira irá promover palestras sobre tendências de moda, oferecidas pelo Senai Cetiqt e o Polo da Beleza, um espaço dedicado a cursos de estética e cuidados pessoais. Pensando em um público diversificado, a Rio Artes também oferecerá cursos voltados para jovens a partir de 8 anos, reafirmando seu compromisso com a capacitação e a geração de oportunidades para novos talentos.
Rio: polo da economia criativa
O impacto da economia criativa no Brasil vem crescendo de forma significativa, representando atualmente 3,1% do PIB nacional. A previsão é que o setor gere um milhão de novos empregos até 2030, elevando o atual contingente de 7,4 milhões de trabalhadores para 8,4 milhões.
“O Rio de Janeiro é o estado com o maior índice de participação na Economia Criativa no Brasil, destacando seu potencial para impulsionar o crescimento de profissionais desse setor, cada vez mais em busca de capacitação. A Feira Rio Artes desempenha um papel fundamental nesse crescimento ao promover capacitação, conexões de negócios e a valorização do artesanato e de outras atividades criativas. No Brasil, são mais de 130 mil empresas ligadas à cultura e às indústrias criativas, e eventos como a Feira Rio Artes são essenciais para impulsionar esses segmentos”, afirma Roberto Santos, organizador do evento.
A economia criativa também se destaca pela qualificação de seus profissionais. Em média, esses trabalhadores possuem 1,8 ano de estudo a mais que os de outros setores e recebem salários 50% maiores. Em 2024, a oferta de empregos na economia criativa cresceu 4%, o dobro dos 2% registrados na economia geral. “A realização do evento no Rio de Janeiro reflete a importância de promover eventos que incentivem essa expansão e fortaleçam o setor criativo da cidade e do estado”, explica Roberto.
Parceria com prefeituras
Outro destaque desta edição será a expressiva participação de diversas prefeituras do estado do Rio de Janeiro, incluindo Angra dos Reis, Maricá, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, Niterói, Saquarema, Duque de Caxias e outras cidades do interior. Além de exibir produtos e valorizar os artesãos locais, as prefeituras oferecerão oficinas técnicas em áreas como artesanato e costura, promovendo aprendizado e qualificação em diferentes segmentos.
Uma grande novidade deste ano é a exposição dos trabalhos de mulheres moradoras de Manguinhos, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que participaram do projeto Mulher Empreendedora do Carnaval 2025, uma iniciativa que oferece oficinas de adereços de carnaval promovendo capacitação e geração de renda extra.
De acordo com Roberto Santos, “o nosso objetivo é fortalecer a economia criativa e contribuir para o crescimento do setor e do estado do Rio de Janeiro. Este ano, reforçamos nosso reposicionamento como um evento nacional que abrange diversas vertentes da economia criativa, proporcionando capacitação, networking e oportunidades de negócios. ”
Nos dias 10, 11 e 12 de abril, a partir das 18h, o Sesc promete animar as noites com o Projeto Palco Sesc, trazendo apresentações de música popular brasileira no Palco das Artes. Na área gastronômica, o evento contará com a parceria do Senac, responsável por promover oficinas de gastronomia, além de oferecer um polo gastronômico repleto de opções variadas para agradar todos os paladares.
Serviço:
Data: 09 a 13 de abril de 2025
Horário: Dias 09 a 12 – das 10h às 20h
Dia 13 – de 10h as 17h
Local: Centro de Convenções Expomag (Rua Beatriz Larragoitti Lucas-Cidade Nova-Centro)
Ingresso e mais informações: R$15,00 (meia entrada) R$30,00 (inteira) Link
Pontos de venda: Lojas Caçula em Caxias, Centro (Buenos Aires), Madureira, São Cristóvão Barra da Tijuca, Niteroi, Bangu e Rio das Ostras e Cabo Frio