• Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

SAHIC 2025: 19ª edição tem início hoje (24/3), no Rio de Janeiro, reunindo líderes hoteleiros da América Latina e Caribe

Além de empresários e executivos do setor e de entidades de classe, abertura contou com a presença de autoridades locais e governamentais

Redação por Redação
24 de março de 2025
em Empresas / Negócios
0
SAHIC 2025

Foto: Comunicação//SAHIC

Share on FacebookShare on Twitter

Teve início na manhã de hoje (24), a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean, encontro que reúne os principais players da indústria hoteleira, governos e investidores da região da América Latina e Caribe.

Contando com a participação de mais de 70 palestras e uma área de exposições, além de ações da ativação e iniciativas de experiência de marcas, o evento segue até amanhã (25), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Ao longo de quase 20 anos, essa é a segunda vez do SAHIC no Brasil, contando com os principais nomes da indústria, entre os quais estão, Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).

Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group, abriu o evento falando sobre a importância da volta ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria hoteleira – a tecnologia, inclusive, permitiu que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor), mandassem mensagens ao público conectando presente e passado por meio de um holograma. “Tal como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é feita por muitos personagens. E, claro, sabemos que todos os grupos têm suas histórias, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para uma caminhada rumo ao futuro”, disse.

Entre as autoridades, participaram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino. “É uma honra receber este evento no Rio de Janeiro. Nos próximo dois dias, o setor vai discutir a indústria de forma estratégica. Inclusive porque, depois da pandemia, descobrimos que não havia mais tempo a perder e o turismo cresceu. Estamos de braços abertos e olhos atentos para a indústria”, disse Eduardo Paes.

O crescimento da indústria também foi tema das falas de Gustavo Tutuca e de Carlos Henrique Menezes Sobral. De um lado, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está voltando aos patamares de 2024, que registrou crescimento histórico graças, entre outros, aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas. “Foram mais de 1,5 milhão de turistas no ano passado e hoje há carência de hotéis no Estado”, disse. A performance nacional também foi destaque, com as mais de 90 milhões de viagens nacionais ocorridas em 2024: “invistam no turismo; invistam no Brasil”, disse o secretário Carlos Menezes, representando o Ministro Celso Sabino.

Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group | Foto: Comunicação/SAHIC
Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group | Foto: Comunicação/SAHIC

Empresários debatem o setor

Bojan Kumer, Regional VP, Hotel Developement, Caribbean and Latin America da Marriot International; Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor; Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels; e Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles. Estes foram os empresários que debateram passado, presente de futuro da indústria.

Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor, abriu a agenda, falando sobre a estratégia da companhia desde 1975, ano de sua chegada no Brasil. “A Accor fez sua rodada de desenvolvimento a partir de ondas. Primeiro, investimos em hotéis. Depois, mostrando que o negócio é rentável, começamos a administrar. E agora, na terceira onda, estamos trabalhando sob o modelo de franquias”, disse.

Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil que, ao lado do México e Caribe, integra o ranking dos principais mercados da América Latina. “Embora estejamos crescendo em outros mercados, o Brasil segue estratégico – somente em 2024 foram assinados 45 contratos que, juntos, somam 9,3 mil quartos”, destacou.

A importância do Brasil também foi destaque para os executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hoteles.

Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels, falou que, embora a empresa seja detentora de quatro hotéis, a base está preparada: “estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente a partir de nossa marca Hyatt Select, focada na conversão de hotéis midscale”, disse.

Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels, reforçou o interesse e desafio de crescer no mercado brasileiro. “Estamos ampliando nossos investimentos em estrutura e time para ampliar nossa presença. Também estamos fazendo adaptações de ordem administrativa como parte de nossa estratégia para atingir o objetivo de crescimento”, destacou referindo-se, entre outros, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e língua portuguesa), bem como remuneração em Reais. Já Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles, destacou os pilares de diferenciação da companhia: “nós somos multimarcas, temos escala e muita vontade de crescer ainda mais”, destacou.

O SAHIC segue até amanhã (25), com agendas de palestras, painéis e debates simultâneos. O evento no Brasil soma pool de marcas patrocinadoras e apoiadoras. Host Patron: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e TurisRio; Premier Host: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Invest Rio e RioTur; Accor, HotelInvest, CityExpress by Marriott, BWH Hotels, MARAEY, Hyatt, Peru, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hoteles, Equador, CBRE Hospitality, JLL, Lighthouse, STR, Horwath HTL, QUBICAAMF, EDSA, Ministério do Turismo Brasil, IDB Invest, IFC – Corporación Financiera Internacional, CAF, ADIT Brasil, SHP, CANATUR, ABIH-RJ e CC.

Tags: DestaqueSAHIC
Postagem anterior

Startup brasileira lança serviços de limpeza, pintura e dedetização com drone

Próximo Post

Fortalecendo Mulheres Empreendedoras: O Impacto do Elas & Negócios

Redação

Redação

Relacionado Posts

Empresas / Negócios

Pagsmile anuncia aquisição estratégica da A55 SCD e amplia portfólio de serviços

por Redação
4 de março de 2026
Empresas / Negócios

To All Games e representantes do setor hoteleiro firmam acordo para levar entretenimento regulado a hotéis

por Redação
4 de março de 2026
Vigor expande portfólio de queijos e lança parmesão em formato cilindro
Empresas / Negócios

Vigor expande portfólio de queijos e lança parmesão em formato cilindro

por Redação
3 de março de 2026
HUNTER DOUGLAS Cortina Duette_Profissional FPRStudio - Foto MCA Estúdio
Empresas / Negócios

DW! Semana de Design de São Paulo celebra 15 edições com o tema “Legado Criativo”, transforma São Paulo no maior território do design da América Latina e realiza grande evento de design circular e moda

por Redação
3 de março de 2026
Empresas / Negócios

Onbus participa do Desafio COR e contribui para debate sobre mobilidade em cenários climáticos extremos

por Redação
3 de março de 2026
Próximo Post
Evento Elas e Negócios

Fortalecendo Mulheres Empreendedoras: O Impacto do Elas & Negócios

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Março em Flor: Vozes que Tecem Futuro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo da Ideia (NDI) atua na maior feira de turismo de Portugal, a BTL 2026

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 5 melhores marcas de trigo para pizzarias

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Nexxera reforça conexão com o mercado na Porsche Cup Brasil e celebra presença no pódio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Sandra Duailibe homenageia Nana Caymmi no show “Resposta ao Tempo” no Teatro Brigitte Blair

Sandra Duailibe homenageia Nana Caymmi no show “Resposta ao Tempo” no Teatro Brigitte Blair

4 de março de 2026

Pagsmile anuncia aquisição estratégica da A55 SCD e amplia portfólio de serviços

4 de março de 2026

To All Games e representantes do setor hoteleiro firmam acordo para levar entretenimento regulado a hotéis

4 de março de 2026
Café Cultura

Páscoa com sabor de afeto: Café Cultura celebra o brigadeiro, o doce mais querido do Brasil

4 de março de 2026
Oggi Pizza Napoletana - Barra da Tijuca - Shopping Metropolitano

Oggi Pizza Napoletana chega à Barra da Tijuca e a Niterói

4 de março de 2026

Mais lidas no mês

Março em Flor: Vozes que Tecem Futuro

por Graça Duarte
26 de fevereiro de 2026
0

Março chega como uma estação de promessas e memórias, e ao celebrarmos o Mês das Mulheres somos convidados a ouvir...

Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

por Redação
23 de janeiro de 2026
0

O mercado de marketing digital no Brasil atravessa um momento de maturidade e consolidação.  Com R$ 37,9 bilhões investidos em...

Núcleo da Ideia (NDI) atua na maior feira de turismo de Portugal, a BTL 2026

Núcleo da Ideia (NDI) atua na maior feira de turismo de Portugal, a BTL 2026

por Redação
26 de fevereiro de 2026
0

O Brasil vive um momento de alta no cenário internacional - da música à moda, da cultura pop ao turismo....

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

por Redação
18 de novembro de 2025
0

Quem trabalha com pizza sabe que o forno, o molho e a cobertura fazem diferença, mas tudo começa na farinha...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve

PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve

por Redação
24 de fevereiro de 2026
0

Poucas peças traduzem tão bem o espírito do verão quanto o chinelo de dedo, um verdadeiro queridinho que deixou de...

Últimas postagens

  • Sandra Duailibe homenageia Nana Caymmi no show “Resposta ao Tempo” no Teatro Brigitte Blair
  • Pagsmile anuncia aquisição estratégica da A55 SCD e amplia portfólio de serviços
  • To All Games e representantes do setor hoteleiro firmam acordo para levar entretenimento regulado a hotéis

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.